Não há como negar: o número de compras online cresceu exponencialmente nos últimos anos. De acordo com levantamento do Serasa, o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países que mais fazem transações pela internet. Por consequência, vender online é um empreendimento cada dia mais popular. Em 2020, houve um aumento de 122% no faturamento do e-commerce em relação a 2019. E saiba, essa é uma tendência que deve se manter alta este ano.
Embora seja cada vez mais fácil criar uma loja online, os erros também são muito mais comuns. Tanto o tempo quanto os recursos gastos no desenvolvimento do seu negócio virtual serão desperdiçados caso você negligencie algumas etapas e estratégias de fundamental importância.
Inegavelmente, os clientes esperam uma experiência gratificante e completa no seu e-commerce, que começa com a busca pelo produto e segue durante todo o processo de compra.
Dessa forma, você deve oferecer a ele uma jornada semelhante a uma compra em loja física, a fim de conquistar a confiança e fidelidade, bem como satisfazê-lo em todos os níveis. Caso contrário, é bem provável que o seu empreendimento perca espaço (e vendas) para os concorrentes.
Veja abaixo o que você NÃO deve fazer caso queira ter sucesso nas vendas pela internet.
Fuja desses erros ao vender online
1. Não ter um site adaptado para celular
De acordo com pesquisa TIC Domicílios 2019, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Os smartphones e outros aparelhos móveis são as ferramentas mais comuns para se conectar (99%).
Diante desses números, não dá pra ignorar a importância de um site responsivo ou mobile.
Felizmente, a maioria dos sites já integra essa funcionalidade. Entretanto, você pode utilizar a ferramenta gratuita do Google para descobrir se as páginas do seu e-commerce são consideradas compatíveis com dispositivos móveis.
2. Informações e descrições insuficientes sobre os produtos
Antes de efetuar a compra, o cliente deseja saber todos os detalhes possíveis sobre o produto. Mesmo com uma boa política de troca, as informações do produto são essenciais.
Se for vender roupas, por exemplo, além do preço você deve adicionar uma pequena descrição especificando qual é o tecido usado, disponibilidade de cores e guia de medidas.
Avaliações de outros clientes também sempre contam como algo positivo para o seu e-commerce. Afinal, não só geram confiança entre os consumidores, mas também ajudam a entender o que precisa ser melhorado e diminuem trocas/devoluções.
3. Fotos de baixa qualidade
O sucesso da sua loja online depende muito da forma como você expõe os seus produtos.
Sendo assim, as imagens devem ser de alta qualidade e corresponder à realidade para que os clientes saibam exatamente o que está sendo vendido. Se a foto de um produto estiver escura ou pixelada, o cliente pode interpretá-la como suspeita.
Portanto, mostre os seus produtos de diferentes ângulos ou poste vídeos mostrando como eles funcionam.
Quanto mais detalhes, melhor.
4. Ignorar a importância do SEO
Otimizar um site de e-commerce requer conhecimento técnico e um bom domínio de SEO. A competição é acirrada, já que todos buscam e desejam aparecer logo nos primeiros resultados do Google. Ou dito de outra forma, se posicionar de forma eficiente e estratégica.
A saber, a base do SEO são as palavras-chave. Porém, evite se concentrar em termos genéricos que geralmente são bastante procurados.
É fundamental, sim, investir no conteúdo, mas não só nele. Tudo conta: desde tempo de carregamento da página até otimização de imagens.
5. Falta de certificados de segurança
Segundo estudo da Norton Cyber Security Insights revelou que crimes cibernéticos representam 38% de fraude em cartão de crédito e/ou débito de clientes e 34% de senha de acesso a uma contra comprometida.
Sendo assim, mesmo com o melhor produto do mercado, você não terá êxito se não construir uma relação de confiança com os consumidores. E para isso, proteger seu e-commerce é essencial.
Aliás, não é segredo: mesmo aqueles que não entendem de tecnologia sabem da importância de manter dados pessoais em segurança. Principalmente ao fazer compras pela internet.
Portanto, os critérios de segurança do comércio eletrônico são importantes não só pela confiança, mas também para converter suas vendas e serviços.
Ademais, é importante que você também se proteja contra tentativas de golpes por parte dos “clientes”. Segundo levantamento da ClearSale, empresa de soluções antifraude, as tentativas de fraudes no e-commerce cresceram 26,2% nos últimos meses de 2020.
Em termos financeiros, isso representa R$ 441,5 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual. Logo, invista em um bom sistema antifraude para se proteger contra compras indevidas e chargebacks.
Afinal, negócio bom tem que ser bom para as duas partes, certo?
Fique sempre de olho nas novidades
Se você deseja ter sucesso no e-commerce, pode seguir as nossas dicas acima e evitar tais erros. Lembre-se de estar sempre antenado com as constantes mudanças da web, bem como com a própria evolução da sua loja virtual.
E, claro, não deixe de acompanhar os nossos artigos para ficar em dia com as últimas notícias e novidades na área.
Conteúdo produzido por Agência Fullen