Ao falarmos sobre a refrigeração, um dos segmentos mais populares e valorizados do mercado atual é o de refrigeração industrial, pois ele assegura que o local mantenha uma ótima condição de temperatura para o desempenho de produtos, estocagem de produtos, como por exemplo a produção de alimentos e os medicamentos.
A manutenção do sistema de refrigeração deve ser constante, isso pelo fato de refrigerar componentes fundamentais.
Através do sistema de refrigeração industrial, o profissional deve estar sempre em alertar, voltado a sua atenção especialmente ao que chamamos de compressor, pois é o que mais está sujeito a falhas caso a manutenção não seja feita de maneira correta, ocasionado pelo calor em excesso e contaminantes no ambiente, ao fazer a manutenções e todas as limpezas corretas, você otimiza o desempenho de todo esse sistema.
O procedimento de limpeza em refrigeração
A limpeza do sistema de refrigeração possui um papel essencial na capacidade da montagem frigorífica, por exemplo, os condensadores sujos, geram enormes pressões e atingem de forma direta na eficiência do equipamentos, os filtros sujos trazem perdas de pressão não desejadas, ocasionando um trabalho ainda maior do compressor.
Um sistema limpo é aquele que não possui sujeira dentro ou fora das tubulações, além de se encontrar totalmente livre de umidade em todo o elemento que faz contato com o gás refrigerante. Grande parte dessas ocasiões podem ser evitados ao decorrer da montagem dos equipamentos, sendo realizado de maneira correta o processo de solda e vácuo, reduzindo a contaminação dos elementos com umidade dos resíduos sólidos. Um dos produtos de limpeza mais utilizado nesse caso é o R-141b.
Quais os atributos do fluído de limpeza R-141B na refrigeração?
Ótima solvência: acaba com todos os contaminantes ao dissolver a sujeira que se gera quando o compressor sofre uma combustão.
Alta densidade: possibilita arrastar, para fora do sistema, partículas de carbono e outros contaminantes, também vindas da combustão do compressor.
Inércia: inerte aos materiais de construção empregados em quase todos os sistemas de refrigeração.
Baixo ponto de ebulição: seu ponto de ebulição (32°C) possibilita a extração absoluta do sistema mediante a vácuo.
A limpeza com esse produto deve ser adotada em caso de sistemas que estão paralisados por um longo período exposto ao meio ambiente, antes de fazer as trocas no processo de retrofit ou a combustão do compressor e obstrução do sistema de refrigeração.
A importância dos testes e calibração
Em decorrência a vida útil da montagem frigorífica, os produtos de refrigeração são sujeitos a diferenciadas condições de cargas, altas temperaturas de câmera ou temperatura ambiente, em alguns casos é possível que seja perdido todo o gás refrigerante ou problemas com outros componentes. Para trabalhar de maneira adequada, é necessário que o sistema esteja calibrado conforme os períodos solicitados, levando em conta:
- Análise de carga de gás refrigerante e óleo;
- Calibração de pressostatos e proteções de sobre carga;
- Ajuste do superaquecimento;
- Observação da correta atividade de compressão e condensação;
- Verificação da programação de degelo.