6 itens indispensáveis para organizar a sua casa

Viver em um ambiente limpo, tanto na higiene quanto no visual, é sinônimo de organização em dia, e isso faz toda a diferença nas nossas vidas. E quando você passa mais tempo em casa, a organização acaba sendo ainda mais importante.

Essa organização começa nos detalhes, como deixar a cama arrumada ao se levantar, passando pelo uso de agendas e cadernos para anotar as tarefas e lembretes do dia, até a disposição dos móveis, eletrodomésticos e demais objetos que fazem parte da decoração da sua casa.

Para ter esse ambiente do jeito que você sempre sonhou, é preciso investir no hábito de manter os objetos no seu devido lugar, bem como ter à mão alguns itens que te ajudam a deixar o ambiente muito mais funcional e arrumado.

Planejando a organização do lar

Um dos pontos iniciais quando se pretende organizar qualquer ambiente é separar o que é, de fato, útil entre aquilo que pode ser descartado ou doado. Sabe aqueles objetos que você tem há muito tempo e não usa de jeito nenhum? Provavelmente está na hora de jogar fora ou, se ainda estiverem em bom estado, doar ou vendê-los.

A acumulação de objetos é um dos fatores que contribui para manter um ambiente desorganizado, por isso, o melhor a se fazer é doar ou descartar aquilo que não é mais necessário.

Ainda nesse sentido, é fundamental criar hábitos de organização para evitar possíveis bagunças no ambiente. Isso significa, por exemplo, arrumar a cama depois de se levantar e não acumular a louça suja por muito tempo. É claro que, ocasionalmente, isso pode acontecer, mas não deve ser um hábito jamais.

Lembre-se, também, de colocar os objetos no lugar após seu uso. Se você está na sala de TV e vai para o quarto, lembre-se de deixar as almofadas no lugar quando sair. Ao chegar em casa, coloque os calçados na sapateira e não espalhe roupas e bolsas pelo ambiente. O ideal é fazer tudo o quanto antes.

Por fim, vem a chamada “organização funcional”, que garante que a arrumação da casa seja realizada de uma maneira mais prática. Isso inclui, por exemplo, deixar os objetos de uso constante mais próximos nas gavetas, prateleiras e bancadas, e os de uso esporádico em lugares mais altos, baixos e distantes.

É também na parte da organização funcional que aparecem objetos que vão facilitar a sua vida, como os que você verá a seguir.

Caixas organizadoras

Um dos itens mais bacanas de se ter na hora de deixar tudo no lugar são as caixas organizadoras. Em diferentes modelos e tamanhos, elas podem abrigar todo tipo de objeto e deixar o espaço mais livre. O melhor é que elas podem ser usadas em todos os ambientes, desde o escritório até o guarda-roupa

Ganchos de parede

Outro item multiuso são os ganchos. A depender do modelo e do tipo de sustentação (tem peças que suportam mais ou menos peso), eles podem ser aplicados em diferentes lugares. Na porta do banheiro, servem para pendurar roupas e toalhas; na cozinha, sustentam colheres de servir, etc.

Colmeias

As colmeias são itens bem bacanas para deixar as peças menores organizadas e mais acessíveis à mão. Uma ideia é colocar esse objeto no guarda-roupa para guardar peças como meias, calcinhas, cuecas e cintos.

Prateleiras

Para os amantes de livros, CDs e DVDs, e para quem adora objetos miúdos de decoração, as prateleiras conseguem mantê-los em ordem, de modo que ganhem o devido destaque nas paredes.

Agenda e planner

Por último, mas não menos importante, esses dois itens aparecem como uma ajuda extra para que você consiga se organizar no seu dia a dia e lembre-se das tarefas que precisa fazer. Os modelos são os mais diversos, mas é sempre bom ter pelo menos um deles.