O mundo dos negócios não é simples. Para entrar nele, é preciso de muito planejamento e organização com a sua loja ou qualquer outro empreendimento. Mas, é claro, que isso não é impossível.
Para aqueles que querem abrir um comércio, seja ele uma loja de roupas, de móveis ou de caixa de transporte e outros apetrechos para animais, trouxemos algumas dicas que podem ajudar. Seguindo todos os passos, pode ser que uma loja incrível nasça.
1. Planejamento é essencial
O primeiro passo para montar uma loja é o planejamento. Independentemente se a loja for vender vestuários ou roupas de cama, como cobertor microfibra casal, ela precisa de um plano inicial. Isso significa colocar tudo no papel, como:
- O que será preciso?
- Quanto dinheiro será gasto?
- Qual será o ponto de venda?
- Qual é o perfil do público-alvo?
- Quantas pessoas espero atender?
- Quantas pessoas preciso contratar?
Após responder essas perguntas, meio caminho estará andado. Mas é importante não se esquecer das questões legais, como alvará do local ou adquirir o MFE Fortaleza, no caso do estado do Ceará.
O MFE (Módulo Fiscal Eletrônico) é o aparelho responsável pela emissão do Cupom Fiscal Eletrônico. Esse equipamento é obrigatório para novos negócios. Essa regra vale desde maio de 2017 para varejistas e negócios alimentícios, como bares e restaurantes.
É no planejamento, também, que se faz uma lista de metas, como: quanto se pretende ganhar por mês ou quais são os objetivos iniciais do negócio. Isso ajuda no momento de se organizar de maneira mais prática e racional. Pé no chão é fundamental, principalmente no início.
2. Organize o orçamento da loja
Paralelo ao planejamento, é preciso organizar o orçamento necessário para a abertura dessa empresa. É necessário, inclusive, ter em mente que o lucro para cobrir os gastos iniciais não virão, necessariamente, logo no primeiro mês. Por isso essa ação deve acontecer juntamente com o planejamento inicial.
Dentro do orçamento devem entrar os gastos com o local, com materiais necessários, como arara de roupas, com funcionários e com os próprios produtos que serão vendidos.
Além disso, é preciso entrar em contato com possíveis fornecedores para levantar os preços, desde a fábrica de manequins, se necessário, até as lojas dos móveis utilizados no comércio ou representantes de marcas.
3. Aposte na vitrine da loja
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Após o planejamento e o orçamento estarem acertados, é preciso começar a montar o local, e nada melhor do que a vitrine para chamar atenção. Essa parte é de extrema importância, pois é ela que trará novos clientes para a loja.
Planejar a vitrine é muito mais do que colocar diversos manequins e expor os produtos. Ela deve ser organizada de forma que o público alvo se sinta atraído e tenha uma identidade com a loja. Não é atoa que existem muitos estudos sobre a vitrine e sua importância.
4. Esteja alinhado com a equipe
A forma de atendimento e os funcionários também fazem parte do sucesso de uma loja. Estar alinhado com o que se quer passar ao cliente é essencial.
Isso significa muito mais do que atender bem. Significa estudar as preferências do cliente e, dessa forma, se preparar para atendê-lo da melhor maneira.
Estar alinhado, portanto, é trabalhar em uma equipe na qual todos têm a mesma posição no momento do trabalho, considerando a humanização do contato e a atenção ao que o usuário está trazendo, mas também os roteiros e objetivos da marca nesse momento – garantindo a personalidade estabelecida. Consequentemente, isso possibilita cativar mais clientes.
5. Tenha um controle financeiro
Para que tudo permaneça andando como o planejado inicialmente, é preciso ter um controle financeiro claro e detalhado. Isso não significa que imprevistos não acontecerão, mas que o preparo para lidar com eles estará presente, reduzindo seus impactos negativos no negócio.
Isso quer dizer controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Assim, é possível se preparar para o futuro e ajustar qualquer erro, realizando investimentos nos momentos mais adequados.
Esse controle pode ser feito por meio da Demonstração do Fluxo de Caixa (DRE), que mostra se há lucros ou prejuízos no final de cada mês.
6. Investir em marketing para loja é a saída!
Hoje tudo precisa de marketing, ação essa cada vez mais voltada para o digital e que deve ser realizada de forma estratégica.
Como as pessoas estão sempre na internet, é necessário estar nesse ambiente, permitindo que muitos clientes novos cheguem à uma loja por lá. Além disso, contar com essa ferramenta agrega vários benefícios, como ter resultados mensuráveis e ajustáveis, e orçamentos mais flexíveis.
Portanto, investir em ações de marketing digital e social mídia, assim como na definição clara do visual da página, como a Web design em Montes Claros pode ajudar (e muito) no dia a dia da empresa.
Além disso, a web é um local perfeito para fortalecer o relacionamento com as pessoas em geral e criar uma imagem positiva da sua empresa.
Isso ocorre porque, por meio dos sites e lojas virtuais, por exemplo, um canal direto é criado com o potencial consumidor.
Mais ainda, é possível investir em ações para que o próprio cliente encontre a marca e passe a interagir com ela, criando mais relevância e credibilidade. Isso sem mencionar as ações de anúncios, que possibilitam impactar os usuários enquanto navegam em outras páginas, reforçando a empresa no imaginário do consumidor.
Já as redes sociais podem ser usadas para que essa aproximação seja ainda mais efetiva e naturalizada. Com publicações diversas a marca é humanizada e inserida na rotina dos usuários, que passam a acompanhar e interagir.
Essas plataformas também podem ser utilizadas como um canal de atendimento mais ágil, como um sac, e para agregar insights sobre as preferências e dores dos consumidores, melhorando o serviço e os produtos, bem como tornando as campanhas mais qualificadas.
Considerações finais
Sendo assim, seja qual for o negócio aberto, seguir essas dicas pode te ajudar a fazer com que os planos iniciais saiam do papel e deem certo. É claro que é preciso força, perseverança e paciência. Mas também é necessário que o passo inicial seja dado.