Os extintores são equipamentos para segurança, que possuem a finalidade de eliminar ou controlar princípios de incêndio, causados por diversos fatores, em determinada emergência de ambientes diferentes.O extintor moderno surgiu no sec. XIX na Inglaterra. Foi criado por George William Manby em 1816 e era um aparelho cilíndrico de cobre, com 60cm de altura, que tinha capacidade para quinze litros de água.
Manby carregava seus extintores com até três quartos de um líquido, que ele denominada fluido anti chamas, chamado potassa cáustica e completava o restante comprimindo ar.
Os extintores são itens de segurança, que estão em praticamente todos os lugares. As empresas que fabricam os extintores, fazem o comércio e a manutenção deste produto.
Estamos rodeados de extintores; em nossas casas, veículos e edifícios, para nos proteger de situações, muitas vezes de maneira trágica.
Uma empresa de recarga de extintores tem como propósito, manter os equipamentos sempre em dia com sua manutenção. Alguns extintores podem ficar danificados ou velhos e, por isso, devem ser trocados.
O mercado de recarga de extintores SP é bem amplo, pois sua demanda é gigantesca para suprir a necessidade desse item de segurança, em diversos locais.
Seu uso em hotéis, prédios residenciais e comerciais, veículos, indústrias, academias, restaurantes, etc., é obrigatório para manter os aspectos de segurança.
Essas empresas de recarga de extintores preço, irão dar o suporte necessário, para que cada local tenha o tipo correto de extintor para combater o foco de incêndio.
Uma empresa de recarga de extintores, muitas vezes, além de fazer a manutenção e a recarga, oferece treinamento para o uso dos equipamentos, pois, o uso incorreto do aparelho nos focos de incêndio, pode não ser eficaz, simplesmente porque o usuário não soube operá-lo corretamente.
Saiba agora quais os tipos de extintores e suas funções
Para cada tipo de material que esteja em combustão, existe um tipo de extintor, não é só a água que apaga o fogo.
Existem vários casos em que, o uso da água pode aumentar a propagação do incêndio ou causar reações químicas explosivas. Por isso, cada tipo de extintor exerce uma função.
Os extintores com água pressurizada são, normalmente, usados para extinguir as chamas de objetos sólidos, como madeira e papel. Os que utilizam bicarbonato de sódio, são para líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.
Os extintores de dióxido de carbono, são usados para extinguir as chamas de líquidos e gases, através da retirada do oxigênio das chamas. Os de espuma são utilizados em líquidos e sólidos.
O extintor de Halon, era utilizado em equipamentos eletrônicos sem deixar resíduo mas, não é mais utilizado, por ser nocivo a camada de ozônio, por isso, foi posteriormente criado o NAF, substituindo o de Halon.
Classe de extintores em relação ao tipo de incêndio
Os extintores são divididos em classes, cada um para combater o fogo de determinado tipo de incêndio. São eles:
- Classe A: representados por um triângulo verde, são utilizados em objetos sólidos;
- Classe B: quadrado vermelho, feito para combater o fogo proveniente de líquidos e gases inflamáveis;
- Classe C: círculo azul, que combate incêndios em equipamentos eletrônicos;
- Classe D: simbolizado por uma estrela amarela, feito para metais combustíveis;
- Classe K: representado por um hexágono preto, para óleos e gorduras.
Usando de forma correta e obedecendo suas características de uso, eles podem evitar que a chama proveniente desses compostos se alastrem.
Como deve ser feita a instalação dos extintores e quais os passos para uma correta manutenção e recarga?
Os extintores devem ser instalados de acordo com a distância da pessoa para o incêndio, dependendo do tipo de construção. Em locais de alto risco, essa distância não pode passar de dez metros, e até vinte e cinco metros em locais de baixo risco.
Em locais de risco isolado, como caldeiras, casa de máquinas (elevador), entre outros, o extintor deve ser instalado independente da proteção geral do prédio.
Ele deve ficar fixado nas paredes ou em suportes no chão, ser sinalizado e em caso de piso rústico, deve haver também uma sinalização no chão no local do extintor.
Quando houver a necessidade de levar os extintores para recarga, a empresa contratada deve seguir alguns procedimentos:
- os extintores devem ser desmontados completamente;
- deve-se verificar a necessidade de teste hidrostático no cilindro;
- aferir sua carga;
- fazer a limpeza dos componentes;
- verificação de roscas e componentes removíveis;
- verificar se há corrosão;
- e efetuar sua montagem e recarga.
Devemos lembrar que, a manutenção de extintores deve ser feita por empresas de extintores certificadas, pois são itens de segurança e quando manuseados corretamente, são essenciais no combate de focos de incêndio, evitando que as chamas se alastrem.