Tanto o design quanto a técnica utilizada de copy para landing page são extremamente importantes.
É por meio desses detalhes, que inicialmente parecem tão pequenos, que se torna possível convencer um simples lead a se tornar um cliente fiel, ampliando a taxa de conversão de uma página de vendas.
No entanto, é muito comum que algumas pessoas desconheçam essas técnicas e não saibam utilizá-las a seu favor. Por isso, conheça, abaixo, tudo o que é necessário assimilar sobre técnicas de design e copy para deixar a sua página de vendas ainda mais atrativa e com uma excelente conversão.
Afinal, o que são landing pages?
As landing pages nada mais são do que “páginas de entrada”. Ou seja, é aquela página que será acessada pelo visitante antes mesmo de chegar ao produto ou serviço de interesse. Isso significa que ela precisa ser atrativa o suficiente para que uma pessoa que está passagem clique no botão de call to action.
Os elementos presentes nessas páginas são poucos, trazendo apenas informações extremamente relevantes como, por exemplo, os benefícios de adquirir determinado produto. As páginas são criadas estrategicamente para realizar a conversão de visitantes, promovendo-os a clientes em potencial. Por isso, os textos devem ser persuasivos.
Site e landing page: tem diferença?
Sim, tem diferença entre site e landing page. A página de entrada tem como principal função converter os leads e o site traz um conteúdo mais completo, com informações diversificadas e uma dezena de menus para que os visitantes possam navegar de maneira prática, obtendo todos os dados que desejar.
Sendo assim, quando se fala sobre estratégias digitais, é necessário que um site tenha foco principal em SEO, visando ser facilmente encontrado pelos visitantes. Já a landing page precisa ter CTA’s chamativos, capazes de induzir um leitor a clicar no botão e comprar o que está sendo oferecido naquele momento.
Design e copy: como melhorar?
Afinal, como melhorar o design e a copy para a sua página de vendas? Confira, abaixo, algumas dicas indispensáveis para garantir total controle sobre a taxa de conversão e, também, para melhorar a sua landing page sem precisar de ferramentas extravagantes.
Títulos impactantes
Uma das formas mais eficientes de conseguir convencer o seu leitor, e utilizar as estratégias corretas de copy, é criando títulos de grande impacto. Isso quer dizer que será necessário criar frases diretas, mas que ao mesmo tempo chamem a atenção de quem está lendo e tem curiosidade sobre o produto ou serviço oferecido.
Uma boa dica é aplicar uma “proposta de valor” ao seu título e, ao mesmo tempo, adicionar uma chamada com impacto no subtítulo. Dessa forma, torna-se possível ampliar as chances de manter o leitor curioso e, consequentemente, direcioná-lo até o call to action para realizar a conversão completa.
Imagens atrativas
Na parte de design, é possível utilizar imagens atrativas e que estejam diretamente relacionadas com o tema da landing page. Inclusive, há como descobrir como fazer landing page no Canva para gerar designs exclusivos e que ofereçam uma facilidade de acesso para os visitantes.
A maior parte dos usuários da internet preferem algo mais visual, sendo necessário buscar elementos que componham bem o tema e, ainda, sejam capazes de explicar a proposta daquela oferta. Sendo assim, separar um tempo e uma quantidade de dinheiro para investir nisso é praticamente indispensável.
Formulários práticos
Os formulários que apresentam mais praticidade são ainda melhores para os visitantes que têm pressa. De nada adianta enchê-los com perguntas que não terão tempo, ou interesse, de responder. Por isso, apenas os dados relevantes e indispensáveis devem constar nas lacunas.
O ideal é que estejam presentes informações como nome, e-mail e número de telefone. Então, quanto mais prático for o formulário apresentado aos visitantes, maiores serão as chances de obter sucesso no momento de converter leads em clientes em potencia.
Como deixar a sua landing page otimizada?
Ainda que possa parecer uma missão quase impossível, há como adotar algumas estratégias para fazer com que a sua landing page esteja otimizada e pronta para receber visitantes a qualquer momento. Afinal, utilizar copy e design poderá fazer toda a diferença para quem quer uma boa conversão.
Confira, abaixo, as principais dicas e mantenha sua página de entrada sempre em alta.
1. Testes A/B
Os testes A/B são essenciais para quem deseja aumentar a taxa de conversão. Por meio deles, é possível escolher um elemento em específico, de maneira individual, para realizar um teste. Dentre os elementos mais comuns que são testados, temos:
- cor do CTA;
- imagens;
- título;
- descrição;
- texto do CTA;
- forma de disposição dos elementos.
São muitas as possibilidades de testes e é ideal que eles sejam colocados no ar para conseguir compreender qual das escolhas possibilitou uma maior conversão para a página. Assim, ficará mais simples saber onde apostar e o que pode ser descartado no momento de elaborar uma estratégia.
2. Formulários inteligentes
Os forms inteligentes, como também são conhecidos, ajudam, e muito, a melhorar o relacionamento entre uma empresa e os seus visitantes. É por meio das informações compartilhadas por eles que se pode ter um parâmetro acerca das estratégias a serem utilizadas para estimular a conversão.
Sendo assim, após algum tempo, caso deseje que algum visitante seja “reconvertido”, basta deixar que alguns campos dos formulários já fiquem preenchidos para tornar a conversão ainda mais simples, sem a necessidade de repetir dados e conseguir solicitar novas informações para buscar estratégias.
3. Mobile friendly
Por fim, ainda há a opção de utilizar o mobile friendly, ou seja, otimizar a utilização de um site para os dispositivos móveis, especialmente para celulares. Afinal, a maior parte dos usuários da internet estão conectados por meio de seus smartphones e desejam praticidade para continuar acessando conteúdos.
O design e copy são estratégias importantes que precisam ser observadas no momento de criar uma landing page. Por isso, as dicas passadas neste artigo são essenciais para melhorar a qualidade das informações oferecidas ao público. Comece a investir nessas duas áreas para melhorar a taxa de conversão.