A autoestima é uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz, em certa medida, com base em emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento sobre si mesma.
A autoestima, ou o valor que atribuem um ao outro para si, é fundamental para o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa, pois a auto aceitação se reflete em todos os aspectos da vida.
A partir do momento em que nascemos, a nossa vida cria as condições para sermos valorizados. Só somos tratados e cuidados quando somos obedientes, quando nos sentamos eretos, quando comemos à vontade, quando estudamos, quando trabalhamos, quando temos sucesso pessoal e profissional.
Um ponto fundamental para melhorar a autoestima é a maquiagem, se você ainda não sabe se maquiar, existem Curso de Maquiagem Online para ajudar a aprender.
Vamos lá?
O que é autoestima?
Do ponto de vista psicanalítico, a autoestima está diretamente relacionada ao desenvolvimento do self. Sigmund Freud usa a palavra alemã auto sentimento e especifica dois significados: autoconfiança (auto sentimento) e a experiência do próprio valor em relação a um sistema de ideais (autoestima). Esse sentimento de autoestima que Freud descreve é a autoestima.
A auto percepção, baseada em nossas ações e pensamentos, cria sentimentos de inferioridade ou superioridade, autocrítica, autocensura, narcisismo ou egoísmo. Todas essas propriedades podem influenciar diretamente em nossas experiências, no nosso bem-estar e na nossa qualidade de vida.
E como aumentar minha autoestima?
Concentrar-se em si mesmo nem sempre é fácil. Temos inúmeras tarefas e coisas em que pensar constantemente e, às vezes, nossa saúde e bem-estar podem ficar para trás. Algumas pessoas podem passar por momentos difíceis e ficar um pouco perdidas em como podem chegar a esse amor incondicional por si mesmas, mesmo que queiram trabalhar nisso.
A verdade é que não existem atalhos nem respostas rápidas, mas sim trabalho diário, mas muito, muito gratificante! – mudar pensamentos e atitudes, compreender e respeitar uns aos outros.
Somos todos diferentes e saber quais são as suas preferências, o que te faz bem e o que te faz sentir melhor é o primeiro passo. Onde você iria? Quem são as pessoas que te fazem rir e te motivam? Que hobbies o deixam leve e feliz?
Estas são algumas perguntas a fazer, ponderar com atenção e depois colocar em prática no dia a dia.
O autoconhecimento é tão maravilhoso e é tão incrível o quanto podemos realizar quando percebemos o que nos faz verdadeiramente felizes e caminhamos nessa direção.
Como melhorar a autoestima?
Pessoas com alta autoestima tendem a ser mais fortes e suportar situações adversas porque acreditam mais em seu próprio potencial de pensamento e ação. Mas como você pratica uma boa autoestima? Aqui estão 10 configurações que podem ajudá-lo.
1. Eliminar a culpa
Um dos principais motivos da baixa autoestima é o constante sentimento de culpa. Quer seja porque não fizemos ou não fizemos algo, é muito comum que nos agarramos ao sentimento de que somos os culpados pela vida que levamos.
No entanto, tente se livrar desse sentimento aceitando cada vez mais a facilidade de sermos seres livres e que, se nos machucamos a nós mesmos ou aos outros, haverá uma oportunidade de mudança a cada segundo.
2. Jamais se compare com os outros
O mundo que nós vivemos se baseia na competitividade. Isso nos leva a crer que nosso próprio sucesso pessoal ou profissional só será alcançado se superarmos o dos outros. Ponha todas as comparações de lado.
Deste modo, cada ser é tão único, complexo, cheio de experiência, dor e felicidade. A alegria de um não é igual à do outro, e também o sofrimento. Quando se trata da vida, não há comparação: faça o que é bom para você.
3. Não generalize suas experiências
Não é porque você cometeu um determinado erro no passado que o fará de novo agora. Os conceitos que eles criaram para nós ou que nós mesmos criamos não podem nos aprisionar. Então, poder se mover a todo momento e visualizar as diferentes situações dessa forma ajuda a tornar esse movimento mais natural, mais leve.
4. Confie em si mesmo
Jamais espere que os outros o motivam a agir. Isso quer dizer, encontre sempre em você a força para confiar nos seus movimentos e levar a vida para onde quiser. Portanto, é muito mais fácil atingir seus objetivos quando sua mente está pronta para acreditar no seu sucesso.
Jamais espere que os outros lhe deem a determinada motivação para agir. Ou seja, encontre em você a força para confiar nos seus movimentos e levar a vida para onde quiser. Portanto, é muito mais fácil atingir seus objetivos quando sua mente está pronta para acreditar no seu sucesso.
5. Tenha mais compaixão pelos seus erros
Não foi desta vez? Não deixe que um erro seja desanimador. Portanto, se você pode perdoar os outros, também precisa ser capaz de perdoar a si mesmo. Desenvolver uma visão compassiva de suas atitudes o fará viver melhor.
6. Compreendendo o que funciona para você
O que o faz se sentir mais confiante ao se exercitar? Aprenda algo novo? Você realiza atividades para as quais já possui um domínio? Você tem um contato mais próximo com a comunidade? Pratica a solidariedade? Portanto, descubra o que funciona para sua situação e volte a ela sempre que sentir que sua autoestima está diminuindo.
7. Seja Honesto Consigo Mesmo
Assim como mentir para os outros é prejudicial, mentir para nós mesmos faz com que caiamos em situações dolorosas. Portanto, seja honesto sobre suas dificuldades e estruturas.
Portanto, acolha as suas fraquezas e as suas forças, cultivando o equilíbrio da sua mente em relação a cada uma delas, sem ceder ao narcisismo e sem se deixar abalar pela autocrítica excessiva.
8. Comece a agradecer
Ser grato tem o poder de cultivar experiências melhores. Quando percebemos tudo de bom ao nosso redor, especialmente o bem que está dentro de nós e nas ações que fazemos no mundo, ficamos mais felizes e somos capazes de nos impulsionar para melhores atitudes.
9. Comemore suas vitórias
Certamente, sua vida não foi feita apenas de erros. O simples fato de ele existir e estar vivo é uma vitória a ser celebrada. Faça com que cada novo marco alcançado seja um impulso positivo e feliz que o conduza ao seu equilíbrio físico e mental.
10. Viver o presente
O ato mais importante para aumentar a autoestima é viver o presente. Não importa o que foi feito ou o que irá acontecer, o que você pode fazer agora para se tornar mais confiante e se alegrar com seu próprio ser? Viver sempre dentro do presente é o melhor para si mesmo.
Algo que pode aumentar a sua autoestima é a maquiagem, por isso, o curso de maquiagem está em alta, para ajudar a aumentar sua autoestima com muitas dicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.