Fazer as compras da semana está cada vez mais difícil para o brasileiro com os preços dos alimentos cada vez maiores, enquanto o salário não consegue acompanhar a inflação.
A crise econômica obrigou muitas pessoas a adotarem um estilo de vida mais contido em que já não temos mais o poder de compra de antes.
Sem poder contar com a ajuda do poder público, o que nos resta é aprender dicas de como economizar no mercado para fazer com que o dinheiro renda mais.
Ou seja, economizar se tornou uma necessidade, inclusive economizar nas coisas básicas como alimentos, produtos de higiene e limpeza.
Separamos a seguir algumas dicas para te ajudar a reduzir seus gastos, mas tudo vai depender da sua rotina e também da região em que você mora, pois isso influencia no valor final dos produtos.
Mas em linhas gerais, são seis dicas muito úteis que te ajudarão a ter o domínio sobre as finanças nesse momento de crise e também para levar para a vida.
6 dicas para economizar no mercado
Talvez você já tenha ouvido falar de alguma dessas dicas, mas nunca as colocou em prática. Por isso, antes de começar a ler nossas dicas, faça um compromisso de praticar pelo menos três delas na próxima vez que for ao mercado.
1- Faça lista
Antes de sair, verifique o que tem na geladeira e na despensa. Muitas vezes acontece de você ir ao supermercado e não se lembrar do que tem em casa: então acaba comprando o que já tem.
2- Não vá ao mercado com fome
Estudos realizados nos últimos anos mostraram que, ao fazer compras de estômago cheio, você fica mais ciente do que literalmente precisa. Ficar com fome, por outro lado, te faz comprar coisas que você nem precisa.
4- Deixe as crianças em casas
Dizer não para uma criança não é tarefa fácil! Então a melhor forma de evitar gastos extras é deixar os pequenos em casa na companhia de um adulto ou responsável. Não tem rede de apoio? Faça as compras quando as crianças estiverem na escola.
5- Procure cupons de desconto
Talvez comprar pela internet seja interessante para vários itens que você utiliza no seu dia a dia. Sendo assim, procure por opções de promoção como o cupom de desconto. Você vai encontrar preços interessantes para vários itens.
6- Não compre legumes e frutas pré-lavados e pré-cortados
Você sabia que frutas e legumes ficam mais caros quando já estão cortados e lavados? A melhor forma é comprar esses itens da forma normal e lavá-los em casa. Se preferir, compre na feira livre do seu bairro que costuma ter preços melhores que nas redes de mercado.
Valores e preços da região
Nossa dica extra é que você procure os mercados da região e avalie os preços. Atacadistas costumam ter o melhor preço, porém comprar em grande quantidade não é vantajoso para quem faz compras semanalmente.
Procurar aplicativos de compras coletivas também tem sido uma alternativa interessante para quem quer economizar nas compras do mercado.
Procure outras formas de economizar
Economizar nas contas da casa também pode ser bem importante. desligue todas as luzes quando sair e não deixe aparelhos na tomada. Além disso, contrate um bom plano de internet, como oi fibra otica, por exemplo.
Procure reduzir as contas o máximo que der, e vai ver um dinheirinho sobrar no final do mês.