Aprenda dicas de segurança para proteger as crianças de acidentes domésticos
Quem tem criança em casa sabe que os pequenos gostam de correr e se movimentar. Eles estão desbravando o ambiente à sua volta e não possuem maturidade para reconhecer os perigos.
Por isso, os pais devem redobrar a atenção e tomar medidas para manter a casa segura e prevenir acidentes. Além da supervisão constante, é preciso tomar medidas práticas, como proteger as tomadas e quinas dos móveis, comprar meia antiderrapante para evitar escorregões, entre outras.
Felizmente, as medidas de segurança são simples e trazem mais tranquilidade para os pais. Se você quer saber como evitar acidentes e deixar a sua casa mais segura, continue a leitura!
Coloque protetores nas tomadas
As tomadas são um chamariz para as crianças que querem colocar o dedinho em tudo o que lhes chama a atenção, principalmente se estão na faixa de 1 a 3 anos. Por isso, use protetores de tomada para evitar risco de choque.
Use travas em armários
A curiosidade faz com que as crianças queiram mexer nos armários. Por isso, travar as portas é importante para evitar prender os dedinhos. As travas também impedem que elas tenham acesso a objetos perigosos ou a produtos de limpeza.
Coloque portões de segurança nas escadas e na área da piscina
Escadas e piscinas são locais de grande perigo para os pequenos, que correm o risco de quedas graves e afogamento. As grades de segurança vão dar mais proteção, impedindo o acesso e trazendo mais tranquilidade para os pais.
Remova objetos pequenos e perigosos
Crianças pequenas, principalmente na fase oral, gostam de levar diversos itens à boca, e os objetos pequenos podem causar engasgo, portanto, devem ficar longe do alcance. Os objetos perigosos, pontiagudos ou que causam risco de corte, também devem ficar em locais de difícil acesso para não gerar ferimentos graves.
Coloque protetores nas quinas
As crianças ainda não têm coordenação motora formada, por isso, as quedas são comuns. Para evitar machucados, colocar proteção nas quinas das mesas, estantes, prateleiras e outros móveis com pontas é uma forma de reduzir o risco de acidentes.
Deixe remédios, produtos de limpeza e bebidas fora do alcance
Em casa é comum ter produtos que podem causar danos à saúde das crianças, como produtos de limpeza, remédios e até bebidas alcoólicas. Esses itens devem ficar em locais mais altos, como prateleiras ou armários fechados, os quais os pequenos não conseguem acessar.
Tampe o vaso sanitário e o balde
Evite deixar a tampa do vaso aberta, para evitar risco de afogamento ou que as crianças brinquem com a água do sanitário. Os baldes com água ou roupa de molho também devem ficar longe da vista. Além de ingerir água com produtos, os pequenos podem escorregar e cair.
Proteja as janelas e varandas
Essa medida é para quem mora em apartamento ou sobrado, onde os cuidados devem ser redobrados por causa do risco de queda. Existem telas de proteção específicas para isolar e evitar quedas que podem ser instaladas nas sacadas, varandas e janelas.
Deixe as plantas afastadas
Na curiosidade, as crianças podem acabar levando as plantas à boca e algumas delas podem provocar efeitos colaterais, por serem venenosas. O ideal é ter um espaço destinado a elas ou deixá-las em um local mais alto, longe do alcance dos pequenos.
Troque os pisos lisos por antiderrapantes
Se possível, troque os pisos mais lisos da casa por antiderrapantes, principalmente em áreas externas, como perto da piscina. No banheiro, você pode optar pelos tapetes antiderrapantes.
Deixe um tapete na área do box para evitar escorregões e quedas na hora do banho. Ainda, caso seja possível, instale uma barra lateral para apoio e nunca deixe as crianças pequenas sem supervisão nesse momento.