Independentemente do tipo de equipamento que você usa, sua máquina industrial significa tudo para a produção de sua instalação. Para alcançar os resultados desejados, você precisa que este equipamento opere com eficiência máxima.
Afinal, mesmo um problema de reparo aparentemente menor pode resultar em horas perdidas de produtividade que reduzem a lucratividade de suas instalações.
Por isso, poucas tarefas são mais importantes do que a manutenção de máquinas industriais.
Ao tomar medidas para manter adequadamente seu equipamento, você pode evitar muitos dos problemas de desempenho associados a reparos inesperados ou perda de eficiência, o que, por sua vez, ajudará você a economizar dinheiro em custos de reparo e substituição e manter um ambiente de trabalho seguro.
Mas quais práticas de manutenção de máquinas industriais terão maior impacto em suas instalações? As dicas a seguir podem fazer toda a diferença:
1. Mantenha um cronograma de manutenção
Todo operador de instalação sabe que deve inspecionar visualmente os equipamentos e executar testes de máquinas regularmente – mas você se lembra da última vez que realizou uma inspeção desse tipo? Caso contrário, seu maquinário pode estar à beira de um colapso sem que você saiba.
Por isso, você deve manter registros detalhados de todas as manutenções realizadas em suas máquinas industriais. Siga as diretrizes listadas no manual do operador e certifique-se de que todas as observações e reparos sejam registrados com precisão após cada inspeção.
Tome especial cuidado para verificar se há parafusos soltos, correias empenadas e outros sinais de desgaste que às vezes são ignorados durante inspeções menos completas. Busque sempre por apreciação de riscos nr12 e mantenha suas máquinas sempre funcionando.
Ao não ficar para trás nas necessidades de manutenção de suas máquinas industriais e manter registros precisos, você pode cuidar dos reparos necessários antes que eles saiam do controle, aumentando significativamente a vida útil do seu equipamento.
2. Invista no treinamento do operador
O treinamento do operador pode não parecer uma tarefa relacionada à manutenção, mas pode ter um impacto direto na sua capacidade de manter suas máquinas industriais em boas condições de trabalho.
Afinal, cada equipamento vem com instruções de operação específicas para orientar seu uso. Com o tempo, os fabricantes podem atualizar suas recomendações, ou alterações no seu ambiente de trabalho podem exigir alterações no uso da máquina.
3. Limpeza
Permitir que sujeira e outros contaminantes se acumulem em uma máquina industrial pode reduzir significativamente suas capacidades de desempenho.
Quando combinado com a exposição à umidade e outros riscos ambientais, isso também pode contribuir para corrosão, ferrugem e outros problemas sérios de reparo.
Embora seja lógico que as máquinas industriais devam ser armazenadas em um ambiente protegido, você também deve se esforçar para manter a área circundante livre de qualquer coisa que possa interferir no desempenho da máquina.
Faça da limpeza uma parte de suas inspeções de manutenção também. Esta simples adição à sua rotina de manutenção pode melhorar a eficiência do seu equipamento e evitar a contaminação de componentes essenciais.
4. Aplique Lubrificante
Para máquinas com várias partes móveis, a aplicação regular e o teste de lubrificante são essenciais para uma manutenção de longo prazo.
Você deve sempre seguir as recomendações do fabricante ao aplicar lubrificante em uma máquina industrial, pois componentes diferentes podem exigir que você use um tipo diferente de óleo.
Para monitorar a condição do lubrificante de sua máquina, fique atento aos sinais de alerta, como vazamentos nos retentores de óleo ou acúmulo de graxa. Verificar o óleo quanto a contaminantes também ajudará você a saber quando uma peça está começando a quebrar.
Ao usar lubrificante para manter as peças móveis e identificar quando certos componentes precisam ser substituídos, você pode cuidar de pequenos reparos antes que eles se transformem em um problema mais sério.