A internet está em todos os lugares. Os dados também. Veja como se proteger e ter mais segurança na internet.
Em toda a história da humanidade, nossa civilização nunca esteve tão conectada. Nos comunicamos em questão de segundos com qualquer pessoa no mundo, não importa onde estivermos. A troca de dados e informações sensíveis são feitas robustamente.
E, ainda que seja incrível a capacidade de nos comunicarmos, de estar conectados e trocar informações rapidamente, a segurança na internet tem ficado cada vez mais frágil. Em segurança na internet artigo, você conhecerá maneiras de se proteger e proteger seu patrimônio virtualmente.
Definição de segurança na internet
Por definição, a segurança na internet é estabelecida mediante a capacidade de defender dados sensíveis que de alguma forma podem trazer prejuízos financeiros se cair nas mãos erradas, como nomes, CPF, senhas, e-mails, dados bancários e mais.
Devido a grandes incidentes, como o caso do Yahoo!, que teve dados e informações pessoais de meio bilhão de usuários vazadas em 2014, a maior preocupação de quem possui espaços virtuais, como sites e redes sociais, é a defesa destes dados sensíveis.
Mas enquanto usuário existem medidas que podemos tomar para garantir nossa segurança na internet e de todos que se relacionam conosco virtualmente.
As principais ameaças à segurança na internet
E sim, como diziam nossos pais e avós no início da popularização da internet, devemos sim ter cuidado ao utilizá-la, em especial nos dias de hoje, já que possuímos muito mais possibilidade em meios virtuais, como transferências bancárias, por exemplo.
Veja abaixo quais os riscos de segurança na internet:
- Invasão de lojas online: Essa prática tende a roubar dados bancários dos clientes;
- Fake News: Capaz de criar verdadeiros pandemônios na sociedade civil através de informações falsas disparadas massivamente de forma virtual;
- Explorações sexuais: Um problema presente desde que o mundo existe e que está cada vez mais atual nas vidas de crianças e adolescente que usam a internet sem a supervisão de adultos;
- Vulnerabilidade de smartphones: Invasão aos aparelhos mobiles para clonagem e roubo de dados;
- Ataque a instituições financeiras: Roubo de dados e patrimônio de clientes através de e-mails hackeados dos próprios funcionários;
- Phishing: Forma de chantagem para obter informações sigilosas do usuários ou de outros ao seu redor;
- Roubo de identidade: Estelionato se passando por outra pessoa. Clonagem de redes sociais é comum.
Vale lembrar que ano após ano, novas ameaças surgem e é preciso sempre estar atento. Principalmente quanto a senhas e outras dicas que daremos no final deste artigo.
Segurança na internet: Proteja seu site WordPress
Mas como garantir a segurança na internet?
Para quem possui uma loja virtual, a responsabilidade é ainda maior, já que os sites armazenam dados de centenas a bilhares de usuários. É essencial proteger sua loja e os clientes para evitar prejuízos. Dessa forma, não se esqueça:
Atualize para última versão
Desconfie se sua plataforma e ferramentas (como temas e plugins) não são atualizados a um bom período de tempo. Além de ser fundamental manter as atualizações em dia para o bom funcionamento do site, aqueles que estão “abandonados” podem ser alvos de hackers.
Faça backup
O Backup é outra maneira de garantir a boa segurança na internet e do site. Muitas vezes os sites podem ser derrubados, roubados ou deletados por um tempo específico ou para sempre. Um backup pode resolver o problema sem grandes dificuldades. Por isso, tenha a versão mais recente salva.
Use plugins de segurança
Os plugins de segurança na internet são recursos que por si só já induzem os próprios visitantes a manter senhas fortes no seu site. E algumas destas ferramentas realizam varreduras completas atrás de brechas que podem ser reforçadas. Veja os principais deles:
Sucuri Security
A Sucuri Inc é uma multinacional da segurança de sites. É uma das instituições mais sérias nesse quesito. Seu plugin, que é gratuito, permite realizar auditorias, fiscalizar arquivos, varredura de malware, reforço de segurança e até firewall na versão premium.
Wordfence Security
Wordfence é uma das líderes de segurança online. Seu plugin ativo 24h por dia pode fortalecer o login, gerenciamento centralizado, autenticação em dois fatores (2FA) e impede que malwares encontrem brechas, utilizando um firewall poderoso.
Ithemes Security
O Ithemes Security ajuda você a proteger seu site. Para cada tipo de ataque, o plugin tem uma seção guiada para que você busque por brechas no site. Além disso, também possui autenticação 2FA e impede que bots defeituosos armazenem dados de clientes.
All In One WP
O All In One possui um objetivo diferente dos aqui listados. Sua principal função é garantir que você possa migrar o site WordPress sem abrir falhas em sua estrutura. Ele mantém os códigos inteiros e faz o armazenamento em nuvem.
MalCare Security
O MalCare é uma ferramenta singular. O plugin possui uma biblioteca com erros de segurança mais comuns e consegue realizar um escaneamento completo do site em busca de brechas de segurança até mesmo em plugins suspeitos.
Use senhas seguras
Já está mais do que na hora de você alterar a senha com a data que você ganhou seu primeiro cachorro. Elas não são nem um pouco fortes e um hacker não terá dificuldades para descobrir qual é. As senhas mais fortes possuem:
- números aleatórios;
- ao menos uma letra maiúscula e uma minúscula;
- caracteres especiais como: #, $, %, &.
Dicas para se manter seguro online
Além de criar uma senha forte, outras medidas de segurança importantes são:
- Trocar de senha ao menos uma vez ao ano;
- Suspeitar de e-mails compensatórios oferecendo prêmios;
- Desconfiar de endereços de e-mail que não pertencem a sua instituição bancária;
- Não compartilhar informações sensíveis pela internet.
Conclusão
A vida online é repleta de vantagens e é uma das mais importantes evoluções do mundo. Essa foi uma tecnologia disruptiva que alterou para sempre a forma como vivemos. Além do mais, é base para o desenvolvimento de muitas outras tecnologias.
Mas também possui seus riscos e é mais do que urgente encontrar formas e tomar medidas para garantir a segurança na internet, a começar pelas senhas que utilizamos. É preciso reforçá-las e encontrar mais maneiras para manter nosso ambiente virtual seguro.