7 ferramentas para e-commerce para usar em 2022

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Quando você tem um e-commerce, percebe que existem diversas necessidades de gestão no dia a dia. É preciso melhorar os processos logísticos, se comunicar melhor com os clientes, encontrar novos canais de venda, entre outras demandas. 

Felizmente, existem as ferramentas para e-commerce para complementar seu site de vendas.

Esses apps e plataformas ajudam você a vender mais, alcançar mais clientes e otimizar processos da sua loja virtual de forma simples.

Conheça, a seguir, as melhores ferramentas para e-commerce e aprenda a usá-las para impulsionar seu negócio.

O que são ferramentas para e-commerce?

Ferramentas para e-commerce são plataformas, softwares e aplicativos que ajudam você a gerenciar melhor sua loja virtual e aumentar suas vendas. Elas podem ser classificadas em diversas categorias, como marketing, logística, gestão, canais de vendas, etc.

Com o kit de ferramentas certo, você consegue:

  • Organizar melhor seus pedidos;
  • Controlar seu estoque de forma eficaz;
  • Melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Oferecer entregas mais rápidas e acessíveis;
  • Promover sua loja na internet;
  • Melhorar a experiência de compra do usuário;
  • Oferecer um atendimento ao cliente mais efetivo;
  • Criar cupons de desconto e promoções;
  • Facilitar a troca e devolução no seu site de vendas;
  • Oferecer diversos meios de pagamento;
  • Integrar sua loja com redes sociais e marketplaces;
  • e muito mais.

Logo, é fundamental escolher recursos úteis para a sua loja virtual na internet, pensando sempre na otimização da gestão e no aumento das vendas.

7 ferramentas para impulsionar seu e-commerce

Confira, a seguir, as melhores ferramentas gratuitas para melhorar os resultados do seu e-commerce.

1. Gerador de nomes para loja virtual

Usar um gerador de nomes para loja virtual pode ser muito útil para quem está sem inspiração e quer começar a empreender online. Esse tipo de ferramenta gera diversas ideias de nomes empresariais a partir dos critérios selecionados, como área de atuação e público-alvo.

Usando um gerador de nomes específico para marcas de beleza, você terá diversas sugestões em poucos cliques. Por exemplo, suponhamos que você queira abrir uma loja de perfumes e esteja com dificuldade para nomear sua empresa, esse gerador irá te ajudar muito.

2. Buscador de fornecedores em e-commerce

Encontrar fornecedores é um dos grandes desafios dos empreendedores digitais. Afinal, para ter lucro na sua loja virtual, você precisa vender os produtos certos e ter uma boa margem de negociação com o fabricante ou distribuidor.

Por isso, vale a pena utilizar ferramentas que auxiliam na busca por fornecedores na internet. Isso é ainda mais importante para lojistas que trabalham com dropshipping.

Um modelo de venda sem estoque próprio no qual o fornecedor fica responsável pela separação e entrega do pedido ao cliente.

Se você quer encontrar bons fornecedores de dropshipping, a dica é usar uma ferramenta que permita a busca a partir de imagens de produtos encontrados na internet.

👉 Ferramenta grátis: Fornecedores de dropshipping

3. Gerador de link para Instagram

Já pensou em ter um único link no Instagram com todos os sites do seu negócio? O famoso link na bio pode ser bem aproveitado com uma página de links exclusiva, onde você pode colocar a loja virtual, a página do Facebook, o contato do WhatsApp e muito mais.

Para fazer isso, você precisa de um gerador de link para Instagram. Essa ferramenta permite adicionar diversos links do seu negócio em uma página que ficará disponível na sua bio para acesso de todos os seguidores e visitantes.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de link do Instagram

4. Gerador de link para WhatsApp

Outra ferramenta que não pode faltar no seu e-commerce é o gerador de link para WhatsApp. Com esse recurso, você cria um link que leva o cliente diretamente a uma conversa com a sua loja no aplicativo de mensagens mais usado do país.

Esse link de WhatsApp pode ser divulgado no seu site, no seu blog e nas redes sociais da sua empresa. Assim, os clientes terão mais facilidade em contatar sua empresa e você poderá usar esse canal para vender, atender o consumidor e divulgar promoções e lançamentos.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de link para WhatsApp

5. Gerador de declaração de conteúdo

Quando você envia um produto a um cliente pelos Correios, precisa fixar a chamada declaração de conteúdo no pacote. Ela serve para identificar o que está sendo enviado e mostrar os dados do remetente e do destinatário (nome, endereço e CPF ou CNPJ).

A declaração de conteúdo é obrigatória para encomendas enviadas por pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). No caso das outras empresas, a DANFE anexada na embalagem substitui esse documento.

Se você tem dúvidas sobre como preencher uma declaração de conteúdo dos Correios, é melhor usar uma ferramenta própria para facilitar essa tarefa.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de declaração de conteúdo dos Correios

6. Integração com redes sociais

Ampliar seus canais de venda é sempre uma boa estratégia para aumentar o faturamento e conquistar mais clientes. Para isso, você pode integrar sua loja virtual a redes sociais como Instagram e Facebook, sendo cada vez mais usadas para comprar produtos.

O Instagram, por exemplo, oferece o Instagram Shopping: um recurso que permite criar um catálogo de produtos no seu perfil comercial e usá-lo como uma vitrine de vendas. 

Dessa forma, seus seguidores podem escolher itens da sua loja e comprá-los em poucos cliques a partir da rede social.

Se você quer vender pelo Instagram, use uma ferramenta que faça a integração do seu e-commerce com a sua conta na rede social. Melhor ainda se você tiver uma loja virtual que ofereça integração nativa com o Instagram,de forma que você não precise pagar mensalidade para usar esse serviço.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram sem pagar mensalidade

7. Google Analytics

Por fim, um empreendedor digital não pode considerar seu kit de ferramentas completo se ainda não usa o Google Analytics. Essa plataforma do Google gera relatórios importantes para compreender as principais métricas do seu negócio e tomar decisões mais certeiras.

O site mostra, por exemplo, a quantidade de usuários que visitaram seu site, a quantidade de vendas geradas, o perfil dos visitantes, as páginas mais visitadas e muito mais. Com essas informações, você consegue otimizar sua loja virtual para alcançar mais clientes e melhorar seu faturamento.

Conferiu as melhores ferramentas para o seu comércio eletrônico?

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista com as melhores ferramentas para e-commerce. Com certeza, esses recursos vão ajudar você a melhorar a experiência de compra da sua loja, alcançar mais clientes e vender mais.

Lembre-se de selecionar somente as ferramentas que fazem sentido para o seu negócio. Se possível, use uma plataforma de e-commerce que oferece diversos aplicativos e funções nativas que impulsionam seu negócio.

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