Por que o Google remove conteúdos de seu índice ou resultado de pesquisa? O Google opta por excluir algumas páginas da web porque nem toda otimização é boa, e alguns conteúdos simplesmente não fornecem uma boa resposta para os pesquisadores, evitando uma boa indexação.
Você pode publicar acidentalmente páginas de spam em busca de SEO ou tentando enganar o algoritmo do Google.
Estratégias de indexação
Certas técnicas de SEO podem remover seu site da pesquisa do Google. Aqui estão 15 estratégias de indexação para que você possa se classificar nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs) e indexar seu conteúdo.
1. Bloqueio de rastreamento
Se houver um bloqueio de rastreamento em seu arquivo robots.txt, você acabará removendo o seu URL das páginas de resultados de pesquisa do Google.
“A página não pode ser rastreada ou exibida devido ao robots.txt” essa é uma mensagem de erro padrão que aparece quando suas páginas da web não são rastreáveis.
Se você não deseja que a página seja bloqueada, atualize seu arquivo robots.txt para que os rastreadores do Google possam fazer a indexação como página.
2. Páginas com spam
Se você criar páginas suspeitas para enganar os usuários e mecanismos de pesquisa ou deixar sua seção de comentários desprotegida contra spam gerado pelo usuário, você corre o risco de remover seu URL dos resultados de pesquisa do Google.
Por isso, atenção não apenas com os conteúdos gerados por você, mas também por terceiros, como usuários, evitando a indexação.
3. Palavras-chave
O enchimento de palavras-chave refere-se ao posicionamento irrelevante e excessivo de uma palavra-chave específica em todo o conteúdo, evitando a indexação.
Embora o excesso de palavras-chave possa parecer uma maneira fácil de aumentar sua classificação, você também corre o risco de o Google remover seu site dos resultados de pesquisa, se o seu conteúdo for sobre tratamentos alérgicos no RJ, você não precisa repetir essa palavra-chave ao longo do conteúdo diversas vezes.
Mencione suas palavras-chave naturalmente em lugares como o URL da sua página, título da postagem, metadados, introdução, subtítulos, conclusão e pouco dentro do corpo.
No geral, cada canal de palavra-chave deve ter um contexto relevante.
4. Conteúdo duplicado
O Google não tolera conteúdo duplicado ou como conhecido conteúdo plagiado, quer você copie o conteúdo de outros sites ou reutilize o conteúdo de suas páginas da web.
Portanto, não adianta copiar o conteúdo de um tratamento para tireoide para colocar em seu blog, o Google remove conteúdo plagiado dos SERPs.
Para evitar isso, crie conteúdo exclusivo e relevante de acordo com as regras do Google.
5. Conteúdo gerado automaticamente impacta a indexação
Os sites criadores de artigo podem ser tentadores como uma solução rápida. No entanto, o uso de ferramentas que geram conteúdo automaticamente podem fazer com que seu conteúdo seja removido dos resultados da pesquisa.
O Google remove o conteúdo gerado automaticamente porque concentra-se na substituição de palavras-chave por sinônimo, agrega pouco ou nenhum valor para os leitores, além de conter diversos erros e não possuir um contexto.
6. Cloaking impacta a indexação
Cloaking é uma violação das regras do Google. Isso fará com que seu site seja removido das pesquisas do Google.
No cloaking, a entrega de conteúdo depende de quem é o agente do usuário. Por exemplo, uma página da web pode exibir texto para um robô de mecanismo de pesquisa e imagens para um usuário humano.
Em outras palavras, os visitantes de um site podem ver imagens, ou até mesmo conteúdo malicioso, enquanto mecanismos de pesquisa como Google verão conteúdo otimizado para pesquisa.
7. Redirecionamentos impactam a indexação
O Google penaliza redirecionamentos sorrateiros, pois exibe conteúdo diferente para usuários humanos do que o que foi encaminhado para mecanismos de pesquisa de forma semelhante ao cloaking.
Você corre o risco de remover o seu URL do Google se o seu redirecionamento for um movimento de manipulação, impedindo a indexação.
8. Link Building
O Link Building é um conjunto de estratégias de SEO que visa estabelecer uma rede de links para páginas do site, aumentando o tráfego e fortalecendo sua autoridade nos mecanismos de busca.
Esses links podem ser externos ou internos. Mas quando se trata de link building, as pessoas geralmente pensam em links externos, aqueles links obtidos de outros sites, também conhecidos como backlinks ou links de entrada.
9. Qualidade do conteúdo à indexação
A criação de conteúdo de baixa qualidade pode fazer com que seu conteúdo seja removido da Pesquisa Google mais rápido do que você pensa.
Você não deve postar conteúdo irrelevante, sem sentido ou plagiado de outras páginas como um blog de um escritório jurídico em SP, para classificação de palavras-chave ou para fins de consistência.
Reserve um tempo para escrever postagens originais e de alta qualidade, que fidelize seu público.
10. Texto ou links ocultos
Evite o uso de texto ou links ocultos para aumentar sua classificação, como colocar um link quase invisível de um neurocirurgião no RJ. Isso viola as regras do Google e pode levar à remoção do seu URL do Google.
O Google remove conteúdo contendo texto ou links que não são visíveis.
13. Postagem de Convidados
A postagem dos convidados é um bom hábito de SEO, quando bem feita.
Por outro lado, se você não definir diretrizes rígidas e estiver publicando posts de visitantes de baixa qualidade com links para blogs de spam, o Google pode desindexar e remover seu site da pesquisa.
14. Marcação de dados estruturados com spam
As diretrizes de dados estruturados do Google afirmam que você deve evitar marcações enganosas ou com spam para evitar penalidades.
O Google determina se um URL aparecerá nos resultados de pesquisa e rich snippets usando marcação de dados.
Se encontrar conteúdo irrelevante, manipulador, oculto ou perigoso em seu site, o Google pode remover esse conteúdo de seu índice.
15. Remover URL
Para remover URLs dos resultados de pesquisa do Google, você pode excluir do mapa de site as páginas da web que não deseja indexar pelo Google.
Você ainda deve bloquear a página usando o robots.txt se realmente não quiser que o Google a encontre e indexe.
Além disso, você pode verificar sua conta do Google Search Console para ver o desempenho do seu sitemap.
Considerações finais
Agora você já sabe como indexar suas páginas no Google!
Basta seguir cada passo com calma para garantir que todo o trabalho realizado na criação do site seja recompensado, e que o maior número de pessoas possível consiga encontrar seu conteúdo e tirar proveito dele.
Texto escrito por Monique Horrana da KOP animado.