Cada vez mais os investimentos em seguranças estão sendo tratados como primordiais em empresas dos mais diversos ramos. Isso ocorre porque a satisfação em saber que seus investimentos e consumidores estão em segurança faz toda a diferença no mercado. Além disso, os colaboradores ficam muito mais eficientes ao se sentirem mais seguros no local de trabalho.
Para facilitar esse benefício, empresas estão investindo em programas que garantam o maior conforto e segurança aos trabalhadores.
Por exemplo, o programa PPRA (programa de Prevenção de Ricos Ambientais) tem o objetivo de proteger os trabalhadores em relação a riscos de acidentes envolvendo o ambiente de trabalho.
Essa lei foi criada nos anos de 1990 para prezar um ambiente de trabalho muito mais seguro ao funcionário, uma vez que todo ambiente de trabalho oferece certos e específicos riscos que necessitam de prevenção para não ocorrer graves acidentes.
Por isso, todo o trabalhador precisa ter um PPRA em São Paulo, ou outra cidade, que seja definido por profissionais da segurança do trabalho e da medicina ocupacional com o objetivo de assegurar que, durante todo o expediente, existem regras adequadas que estabelecem as melhores condições para evitar riscos de acidente no trabalho.
Assim, é possível conter qualquer acontecimento que prejudique o trabalhador pelas práticas constante no trabalho.
Para especificar, o plano desse programa é executado da seguinte forma: o técnico de segurança do trabalho fará uma supervisão juntamente com o engenheiro de segurança e, assim, fará um levantamento da empresa com o intuito analisar os riscos ambientais.
Nesse sentindo, o profissional fará um relatório apresentando todas as características da empresa por meio de avaliações da iluminação de emergencia contida na empresa, presença de ruído e calor.
No documento ainda constam riscos físicos, químicos, biológicos ou locais com probabilidades de acidentes diversos.
Assim que todo esse processo for executado, será realizado, em conjunto, o monitoramento, planejamento e cronograma com o objetivo de diminuir e eliminar qualquer risco encontrado.
Sendo assim, a empresa precisará indicar alguém para fazer acompanhamento necessário.
Documentação AVCB
Além disso, os documentos necessários para a garantia de que o ambiente de trabalho não esteja com riscos de incêndios precisam ser apresentados por meio de um laudo de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar garantindo que o ambiente continha as condições de segurança contra incêndio no momento da visita.
Esse documento é extremamente necessário, pois se trata de um certificado que assegura que as estruturas e elementos técnicos estão nas melhores condições para evitar riscos de incêndio.
Há casos específicos que o AVCB é obrigatório,como em construções e reformas, mudança de ocupação, realização da amplitude do local, regularização de edifícios e áreas de risco e construções provisórias como cirsos e eventos.
Já para residências exclusivas unifamiliares e locais com pavimento superior de ocupação mista não há obrigatoriedade desse documento.
Além do AVCB, também é necessário o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiro) que atesta que a edificação foi considerada de baixo potencial de risco à vida ou ao local.
Ou seja, é o comprovante de que foi concluído com êxito todo o processo envolvendo a segurança contra incêndio de uma estrutura.
A eficácia do CLCB é a mesma do AVCB com o objetivo de comprovação e regularidade do edifício ou ambiente de trabalho.
Da mesma maneira que o AVCB, o CLCB possui casos específicos para a sua solicitação como se houver de GLP (Gá Liquefeito de Petróleo) é preciso que ele possua no máximo 90 kg de gás. Contudo, não é permitido qualquer outro tipo de gás inflamável, além da anotação de responsabilidade técnica (ART), entre outros casos.
Há outras exigências como a renovação dos documentos. Muitas pessoas perguntam como renovar CLCB, mas basta ir até o Corpo de Bombeiro para solicitar a visita.
Vale destacr que tanto o AVCB quanto o CLCB tem período de validade da vistoria, que vai variar com a função do local e especificidades do ambiente.
Ferramentas contra incêndio
Para que a empresa ou edifício não precise passar por algum tipo de imprevisto ou irregularidades, há produtos altamente tecnológicos para diminuir os riscos de incêndio ou ainda combater o principio de fogo e preservar a integridade das pessoas que estão no local.
Entre os principais equipamentos de segurança para incêndios estão:
- Alarmes de incêndio;
- Detector de fumaça;
- Sprinkles;
- Hidrantes;
- Mangueiras;
- Saídas de emergência;
- Sinalizações e iluminações adequadas.
Com relação ao alarme de incendio, por exemplo, atualmente há modelos que possui sistema wireless que apresentem fácil instalação e manutenção, além de um funcionamento exemplar.
Além disso, o extintor de incendio ainda é uma das melhores ferramentas em casos de incêndios, sejam grandes ou pequenos focos.