A forma como as empresas trabalham muda totalmente com o mundo digital. A área da saúde não ficaria de fora desse meio. Estar online ou offline é o ponto chave para ser encontrado, reconhecido ou, até mesmo, escolhido por um paciente.
Atender melhor seu paciente passa pela variável de estar presente onde ele mais está. Por isso, é essencial que os médicos e seus consultórios estejam conectados nesse mundo digital.
As estratégias de marketing digital para médicos estão totalmente ligadas com a eliminação de muitas dúvidas. Já pensou você consultar em um local que o deixe cheio de dúvidas? Com certeza, isso não é legal!
Por isso, ter materiais de apoio que completem a experiência antes e depois de consultar é essencial. Esses serão disseminados por meio digital. Independente do canal, é por meio online que eles podem ser encontrados.
Por isso, neste artigo vamos falar 4 dicas para médicos que querem entrar no mundo digital. Acompanhe a leitura e veja de que forma você pode construir mecanismos para ter uma forte presença digital para você e sua clínica.
1. Escolha as plataformas essenciais para você
Uma oportunidade de ouro para o seu negócio entrar no mundo digital é se apoiar diretamente nas plataformas digitais que são essenciais para médicos.
Mas, o que seria isso? Em outras palavras, é você saber que seu paciente, por exemplo, utiliza muito mais o Facebook e não é assíduo no Instagram.
Dessa forma, é muito mais interessante você estar com alta presença digital no primeiro e deixar o segundo como ponto de apoio para quem quer te conhecer.
Assim, o paciente já vai ter uma prévia de como será a experiência dele com relação a todo conteúdo que você divulga pelas chamadas redes sociais.
Além disso, outro grande apoiador de médicos que ainda não possuem nenhum contato com o meio digital é a criação de um site. Esse mecanismo é a principal forma dos pacientes encontrarem você.
Ainda mais, com o maior buscador, o Google, sendo utilizado em massa em todo o mundo. Uma dica se você tiver pouco tempo ou recurso para iniciar é escolher claramente os locais em que estará divulgando seu serviço. Isso é essencial para uma estratégia assertiva!
2. Fique ligado na experiência
Baseado no que falamos antes, fica claro que o paciente quer ter a mesma experiência que teve online no consultório. Ou na verdade, até melhor! Por isso, é importante que essa relação esteja amplamente conectada.
Assim, se você utiliza materiais educativos tirando todas as dúvidas do paciente é importante manter esse conceito em consultório. Assim, você irá transmitir uma experiência completa.
Cada vez mais, o essencial é a experiência. Ao chegar na clínica é importante que o atendimento seja impecável. Isso será o diferencial de outros médicos, no seu caso. Se você estiver no mundo digital e nos canais certos poderá oferecer um atendimento qualificado.
Mas, falando sobre o mundo digital, de nada adianta oferecer o melhor treinamento online, se você não dá todo suporte offline. Ter um ambiente agradável e uma consulta clara e objetiva é o complemento de um relacionamento unificado.
3. Paciente no centro de tudo
O segredo dessa etapa é colocar o paciente em primeiro lugar. Querendo ou não, ele é sua grande riqueza. Ter uma agenda cheia é essencial para qualquer clínica médica.
Por isso, entrar no mundo digital é o mecanismo para ter o paciente no centro de tudo. Ou seja, a ênfase é ambientá-lo antes da consulta e complementar as dúvidas presencialmente.
O seu contato prévio e até a presença nos canais de comunicação faz toda diferença. É essencialmente necessário mudar a forma como nos comunicamos, tanto médico com secretária quanto médico e paciente.
4. Foque na jornada do paciente
Bom, como você já deve ter percebido as expectativas e exigências dos pacientes estão cada vez maiores. Por isso, conheça a jornada do seu paciente para atendê-lo da melhor forma possível.
Ao falar sobre mudanças na área médica, você deve ter imaginado que íamos falar sobre máquinas de cirurgias. Evidente que, elas surgiriam para modificar a forma de atendimento e resolução de problemas.
No entanto, a tecnologia surge para ampliar os efeitos construídos em um bom atendimento.