Você que tem ou administra uma empresa pequena e ainda não adotou um relógio de ponto eletrônico, sabia que pode estar perdendo tempo e dinheiro?
Pois é, mesmo que você conte com um quadro de funcionários bem pequeno, eles são indicados para empresas de qualquer porte pois, oferecem uma série de vantagens.
Relógios de ponto: o que são?
Os relógios de ponto são equipamentos que registram os horários de entrada e de saída dos funcionários para que a empresa tenha essas informações sempre em mãos.
É com eles que a empresa pode assinalar faltas, atrasos e esquecimentos de forma correta, justa e precisa.
É importante levar em consideração que, para empresas com mais de 10 funcionários, o controle de horas se torna obrigatório. Para empresas com menos colaboradores, é facultativo. Mas, ainda sim, é bastante recomendado.
Uma das soluções mais utilizadas por empresas pequenas são os livros de pontos, solução bem arcaica, pois as pessoas pensam que não vale a pena fazer o investimento em um relógio de ponto para lugares com poucas pessoas.
No entanto, para qualquer empresa, é indicado fazer o controle de ponto. E por que não otimizar esse processo e deixá-lo mais simples?
Vantagens
O controle feito com um relógio de ponto eletrônico é benéfico tanto para as empresas quanto para os funcionários.
Para a empresa, é uma solução para se ter um maior controle interno, de forma que ela se resguarda contra processos trabalhistas movidos por pessoas agindo de má fé, além de ajudar na identificação dos funcionários e controle de acesso.
Para os trabalhadores, é útil porque, assim, eles conseguem comprovar seus horários, pois um relógio de ponto registra todos esses dados.
Uma maneira prática e segura de ter esse controle é com um relógio de ponto eletrônico, por exemplo.
Com um deles você conta com um software que faz todo o trabalho pesado de registro de jornada de trabalho para sua empresa, inclusive os cálculos necessários para a gestão de jornada de trabalho e ainda emite esses dados em relatórios.
Isso é muito útil para o RH de pequenas empresas, especialmente se você considerar que nas empresas menores geralmente essa função é exercida por uma pessoa que não exerce esse cargo com exclusividade, cuidando de outras coisas.
Ou seja, o relógio de ponto em pequenas empresas ajuda a poupar e otimizar o tempo.
O melhor modelo de relógio de ponto
Atualmente, são usados dois tipo de relógio de ponto eletrônico: o primeiro é feito com catracas, cartão ou crachá de identificação com um código de barras ou QR code.
O outro é o ponto biométrico, feito através da impressão digital, uma opção mais moderna e econômica, já que não é necessário confeccionar os cartões e crachás.
Eles tendem a ter um custo elevado, ainda mais se você pensar que muitas vezes é necessário emitir segundas vias.
As marcações de ponto são armazenados na memória do equipamento, que precisa ser inviolável e, assim, eles podem ser consultados quando for necessário.
Achou o nosso post sobre relógio de ponto útil e esclarecedor? Que tal deixar um comentário abaixo? Aproveite e deixe também as suas sugestões de assunto. Até a próxima!
Texto desenvolvido pro Cia Web Sites