A cozinha industrial e seus equipamentos

Ter um restaurante ou qualquer negócio no ramo alimentício não é fácil, afinal, são inúmeros detalhes que devem estar atentos para que tudo funcione de forma adequada e simples, como por exemplo a cozinha industrial deve ser bem equipada.

Um exemplo é o uso da mesa de açougue que não pode faltar nesse estabelecimento e caso aconteça de houver algum problema é necessário se desdobrar para que o negócio não venha sofrer prejuízos.

Mas, o ponto principal de um restaurante ou negócio alimentício sempre será a cozinha, afinal, ela é o coração de tudo, e sem ela os empreendimentos alimentícios não conseguiriam sobreviver de maneira adequada.

Para que tudo funcione de forma adequada é preciso que haja uma preocupação com os equipamentos da cozinha.

Isso porque uma cozinha industrial tem equipamentos que lidam com variados processos, ainda mais em restaurantes em que o cardápio é sofisticado e atua em diversos ramos.

Além do mais equipamentos bons permitem que o fluxo dos alimentos durante a preparação sejam mais eficientes e com menos dor de cabeça.

Cozinhar uma comida de qualidade, com alimentos de qualidade só será possível se houver equipamentos que acompanhem todo esse processos, caso contrário, os clientes estão sendo enganados e gastando seu cartão alimentação a toa.

Para que entendamos e saibamos quais são as ferramentas necessárias para que uma cozinha seja efetiva é preciso saber o papel da cozinha dentro de um estabelecimento alimentício.

A importância da cozinha

Nos últimos tempos bombou nas mais diferentes emissoras programas culinários, principalmente alguns focados em consultoria de restaurantes, e sempre foi identificado que o maior problema que era enfrentados pelo empreendimento estava na cozinha.

Era falta de equipamentos, falta de limpeza, falta de estoque na cozinha, ou seja, a cozinha é o centro de tudo, sem ela não há atendimento no salão, não há distribuição para outros clientes e por fim a coisa mais terrível, não há lucro, apenas dívidas que vão crescendo cada vez mais.

Por isso é de suma importância fazer o investimento nos equipamentos de cozinha, que podem ser vários, desde balcão expositor, até fritadeiras e fornos extremamente eficientes.

Equipamentos são essenciais para que seu restaurante se destaque da concorrência e vire referência nesse mercado que está em constante expansão.

Os principais equipamentos de uma cozinha industrial

Há inúmeros tipos de equipamentos dentro de uma cozinha e são variados dependendo da demanda existente, dessa forma, empresas de alimentação coletiva usarão alguns equipamentos e outras empresas usarão outras.

Porém, iremos falar de alguns equipamentos que são encontrados na maioria dos estabelecimentos alimentícios como restaurantes.

Fornos

Um dos principais elementos existentes dentro de uma cozinha industrial são os fornos. Os fornos permitem a feitura de diversos elementos além de auxiliar e muito no aquecimento da comida, permitindo que ela chegue quente ao cliente.

Há diversos modelos de fornos disponíveis no mercado, e há aqueles que se adequam mais ao seu modelo de negócio.

Falaremos aqui de dois modelos principais, que são o forno turbo e o forno combinado. O forno turbo tem esse nome por possuir uma ventoinha que faz com que ele espalhe o ar quente de maneira mais homogênea fazendo com que o cozimento seja mais rápido e mais uniforme, é muito encontrado nas padarias.

Já o forno combinado permite o cozimento de diversos elementos ao mesmo tempo com variadas formas e temperaturas de calor e vapor. Dessa maneira, podemos elencar como características principais dos fornos:

  • Aquecimento;
  • Cozimento;
  • Preparo de alimentos;
  • Otimização.

Câmara fria

A câmara fria para padaria ou açougue é uma opção para congelar insumos alimentícios. É geralmente um espaço amplo como um quarto todo climatizado. É ideal para congelamento de muitos produtos por tempos determinados pela lei.

Fogões

Não podemos esquecer deles, os fogões juntamente com os fornos são um dos elementos primordiais para o preparo dos alimentos de forma bastante eficiente. Na cozinha industrial há dois modelos preponderantes, o modelo de fogão de alta pressão e de baixa pressão.

O fogão de alta pressão não possui um equipamento chamado de regulador de pressão, de modo que o gás sai do botijão direto para o fogão. É ideal para fazer grandes quantidades de comida.

O de baixa pressão tem o regulador de pressão permitindo o controle da chama e é indicado para cozimento de precisão.

Dessa maneira vimos que os utensílios para cozinha industrial são imprescindíveis para um alimento gostoso.