Independentemente da área, todas as empresas precisam tomar alguns cuidados para que seus funcionários não se envolvam em acidentes ou corram riscos desnecessários. A área que cuida dessas medidas é a gestão de segurança do trabalho, e é totalmente essencial tanto para profissões de risco quanto para profissões, aparentemente, seguras.
Mais que equipamentos, a segurança do trabalho envolve muitos fatores
Quando se pensa em gestão de segurança no trabalho, pensa-se, geralmente, em cabos de aço, capacetes, protetores, coletes luminescentes e grandes alturas. Isso tudo envolve fatores da segurança no trabalho, porém, um ambiente seguro não se resume apenas a isso.
Todas as profissões têm um risco, não importa qual. O que acontece é que, geralmente, algumas profissões possuem riscos maiores do que outras – principalmente, em se tratando da integridade física. Se pararmos para analisar a profissão de limpadores de vidro, com alguma que tenha um escritório como ambiente de trabalho, fica claro que o risco direto à vida de um limpador de janelas de edifícios é maior. Porém, uma pessoa que trabalha sentada o dia todo, em frente a um computador, corre riscos de desenvolver problemas de saúde devido à atividade repetitiva. E a chance de desenvolver tais problemas só aumenta quando o profissional não toma as precauções adequadas, como uma boa postura, por exemplo. Exatamente por esses riscos desconhecidos, ou pouco explícitos, que um projeto de consultoria em segurança do trabalho deve ser feito.
Nem sempre sabemos, ou temos ideia, de quais riscos existem em nosso ambiente de trabalho e, muitas vezes, ainda que saibamos, não temos conhecimento de como os controlar e evitá-los. Então é necessário que um profissional capacitado a oferecer assessoria em segurança do trabalho, esteja responsável por esclarecer sobre os riscos e informar sobre as devidas providências a serem tomadas a fim de evitá-los. Nem sempre as empresas têm que contratar um funcionário específico para a consultoria segurança do trabalho, muitas optam por contratar os serviços de outras empresas especializadas.
Vários acidentes e riscos podem ser evitados
Sabendo um pouco mais sobre segurança no trabalho e sua importância, vamos conferir, agora, uma lista de 5 ações para tornar seu ambiente mais seguro:
1. Ações da engenharia ocupacional
São ações tomadas a partir da observação e avaliação dos riscos presentes em um ambiente, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Após a detecção dos riscos presentes em um ambiente, o profissional trabalha em medidas para conter e diminuir tais riscos. Essa medida trabalha com objetos, mais que com orientações. E se utiliza muito de protetores, marcações, reforços, e outros artifícios que podem controlar as ameaças.
Um exemplo desse tipo de ação, é a colocação de protetores em equipamentos perigosos. Por exemplo, caso em uma empresa, exista uma máquina com partes muito quentes – faz parte desse tipo de ação avaliar isso e colocar um protetor na máquina. Vale lembrar que, além de importante, essas medidas são obrigatórias, em muitos casos, e sua ausência, no pior dos casos, pode resultar em processos legais por negligência.
2. Ações comportamentais
Engloba todas as medidas tomadas para incentivar e conscientizar os funcionários. Uma medida comportamental muito usada: as palestras. Uma palestra sobre segurança no trabalho pode ser uma boa ferramenta para que os funcionários estejam conscientes de sua parte na segurança do local. Aí entram fatores como organização e profissionalismo, já que, muitas vezes, um ambiente desorganizado, com barulho e movimento excessivo, pode acarretar em acidentes e riscos desnecessários, principalmente em trabalhos com maquinários perigosos.
3. Ações de saúde
É muito importante que se tenha uma assistência e acompanhamento médico aliados a outros meios de segurança. Essa assistência pode se basear em exames de rotina para garantir a boa saúde, por exemplo. Muitas empresas, onde se tem uma tensão grande sobre os funcionários, contratam massagistas e quiropratas, para atender aos funcionários, e melhorar seus rendimentos. Também é muito comum empresas adotarem horários para práticas de alongamento e exercícios que melhoram a circulação sanguínea e postura. Dessa maneira, pode-se aumentar a produtividade e diminuir as chances de lesões e problemas de saúde causados pelo trabalho.
4. Treinamento adequado
Fator fundamental para qualquer empresa. O treinamento adequado dos funcionários é essencial para que eles saibam exatamente o que estão fazendo, e os riscos que suas atividades envolvem.
5. Fiscalização
Melhor do que sofrer a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, é a empresa fiscalizar a efetividade de suas ações de segurança, ainda que seja necessário contratar uma empresa de consultoria em segurança do trabalho para isso.