Entenda como funciona o algoritmo do Instagram e o que pode ser feito para conquistar resultados positivos nessa rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos.
As redes sociais como um todo são imprescindíveis para uma estratégia publicitária bem-sucedida, por isso se faz necessário conhecer cada funcionalidade e recurso dessas plataformas.
O Instagram, no entanto, é hoje considerado a rede mais relevante por mais de 90% do público, o que o torna um lugar totalmente propício para conquistar leads e fazer negócios.
Continue a leitura e entenda de uma vez por todas o que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona, além de dicas preciosas para alavancar seu perfil nesse ambiente virtual.
O que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram é um procedimento preciso e padronizado feito automaticamente para determinar quais postagens devem ser mostradas para cada usuário e em qual ordem.
Como identificam parâmetros e oferecem resultados mais assertivos para as buscas atuais dos usuários, os algoritmos são muitos importantes para o marketing digital.
É por esse motivo que cada usuário possui um feed voltado para ele e o que ele demonstrou ter interesse. Logo, se, em vez de decoração, ele se sente mais atraído por cinema, por exemplo, as publicações apresentadas vão focar nisso.
O intuito é garantir uma experiência satisfatória para quem está usando a rede social e isso passa inevitavelmente pelos conteúdos que ela mostra a cada usuário.
Sendo assim, parece claro o motivo pelo qual você precisa compreender como o algoritmo do Instagram funciona.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
A principal função do algoritmo é apresentar as postagens por ordem de relevância, dando destaque a alguns conteúdos e deixando outros não tão relevantes assim no fim do feed.
O Instagram está sempre se atualizando e oferecendo novos recursos aos seus usuários, como é o caso dos Stories, do IGTV e do Reels. Atualizações contínuas na plataforma causam atualizações contínuas no algoritmo.
Ainda assim, está nítido, já que o Instagram vem investindo muito neste tipo de conteúdo, que os vídeos estão cada vez mais em alta entre os usuários. Dessa forma, o primeiro passo para dominar a rede social é saber como engajar um vídeo nela.
É possível perceber, também, o esforço do Instagram para que aqueles que utilizam a ferramenta possam aproveitar ao máximo o tempo usado nela.
Não sejamos, entretanto, ingênuos: existe o lado comercial. Se o algoritmo mantiver as pessoas mais tempo na rede social, elas consequentemente consumirão mais anúncios, criados, inclusive, em uma ferramenta da própria plataforma, o Instagram Ads.
Entender como funciona exatamente o algoritmo do Instagram é uma atividade complexa. Isso porque diversos cálculos estão sendo sempre feitos por meio de inteligência artificial. Existem, porém, três critérios que predominam na plataforma. Saiba quais são a seguir.
Novidades
O que é apresentado ou não aos usuários no Instagram deixou de ser primordialmente influenciado pela ordem cronológica.
Isso não quer dizer, contudo, que esse já não seja um critério relevante. Afinal, ninguém quer entrar na rede social e não ter nada de novo para ser visto.
É preciso, então, levar em consideração esse momento que estamos vivendo de mudanças rápidas e constantes. Nessa realidade, conteúdos novos ainda são muito valorizados.
Engajamento
Se uma publicação possui poucas interações, é provável que o conteúdo não seja assim tão relevante. É importante deixar claro que algoritmo do Instagram prioriza os posts com mais engajamento, isto é, mais curtidas, comentários e reposts.
Conexões
Outra variável que torna a experiência do usuário ainda mais customizada é o fato de o algoritmo considerar os relacionamentos de cada um na plataforma. É comum, portanto, o usuário ser impactado pelos posts de quem ele mais se relaciona na rede social.
Independentemente de quem seja, se um amigo ou marca, quanto mais interações acontecerem, mais o Instagram vai selecionar publicações dessas pessoas para o feed de quem está interagindo com elas.
Dicas preciosas para alavancar seu perfil no Instagram com base no algoritmo do Instagram
Agora que você já sabe o que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona, está na hora de aprender a usá-lo a favor das suas campanhas de marketing de conteúdo dentro da plataforma.
- Comente em outros posts
O que você acha de curtir os comentários dos seus seguidores, comentar nos posts deles e provar a essas pessoas que você genuinamente se interessa por elas?
Essa é uma ótima estratégia para conquistar novos seguidores e ainda impulsionar o algoritmo do Instagram. Pense além do perfil da sua marca!
- Utilize hashtags populares entre os usuários do seu segmento
Hashtag é um termo relacionado a assuntos ou discussões que se deseja indexar nas redes sociais. Quando publicadas, transformam-se em hiperlinks que direcionam os usuários para uma página com outras publicações alusivas ao mesmo tema.
Elas costumam variar de acordo com o setor ou nicho de mercado, mas são facilmente identificáveis. Por exemplo, empresas que trabalham com marketing digital, como a Gentileza, provavelmente usarão #google, #marketingdigital e #inboundmarketing.
- Incentive o engajamento via Stories
Os Stories são imprescindíveis para ter bons resultados no algoritmo do Instagram. Eles possuem vários recursos e ferramentas que não estão disponíveis no feed, nos reels ou na bio.
Para alavancar seu engajamento no seu perfil do Instagram por meio dos Stories, você pode repostar stories de outros usuários ou criar adesivos interativos para incentivar as respostas.
Considerações finais
Você viu que, para fazer um Instagram de sucesso e ganhar seguidores, é preciso tempo, dedicação e comprometimento com os seus resultados.
Quando você conhece a forma como o algoritmo do Instagram funciona, seu trabalho para manuseá-lo a seu favor fica muito mais simples e intuitivo.
Não trate o algoritmo do Instagram como seu inimigo, mas sim como um possível aliado. Afinal, se você usa o Instagram comercialmente, já deve ter percebido que não basta apenas postar. Seus seguidores querem mais, cabe a você fazer essa entrega.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.