O que você tem feito para melhorar a gestão financeira do seu negócio?
Apesar de ser parte fundamental para o sucesso do negócio, as finanças, ou sua má gestão, são responsáveis pelo fechamento das portas da maioria das empresas. Principalmente as de pequeno porte, ainda no primeiro ano de vida.
Contudo, o problema se estende também para os anos seguintes, tendo fatores relacionados à gestão financeira no topo da lista da causa de mortalidade. Para se ter uma ideia, segundo o SEBRAE, 7% delas fecham devido a falta de lucro e cerca de 20% por falta de capital de giro. Além disso, quase 50 % delas pouco sabem se efetivamente dão lucro ou prejuízo – o que indica um fator crítico de atenção.
Para não cair nessas estatísticas, separamos um passo a passo para conduzir em sua empresa:
1 -Planejamento estratégico é importante: faça e revise constantemente
Você tem claro os objetivos do seu negócio, onde pretende chegar e o que precisa fazer para isso? Melhorar a gestão financeira do seu negócio está diretamente ligado ao planejamento dele.
Isso engloba entendimento sobre os projetos, estratégias e recursos, tanto humanos quanto financeiros. Isso te ajudará a ter um norte na tomada de decisões, sabendo onde cada uma delas impactará nos resultados esperados.
2 – Determine indicadores de resultados e acompanhe-os com frequência
Entendendo onde se quer chegar e o que é necessário para isso, faz-se importante determinar indicadores de resultados. Eles te ajudarão a entender se os planos que você traçou estão levando-o ao sucesso ou se é hora de mudar a estratégia.
Para melhorar a gestão financeira de sua empresa, é indispensável considerar o histórico de receitas, despesas, entradas e saídas numa análise detalhada do fluxo de caixa. Isso servirá como um termômetro para a tomada de decisões e para que seu negócio prospere.
3 – Realize análises periódicas com base no planejamento e nos indicadores
Sustentabilidade é o segredo do sucesso para melhorar a gestão financeira do negócio. Isso apenas será possível considerando análises periódicas que levem em consideração o planejamento e os indicadores determinados.
4 – Reservas financeiras e valores para investimento devem ser considerados
Se você não contempla reservas financeiras para imprevistos e um certo percentual do seu lucro para reinvestir no seu negócio, é muito pouco provável que consiga melhorar a gestão financeira a ponto de crescer.
Lembre-se: você não conseguirá garantir a constância se não tiver um negócio com receita recorrente. Mesmo com elas, não pode se considerar ileso a atrasos e inadimplências. Mesmo que tudo flua bem, não consegue estimar imprevistos. Por isso, previna-se para momentos de incerteza e mantenha uma reserva que poderá te ajudar a alcançar um novo patamar nos negócios.
5 – Tenha um plano de ação para tratar inadimplências
Você não consegue controlar o que acontece no seu negócio, menos ainda no que pode ocorrer com seus clientes. Sabendo disso, é preciso ter consciência de que inadimplências podem ocorrer – e precisa estar preparado para lidar com isso.
Nessa situação, para melhorar a gestão financeira do seu negócio, é indispensável considerar planos de ação tanto para resolver o problema quando surgir com para evitar que ele se torne recorrente e em escala.
Controle bem quem são seus compradores, a rotina de pagamentos e considere, inclusive, dispensar aqueles que não honram com seus compromissos. Inicialmente pode parecer loucura perder um faturamento. Contudo, no médio e longo prazo você entenderá que o material fornecido ao mal pagador poderia ter sido destinado a um novo cliente, regular, em sua carteira.
6 – Considere os seus custos bancários
Você tem ciência de quanto gasta com tarifas e taxas bancárias. Pode parecer um custo baixo analisado isoladamente, mas em volume, ele pode causar um pequeno estrago, dificultando que você consiga melhorar a gestão financeira.
7 – Conte com a tecnologia para melhorar a gestão financeira de sua empresa
Por melhor que seja o seu controle, contar com recursos tecnológicos pode fazer toda a diferença para melhorar a gestão financeira de sua empresa.
Um exemplo é o software ERP (Sistema de gestão Empresarial).
Além de auxiliar nos controles e nas análises financeiras, ele te ajudará a ter uma visão integrada do negócio, auxiliando na tomada de decisões favoráveis ao sucesso do seu negócio.
Você já possui um sistema de gestão para te auxiliar a melhorar a gestão do seu e-commerce? Conheça o Cake ERP, um software acessível, intuitivo e simples que te ajuda em toda a gestão de sua loja de forma fácil e eficiente. Aproveite para testar gratuitamente!
Texto: Cake ERP