Aprenda algumas estratégias para aumentar os acessos da sua loja virtual utilizando marketing para e-commerce.
Ter uma loja virtual possui uma série de benefícios tanto para quem vende, quanto para quem compra. Mas, apesar de prático para administrar, manter o número regular de acessos e vendas requer alguns atributos para se destacar em meio a milhões de sites.
Os atributos podem ser reforçados através do marketing para e-commerce, uma série de estratégias usadas para garantir os acessos, aumentar o alcance da página e garantir o tão almejado first place(Primeiro lugar) na página 01 do Google e demais ferramentas de buscas.
Para entender melhor sobre isso, continue a leitura do texto e aplique para reforçar o seu marketing para e-commerce:
Qual a importância do marketing para e-commerce
Pesquisas feitas pela OpinionBox (que produz dados a respeito do consumo e comércio), apontam que mais de 80% dos brasileiros preferem fazer compras online. E nos últimos anos, a venda de produtos de giro rápido (como alimentos), aumentou em 47%.
Os dados mostram que, mais do que nunca, a presença online é essencial para o sucesso de uma loja. Mas, para enfrentar os milhões de sites concorrentes por aí, é preciso vencer uma batalha digital em meio a milhares de ofertas e uma demanda quase infinita. Pensando nisso, produzimos este conteúdo para ajudar você!
Como deve ser um marketing para e-commerce
Um lema que deve estar junto de qualquer empreendedor é que, quando uma venda é feita, ela não acaba quando o cliente efetua o pagamento e retira o produto.
Isso quer dizer que há um encantamento do cliente antes, durante e depois da venda. Para que ele compartilhe a experiência e volte outra vez.
Sendo assim, o marketing para e-commerce deve focar em entender quais são as “dores” do cliente e oferecer o melhor produto e serviço. Além disso, deve-se focar no pós-venda de maneira leve, descontraída e humanizada para mostrar que a empresa se importa com ele.
Confira a seguir 10 dicas que irão te ajudar neste processo!
10 estratégias para marketing para e-commerce perfeito
Uma das maravilhas da internet é poder ter em mãos uma gama de possibilidades para se destacar no comércio eletrônico. Usando as estratégias de marketing para e-commerce abaixo, teremos certeza que seu negócio vai estar rumo a um novo nível do mercado digital.
Confira quais são as estratégias de e-commerce:
- Marketing de Conteúdo;
- Publicidade paga;
- Otimização de mecanismo de Pesquisa (SEO);
- Marketing Omnicanal;
- Venda Direta nas Mídias Sociais;
- Use o Google Shopping;
- Retargeting e Remarketing;
- Marketing de Influência;
- Vendas relâmpago;
- Otimização para compras Mobile;
1- Marketing de Conteúdo
O Marketing de conteúdo é um tipo de estratégia de marketing para e-commerce voltado não para a venda de um produto em si, mas sim, com a intenção de estreitar laços com o usuário. É uma excelente forma de apontar os valores e identidade da marca.
Alguns exemplos desse tipo de abordagem são blogs, WordPress, stories no instagram, presença no tiktok, publicações sobre datas comemorativas e qualquer assunto que não fale diretamente sobre um produto e que possa servir até para não-clientes mas que possam vir a ser.
2- Publicidade paga
O entra e sai de usuários no seu site e outros produz o que chamamos de tráfego digital. Esse fluxo costuma ser orgânico, mas quando há um investimento para atrair pessoas para um site, então estamos usando o marketing para e-commerce de tráfego pago.
Esse tráfego pode vir através de anúncios em outros sites, de publicidade em instagram de influence digital, disparo de e-mails para potenciais clientes e até o envio de brindes para quem realizou uma compra.
3- Otimização de mecanismo de Pesquisa (SEO)
O SEO é uma das estratégias fundamentais para prosperar um negócio online. Se você não conhece esse tema, sugiro que se aprofunde mais e comece a aplicá-lo em sua plataforma. Pois essa estratégia dirá se seu empreendimento está perdendo ou não boas vendas.
Com o SEO otimizado, você consegue perceber se a loja virtual está lenta, se as imagens utilizadas são pesadas demais, se há erros de gramáticas e uma série de outras métricas que impedem que o site chegue entre os principais resultados de buscas.
4- Marketing Omnicanal
O Marketing Omnicanal (que você deve encontrar também como Omnichannel), é uma forma de dar uma completa assistência para os possíveis clientes (leads). Dessa forma, é importante que a empresa esteja em diferentes locais em contato com o usuário.
Exemplo disso é a atuação em sites, aplicativos, redes sociais, eventos anuais e até no e-mail do cliente. Mas, acima de tudo, essa presença nas redes sociais devem conversar entre si, propondo os mesmos valores e abordagem.
5- Venda Direta nas Mídias Sociais
E, se a loja virtual é Omnichannel, muito provavelmente vai estar também nas redes sociais como Instagram e Facebook. Sendo assim, lembre-se de manter uma mini-loja virtual também nesses espaços que possuem toda a estrutura para tal.
Inclusive, vale lembrar, que as redes sociais são líderes de vendas virtuais e podem fazer até mais sucesso que um site propriamente dito.
6- Use o Google Shopping
O Google Shopping é uma mão na roda quando buscamos um produto que está em poucas lojas. É perfeito para o cliente comparar preços entre vários empreendimentos e se sentir mais assistido pelas empresas.
Logo, integrar o Google Shopping com sua loja virtual é outra interessante estratégia de como fazer marketing para e-commerce.
7- Retargeting e Remarketing
Essa outra estratégia de marketing para e-commerce diz sobre a capacidade de adaptação da empresa. Enquanto o Retargeting busca apresentar o produto para leads que não pertencem ao público alvo, o Remarketing é a retratativa de uma venda que não foi feita, mas agora com uma nova abordagem.
A estratégia é aplicada de forma a aumentar o alcance do produto em pessoas que nem pensavam que precisavam dele e também para conseguir uma segunda tentativa com aquele cliente que não gostou da abordagem anterior.
8- Marketing de Influência
Como o próprio nome já diz, essa estratégia de marketing para e-commerce age através de parcerias com pessoas influentes e até outras marcas. Está inclusa tanto em técnicas de SEO como de tráfego pago.
Mas atenção, não busque qualquer pessoa para divulgar o produto. É mais vantajoso escolher alguém que de fato o usaria e até já faz uso dos seus produtos. É preciso trazer verdade nesse tipo de abordagem.
9- Vendas relâmpago
As vendas relâmpago, como todo mundo conhece, é uma forma de atiçar o cliente em momentos inesperados. Nesse momento há uma enorme porcentagem de pessoas que estão com alertas eletrônicos ativados para quando uma boa oferta surgir.
E aqui não tem segredo, saldões, cupons, e descontos sempre dão bons resultados e ajudam a se livrar de um estoque antigo.
10- Otimização para compras Mobile
Para quem está trabalhando com abordagens omnichannel, precisa se lembrar que a maior parte das compras são realizadas através do smartphone. Por isso é preciso ter canais de acesso que estejam ajustados para diferentes tamanhos de telas.
O interessante é que, além das redes sociais e apps, alguns sites de temas para WordPress já possuem autoajuste disponível. Assim o site consegue apresentar o mesmo resultado estando em um notebook, tablets e celulares.
Conclusão
Vender pela internet tem tudo para dar certo. E não é atoa que as lojas estão migrando cada vez mais para o virtual. Por isso mesmo é preciso oferecer, além dos produtos, uma experiência completa para o usuário e sobressair-se perante a concorrência.