Cada vez mais inovações têm chegado à vários nichos de mercado, desde profissionais como advogados, dentistas e a venda de persiana. Por isso, fizemos uma pesquisa e separamos para você as melhores tendências de negócios 2020.
Novas tendências e mercados surgem todo dia, novos estilos de gestão são aplicadas junto a novas metodologias empreendedoras e novas ideias que se apresentam para o futuro. Dessa forma, precisamos nos atualizar sempre para acompanhar estas inclinações.
Não se pode mais ignorar as novidades e fazer sempre tudo à moda antiga, principalmente quando lidamos com mercados cada vez mais competitivos e público com demandas específicas.
Novas tendências de mercado
As tendências de negócios 2020 estão muito ligadas ao digital, com cada vez mais interação entre comerciantes/empreendedores e clientes de amplo leque de possibilidades para apostar nos serviços online.
Segundo uma pesquisa da Criteo (análise do e-commerce no mundo), o mercado de vendas online está crescendo rapidamente, especialmente no setor de mobile. E a mesma pesquisa apontou um aumento de 22% no consumo através de aplicativos.
Então, uma tendência para se anotar é: crescimento do mercado mobile e compras online através do celular. Empresas como Magazine Luiza, Natura e Netshoes investem e continuarão investindo muito em apps com interface otimizada.
E a boa notícia para nós é que, neste cenário, a América Latina desponta como um dos melhores mercados para as vendas online via smartphone.
Outra tendência forte é a economia compartilhada. O conceito abrange empresas como a Uber, Booking e Quinto Andar, que facilitam o processo de aluguel de produtos/serviços/imóveis.
Essa expansão acontece por conta de uma mudança social. Antes, as pessoas priorizavam por comprar a casa dos sonhos, o carro do ano, hoje isso mudou e elas preferem alugar ou usufruir por tempo determinado serviços/produtos ao invés de comprá-los.
E se pensarmos nessa mudança de hábitos, podemos entender o que as pessoas procuram e como você pode alcançar clientes. Se juntarmos as duas prospecções de negócios para 2020 citadas, podemos exemplificar com várias empresas bem sucedidas.
O iFood, por exemplo, é uma empresa que está completamente inserida no mercado mobile, já que atende exclusivamente através de aplicativo.
Atende também uma demanda que apesar de não oferecer aluguel de nada, poupa tempo das pessoas que preferem não cozinhar e nem fazer compras no supermercado físico. Você consegue compreender o que está acontecendo?
A ausência de necessidade de comprar para ter sempre, não existe mais. As pessoas compram para usufruir naquele momento, com intuito de sair mais em conta ou poupar tempo e ao mesmo tempo satisfazer suas necessidades.
Como a tendência pode mudar o negócio de um empreendedor
A tendência sempre vai estar ligada a aspectos sociais, que por sua vez também são influenciadas por inovações tecnológicas e pelo mercado.
Um estudo aprofundado ainda não conseguiu explicar com precisão quem de verdade guia a quem, neste caso, mas são três pilares diretamente relacionados.
E quando falamos de tendências de negócios 2020, precisamos falar deles para entender como podem trabalhar a favor dos empreendimentos.
Um empreendedor é aquele que precisa acompanhar essas evoluções e inovações, já que esse termo surgiu da necessidade de colocar em prática as reais necessidades do consumidor, aliados ao produto comercializado.
A mudança pode vir a partir de pequenos detalhes, como começar a atender sua clientela de forma online, pelo WhatsApp e outras redes sociais. Ou revolucionar seu mercado físico, transformando-o também em e-commerce ou inserindo-o em um marketplace.
As startups são um maior exemplo de tendências mundiais de negócios.
Elas além de criarem novas esferas organizacionais que permitem que o funcionário seja visto como verdadeiro colaborador da empresa, instituem também novos produtos/serviços (físicos ou não) que acompanham as inovações e revolucionam os que já existem.
A Nubank é um exemplo clássico disso. Ela trabalhou em cima de um serviço que já existia (no caso os bancos), pegou uma tendência do mercado (migração para os serviços online) e focou em resolver as dores das milhões de pessoas insatisfeitas com bancos físicos.
Bingo! Quase que através de uma fórmula mágica, se tornam um case de sucesso.
Como estudar as tendências de mercado ou novos negócios
Para estudar as tendências de mercado e novos negócios, é necessário traçar inicialmente um objetivo. Se você já tem um mercado de atuação e deseja aprimorá-lo cada vez mais, pode começar segmentando os interesses de acordo com o seu consumidor.
Agora, se a sua intenção é investir em um novo negócio, mas ainda não sabe em que segmento, o estudo vai ser mais amplo, levando em conta as melhores oportunidades do momento, mas também o quanto essa inovação é aceita pelo público.
Não se esqueça também que o mínimo de autoridade você precisa ter para começar em um mercado, pois mesmo que ele esteja no auge, super popularizado, não significa que vai ser fácil conquistá-lo.
Inclusive, uma tendência de estudos para 2020 – que está totalmente relacionado ao mercado- é que você estude o público-alvo que aquele nicho atende e quais são suas necessidades e hábitos para que a partir daí filtre as pesquisas, para achar o que há de mais novo.
Além dos mercados que já citamos acima, existem muitos outros que estão em expansão, como:
- Mercado Pet – o Brasil está em 4° lugar no ranking dos países que mais possuem animais de estimação.
- Alimentação saudável – cada vez mais as pessoas estão investindo em produtos naturais e orgânicos.
- Gamificação – é uma tendência de negócio para 2020, aplicada em diversos segmentos. O objetivo é aumentar o engajamento, facilitar o aprendizado, entre outros.
Enfim, essas foram as principais tendências para 2020. Esperamos que tenha conseguido ampliar suas ideias através desse conteúdo para começar o próximo ano garantindo excelentes oportunidades de negócio.
E a nossa dica especial é: tudo que fizer, faça com dedicação. As inovações são um grande empurrão para o sucesso, mas quando acompanhadas de dedicação e um bom trabalho, aumentam as chances de alcançar resultados incríveis.
Texto produzido por Cia Web Sites