A segurança é um dos principais motivos para procurar um condomínio para morar ou para trabalhar. Afinal, os prédios residenciais e comerciais oferecem diversos tipos de equipamentos que afastam as pessoas mal intencionadas, que procuram pontos frágeis para uma invasão.
Por isso, o uso de câmeras, cercas elétricas e até mesmo cães devidamente treinados são colocados à disposição dos condôminos, garantindo pelo menos a sensação de segurança que tais equipamentos passam.
Atualização da portaria condominial em segurança
Para poder entrar em qualquer ambiente devidamente segurado, é preciso, antes de mais nada, passar por um controle de acesso disponibilizado logo na portaria.
Há condomínios que oferecem dois tipos de entrada: um para moradores e visitantes, outra destinada exclusivamente para entregas de produtos e serviços. Isto facilita o reconhecimento de quem entrou no recinto e qual o objetivo da estada no local.
Para os moradores, há algumas facilidades disponíveis que facilitam o acesso ao condomínio. O uso de uma fechadura eletronica, que tem a abertura realizada por meio de uma senha ou de um dispositivo como um cartão eletrônico, é um dos itens mais comuns que o mercado de segurança predial oferece atualmente.
As catracas eletrônicas também facilitam a entrada de visitantes e moradores, permitindo que o acesso seja realizado apenas em locais devidamente indicados.
Em condomínios muito grandes, é possível fazer a instalação de uma camera de segurança para cada ponto, cobrindo toda a área sob a responsabilidade da equipe que trabalha no local. Estas câmeras podem ser instaladas no entorno dos prédios, nas áreas comuns, como quadras poliesportivas e piscinas, corredores sociais, recepção e garagem.
Tudo isso pode ser acompanhado de uma sala, com profissionais que monitoram dia e noite todos os ambientes. Em caso de necessidade, as imagens podem ser disponibilizadas para autoridades competentes e utilizadas no trabalho pericial.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, é possível até mesmo dispensar a mão de obra no local. Isso porque empresas de segurança têm investido em equipamentos que dispensam vários funcionários, instalando nos condomínios um software de portaria virtual, atendendo diversas entradas com um número mínimo de funcionários.
Contar com esse tipo de facilidade reduz custos para os moradores e permite um acesso seguro e agilizado, com a instalação de equipamentos que fazem a leitura de biometria, ou uso de chaveamento eletrônico, por meio de cartões magnéticos.
A garagem também tem um sistema de entrada facilitada, com o uso de tags, com sistema anti-clonagem e leitura de placas que possuem códigos de barra.
Outras vantagens que podem ser destacas são:
- Redução do passivo trabalhista;
- Evita a rendição de porteiros por criminosos;
- Equipamentos tecnológicos à serviço da segurança;
- Serviço disponível por vinte e quatro horas, ininterruptamente..
Este tipo de atualização na segurança oferece diversas vantagens, não só para os condôminos, mas também para as empresas que oferecem este serviço.
A qualidade das filmagens das câmeras é muito superior das que eram disponibilizadas há algum tempo atrás. Com isso, a identificação das pessoas é realizada de forma muito mais eficaz. O uso de tecnologia avançada, como leitores de biometria e íris, já são bastante comuns, facilitando o acesso dos moradores e elevando o grau de segurança em todos os sentidos.
Até mesmo o uso de áreas comuns, como piscinas, quadras e salões de festas, podem ser agendados por meio de programas de computador, oferecidos pelas empresas de segurança.
A prestação de serviços, como síndico profissional e mão de obra especializada em limpeza também é facilitada por empresas especializadas neste tipo de serviço.
Profissionais preparados e bem equipados
Apesar da facilidade que a tecnologia proporciona, alguns serviços devem ser realizados por mão de obra especializada, devidamente preparados para atender as demandas que o serviço exige, com equipamentos desenvolvidos para manter a ordem em ambientes que são de uso comum.
Por isso, os condomínios que contratam empresas para prestar os devidos serviços de segurança e limpeza devem exigir todos os documentos obrigatórios para uma empresa que se dispõe a fornecer este tipo de trabalho.
Para todos os funcionários, deve-se exigir o exame clínico admissional, garantindo que tudo está em ordem e que poderá exercer a função de maneira correta, conforme a contratação estipulada entre as partes.
A empresa também deve fornecer equipamentos de trabalho, tanto para a área de segurança, quanto para a equipe de limpeza, conforme normas e regras determinadas pelo órgão de fiscalização do trabalho.
Em alguns casos, também é preciso fornecer às funcionárias um abadá personalizado feminino, junto com calçados especiais, para que possam realizar as tarefas de limpeza com produtos químicos e ter à disposição equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras.
Preparados e bem equipados, os funcionários irão zelar por todos os serviços, com dedicação e carinho devido.