Como serão as tecnologias do futuro? Venha descobrir o que já pode estar entre nós e o que mais está por vir.
Entra ano e sai ano, de uma coisa temos certeza; as inovações tecnológicas se tornam realidade em nosso cotidiano. E embora muitas delas parecem coisa de filme futurístico, acabam sendo desenvolvidas e se tornando realidade.
Como serão as máquinas daqui 100 anos? Como a tecnologia vai estar daqui 20 anos? Ou melhor, como será a tecnologia em 2023? Com muitas promessas para os próximos anos, confira quais serão as tecnologias do futuro? SPOILER: Algumas já saíram do papel. Veja:
Saiba quais são as principais tecnologias do futuro
Algumas delas já não saem da boca do povo. O Metaverso, por exemplo, é a inovação mais aguardada dos últimos anos e possivelmente teremos um vislumbre em alguns meses. Mas o que mais vem por aí? Confira e se surpreenda:
Inteligencia Artificial
A inteligência artificial (AI) é algo que já estamos lidando há bastante tempo. Como chatbots em sites, a famosa Alexa presente no lar de tanta gente e as próprias smart homes e qualquer outra atividade tecnológica complexa e automatizada.
Mas, embora essas tecnologias do futuro tenham percorrido um longo caminho, ela ainda não atingiu seu potencial máximo. O campo da medicina é onde a tecnologia se mostrará mais promissora, onde há testes envolvendo até as cirurgias de transplantes de órgãos.
Fora isso, poderemos ver avanços no reconhecimento de fala e voz, geração de conteúdo textual e visual, análise estatística e gestão de risco, e muitas outras atividades.
UPS
As chamadas Uninterruptible Power Supply (UPS) são as baterias de longa duração. A premissa maior dessas tecnologias do futuro é que aparelhos que utilizam esse tipo de energia, não precisam ser recarregados com tanta frequência, como o smartphone por exemplo.
Mas o foco maior, é que essa tecnologia seja voltada para os carros movidos a bateria. Uma forma de diminuir o uso de energias não renováveis e ainda buscando um futuro mais sustentável.
Impressão 3D realista
As impressoras 3D já são uma realidade. Mas elas ainda não produzem em grande escala e não têm a capacidade de lidar com grande volume de insumos. Ou seja, são mais comumente utilizadas para produzir objetos e peças pequenas.
Mas e se pudéssemos mais? E se produzissemos carros inteiros? casas inteiras? Essa é uma tecnologia que promete alavancar a indústria como nunca foi feito antes.
Comando ambiental
O comando ambiental é algo que já faz parte do lar de muitas pessoas. São as famosas smart homes que conseguem realizar atividades simples como ligar as luzes a partir de um app no celular. Mas essa é uma tecnologia que se tornará cada vez mais presente e mais robusta.
Alguns exemplos disso é a internet das coisas (IoT – Internet Of The Things), que são os objetos que anteriormente eram manuais e passam a ser inteligentes. Há quem diga que no futuro o comando ambiental será responsável por toda a logística de um lugar.
NFT
Os certificados de Non-fungible Tokens causaram muito barulho recentemente. Afinal, quem gastaria milhões de dólares para se ter algo na internet que todo mundo também poderia ter?
Acontece que as NFTs podem ser adquiridas por qualquer pessoa, mas só podem ser comercializadas, alteradas e gerar lucro para quem for dono deste certificado NFT. É como se a obra Mona Lisa (da Vinci) fosse feita nos dias de hoje digitalmente e transformada em NFT.
Embora tenha um futuro incerto, as NFTs poderão ser melhor utilizadas no Metaverso ou dentro de muitos anos, valorizando obras artísticas digitais.
Metaverso
O Metaverso é a tecnologia mais aguardada dos últimos anos. Além disso, tem causado histeria por ser a próxima grande revolução tecnológica depois da internet. E não é por menos, já que o Metaverso pode gerar impactos em toda a estrutura da sociedade atual.
Para quem não sabe, o Metaverso promete que todas as nossas relações sociais podem ser feitas em um ambiente virtual, sem precisar sair de casa. Como reuniões de trabalho, bate-papo com amigos, visitas a museus e muito mais.
Para além do Metaverso, já tem sido desenvolvido periféricos para acessar o ambiente virtual, como óculos de imersão de realidade virtual e até lentes de contato.
Drones para logística
Os drones de logística já começaram a entrar em sua fase de atuação depois de alguns anos em testes. Recentemente a gigante do e-commerce, Amazon, começou a oferecer esse tipo de entrega na Califórnia e no Texas, mas o futuro da tecnologia no Brasil é incerto.
Embora a Amazon seja pioneira nesse tipo de atendimento ao cliente (Prime Air), a tecnologia pode ainda mais. Como por exemplo ajudar em fábricas que precisam carregar elementos de um ponto a outro.
Hiper-automação
Como o próprio nome já diz, a hiper-automação é praticamente uma inovação prevista. Justamente para atender o crescimento populacional e o maior poder de compra das pessoas.
Mas para além disso, a hiper-automação busca atender as expectativas do mercado. Produzir mais e gerar mais lucro. Para a indústria, é mais uma inovação que pode ser combinada com outras e criar uma empresa totalmente automatizada.
Os impactos das tecnologias do futuro
De fato poderemos esperar grandes impactos em todos os sentidos. No meio ambiente, nas relações inter e extra-pessoais, na economia e na indústria. E, embora estas tecnologia melhore a qualidade de vida da população, também possuem pontos negativos.
Veja como seremos impactados:
Crescimento das tecnologias disruptivas
As tecnologias disruptivas são aquelas que de alguma maneira alteram nosso modo de agir, de pensar e de nos comportarmos com o outro. Um bom exercício disso é analisar o antes e depois da internet. Não mudou muita coisa?
Com os enormes avanços tecnológicos experimentados e os que estão por vir, é de se pensar que haverá cada vez mais pontos de ruptura na nossa forma de viver.
Mudanças ambientais
As mudanças ambientais são pontos críticos a se pensar quanto ao desenvolvimento tecnológico. Embora hoje a ideia de sustentabilidade esteja à frente dos debates sobre tecnologias do futuro disruptivas, precisamos de um longo caminho para equilibrar os dois campos.
E não somente quanto às florestas e ao meio ambiente. Mas também o lugar onde estamos inseridos e as cidades que passarão por grandes transformações.
Transformação do comportamento humano
E claro, não dá para falar sobre tecnologias do futuro que causam impactos, sem levar em consideração o quanto o nosso comportamento humano pode mudar. Principalmente em relação ao Metaverso, que pode causar alguns problemas de socialização entre as pessoas.
A importância das tecnologias do futuro
As tecnologias do futuro são de extrema importância para o futuro. E é a nossa principal ferramenta para a sobrevivência humana. Pense em como a medicina mudou de séculos atrás para hoje. Veja o quanto a internet melhorou a qualidade de vida das pessoas. Isso tudo é tecnologia.
E, embora distante, talvez a tecnologia nos permita descobrir de onde viemos e até para onde vamos. Quais são os limites para a tecnologia e como vai ser a tecnologia no futuro?
Conclusão
As tecnologias do futuro mudam o mundo o tempo inteiro. À medida que inovações tecnológicas surgem, mais cartas na manga temos para criar cada vez mais soluções para toda a civilização. E, no mundo de hoje, há uma novidade tecnológica para cada ámbito da vida.
Mas é claro, é preciso desde já pensar quais serão os impactos para todos nós e como contornar e melhorar aqueles que serão negativos, afinal, eles também fazem parte da evolução.