Estabelecer uma gestão de estoque eficaz é essencial para o sucesso de uma loja online. Se você não tiver processos bem organizados nesse sentido, pode ter que lidar com a falta ou excesso de produtos, levando a prejuízos financeiros para o seu negócio.
Essa falta de planejamento do estoque é um dos maiores motivos dos e-commerce não virem a dar lucro.
Um controle de estoque bem estruturado já permite que você tenha um melhor entendimento do giro das mercadorias e da sua demanda de vendas.
Veja alguns pontos consideráveis para você aplicar em sua loja.
Por que o estoque é tão importante na operação online?
Diferente do que era acreditado no começo das operações online, não é possível começar uma loja sem nenhum estoque.
Gerir uma operação de e-commerce profissional requer bom planejamento, ainda mais com as exigências dos consumidores em relação a velocidade, não se pode demorar demasiadamente para fazer a entrega do produto.
Uma grande tendência para os próximos anos é a velocidade de entrega. Muitos marketplaces já oferecem entregas no mesmo dia para grandes capitais. Afinal, quem nunca deixou para comprar um presente para a última hora?
O consumidor está disposto a pagar por esta comodidade, então entre uma loja que oferece entrega em 1 dia útil e a sua que demora 7 dias, qual será que o consumidor vai preferir?
Assim, será abordado sobre os pontos que deixam a sua gestão profissional.
Faça a gestão de inventário de estoque
O inventário de todos os produtos disponíveis no estoque da sua loja ajuda em uma gestão eficiente.
Com isso, define categorias para padronizar a classificação dos itens e registrar os dados de cada um.
O uso de uma boa ferramenta facilita o gerenciamento do estoque do e-commerce, atribuindo um código único de identificação para cada item.
Faça a gestão das entradas e saídas dos produtos
Um software de gestão pode ser um excelente aliado nesse momento, automatizando processos e contribuindo para a produtividade e a eficiência das operações.
Tendo o estoque em dia, será possível planejar de forma assertiva suas reposições e desenvolver estratégias de marketing para fazer os produtos girarem e atender melhor às demandas dos clientes.
Faça a gestão de suas reposições
Outro ato importante para ter um bom planejamento das suas reposições, é essencial analisar o histórico de saídas do seu e-commerce, calculando a média de vendas de cada item nos meses anteriores.
Fatores externos, como período de sazonalidade e o cenário do mercado é algo a ser considerado também.
O estoque mínimo, conhecido também como estoque de segurança, é a quantidade mínima de mercadorias que sua loja deve ter para atender à demanda enquanto aguarda uma nova reposição.
Já o estoque máximo se refere à quantidade total ideal de mercadorias que você deve ter em armazenamento para atender à demanda dos consumidores, sem causar estagnação no estoque.
Qual o investimento ideal em estoque de produtos?
Essa é uma dúvida que passa na cabeça de todo novo empreendedor digital.
O estoque de produtos é, provavelmente, o maior investimento inicial do seu e-commerce. Como foi dito anteriormente, não é possível liderar uma operação profissional sem produtos no estoque.
O investimento em estoque de produtos vai variar com o tamanho do seu projeto. Se o e-commerce pretende começar pequeno, pelas verbas limitadas, é preciso manejar este orçamento entre produto e mídia.
Afinal, não existe venda sem divulgação. Diferente de produtos de lojas físicas, no qual o ponto de venda influencia diretamente no movimento da loja, na internet possui lojas de todos os lugares do país e até mesmo internacionais.
Por isso é preciso planejamento para que o orçamento seja dividido entre seus produtos e trabalhos de divulgação.
E-commerce de 1 produto, é possível?
É possível começar uma loja vendendo apenas 1 produto. Não limitado apenas ao orçamento disponível, mas também à estratégia de venda e validação daquele produto.
Não estamos falando sobre produtos inéditos e exclusivos, mas basta encontrar um bom diferencial para que sua loja possa trabalhar apenas 1 produto, ou 1 tipo de produto.
Dessa forma, o investimento em estoque e em mix de produtos pode ir crescendo conforme a boa estruturação do e-commerce e também da validação do método de venda.
Invista em boas estratégias de divulgação do seu produto, para que assim seja possível validar um método de trabalho e estipular as curvas A, B e C de vendas.
Não perca dinheiro com estoque parado
Estoque acumulado é dinheiro sendo perdido. Não apenas porque o produto pode desvalorizar no mercado, mas também porque trava o fluxo de caixa do e-commerce.
Aproveite datas comemorativas para colocar os produtos em promoção e dar espaço para novos itens e estratégias.
Artigo desenvolvido pelo time de conteúdo da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.