A sociedade moderna tem algumas características que definem e influenciam diretamente em alguns comportamentos e demandas sociais. Algumas delas refletem diretamente na alimentação e como dedicamos o tempo a ela, como ir a restaurantes.
Assim, lanchonetes, bares e restaurantes são ambientes que passam a ser frequentados mais assiduamente, pois o tempo é algo valorizado e a alimentação é vista como algo necessário e ao mesmo tempo relaxante, no qual estar na companhia de amigos é valorizado.
Quando é necessário preparar esse alimento nem sempre as pessoas dispõem do tempo e dos conhecimentos culinários que o prato demanda, por isso, que os restaurantes são locais que sempre são frequentados pelos indivíduos, tanto pelo serviço quanto pela praticidade que ele apresenta no cotidiano da maioria das pessoas.
Diante dessa necessidade e procura pelos serviços, empreender nessa área é um bom investimento, mas, que assim como os demais, demanda:
- Tempo;
- Dedicação;
- Estudo;
- Esforço;
- Investimento;
- Ousadia para inovar.
Com essas características e ações, é possível alcançar o sucesso e os lucros nesse negócio. Além disso, algumas dicas são importantes para que o negócio opere de forma organizada e segura, abaixo, há algumas delas que podem ser aplicadas desde já no negócio.
Padronização em restaurantes
A padronização no atendimento confere qualidade e valor agregado ao estabelecimento, assim alguns detalhes que não demandam tanto investimento podem ser aplicados, dentre eles, há os uniformes profissionais que conferem mais profissionalismo e uma imagem melhor perante os clientes e consumidores.
Além disso, é necessário investir em um atendimento de qualidade, pois o modo como as pessoas se sentem no local interfere muito no processo de fidelização, pois, além de ter um qualidade no produto ofertado, o serviço, de forma geral, influencia na experiência e lembrança afetiva desenvolvida por cada pessoa, sendo, muitas vezes, até mais relevante que o próprio serviço ofertado.
Isto é, um local com serviço de excelência sempre sai ganhando. Mesmo que seu empreendimento ofereça pratos de ótima qualidade, se o atendimento deixar a desejar, é muito provável que os clientes não retornem.
Dessa forma, além de uniformes personalizados para empresas, é preciso investir na experiência e nas sensações humanas, ou seja, humanização do serviço, mesmo quando há vários processos automatizados.
Automação em restaurantes
Como mencionado no início do texto, o tempo é um “artigo de luxo” na sociedade contemporânea, por isso, a sua otimização é essencial.
Além de ter qualidade e agilidade, o restaurante precisa usar as ferramentas que facilitem os processos e o trabalho de seus colaboradores para incentivar e estimular um ambiente melhor e mais produtivo aos colaboradores.
Diante da necessidade da automação de alguns processos, o sistema de automação comercial apresenta diversas possibilidades e segmentações para atender de forma mais eficiente e rápida as demandas que surgem dentro desse mercado.
Mas os principais setores dentro de um restaurante que pode ser automatizado são:
- Estoque e logística,
- Atendimento no caixa
- Programas de processo de pedidos e fechamento de contas.
Essa automação confere mais qualidade e valor aos consumidores, que são atendidos de MANEIRA mais rápida e eficiente.
Outro processo que pode ser automatizado são as etiquetas para alimentos, quando os restaurantes atuarem com um sistema de entrega ou venda de produtos congelados.
Pois a etiqueta é um exigência legal que precisa informar o consumidor e, por ser um processo simples, a sua produção pode ser automatizada e ainda servir de estratégia de marketing e divulgação da marca de forma espontânea.
Equipamentos
Um investimento alto que o gestor de um restaurante precisa realizar é na compra de acessórios, equipamentos e móveis, aqui, a dica para economizar está na compra de itens que estão sendo revendidos, ou seja, usados, mas que estão em boa qualidade.
Alguns objetos, entretanto, precisam ser novos, como a bancada inox cozinha industrial, pois a sua aplicação será direta e constante em todos os preparos das refeições. Diante disso, é preciso ter a garantia do produto, bem como a sua facilidade para limpeza e manutenção.
Atualizações
Outra dica importante é que o empreendedor precisa estar sempre atualizado e informado para acompanhar as tendências e inovações do mercado, por exemplo, para os empresários que estão iniciando na área uma forma de economizar, é investindo na criação de um restaurante delivery, ou seja, que realiza as refeições para entrega sem que seja permitido comer no local.
Assim, há uma economia de custos, tanto de mão de obra quanto de gastos fixos como água, luz, energia e demais contas que são geradas ou aumentadas conforme aumenta o número de pessoas em determinados ambientes.