Em um restaurante, bar ou lanchonete além do espaço de receber os clientes, conhecido como salão, o ambiente que mais precisa de atenção é a cozinha industrial.
A cozinha industrial tem layout e equipamentos (como o microondas profissional preço) adequados para grandes fluxos.
Esses equipamentos e layout permite que o dono do estabelecimento tenha qualidade e consiga entregar produtos com eficiência.
Existem equipamentos de diferentes formas e para cozinhas industriais de tamanhos variados. O importante é que a escolha dos equipamentos seja essencial para garantir que o trabalho seja feito e que os processos sejam seguros.
A cozinha é o coração de qualquer estabelecimento que trabalha com alimentos, afinal, é quando o cardápio se materializa e onde os pratos mais deliciosos saem para encontrar os clientes.
No decorrer desse texto entenderemos sobre o papel da cozinha industrial, os equipamentos que a compõe (que vão desde a prateleira para cozinha industrial até fornos de alta precisão).
O papel da cozinha industrial
A cozinha é a peça-chave em um estabelecimento que trabalha com alimentos, e não apenas pelo fato de que os pratos são preparados nesse ambiente, mas é onde toda a infraestrutura do restaurante está. É onde a comida vida armazenada, onde estão os utensílios e panelas.
Dessa forma, uma cozinha industrial precisa ter duas coisas: equipamentos que atendam de forma eficiente a demanda e possuir um espaço bem planejado para que as pessoas como chefs, garçons entram em saiam de forma organizada.
Arrumando a cozinha industrial
Equipar uma cozinha é um dos maiores gastos que um empreendedor do ramo de restaurantes terá, entretanto, se seu investimento for feito em equipamentos eficientes, permitirão o retorno em pouco tempo.
A lista dos equipamentos de cozinha são amplos e dependem do estilo da sua culinária. Assim, há equipamentos que precisam ter em todas as cozinhas como a prateleira cozinha industrial, facas e talheres, e equipamentos que são usados apenas por culinárias específicas como certos tipos de panelas e fornos e outros elementos.
Para que então a cozinha atenda toda a demanda é preciso conhecer os principais equipamentos disponíveis no mercado.
Equipamentos para cozinha
Há muitos equipamentos dentro de uma cozinha como:
- Fornos;
- Batedeiras;
- Refrigeradores;
- Fritadeiras;
- Descascadores.
Falaremos de alguns desses equipamentos que se adquiridos asseguram eficiência e qualidade à sua cozinha.
1. Fornos
Os fornos são muito importantes para o preparo da comida. São usados para cozimento e também para o aquecimento da comida.
Há fornos modernos e mais rústicos, e tudo dependerá do estilo de sua cozinha e do seu jeito de cozinhar. Os principais tipos de fornos encontrados são o turbo e o combinado.
O uso de ambos permitirá eficiência no preparo. O forno turbo permite que a comida seja uniformemente cozido e assado por conta da ventoinha que permite a circulação do ar. E o combinado consegue preparar diversos alimentos ao mesmo tempo.
2. Refrigeração
Os equipamentos de refrigeração são importantes para conservação dos alimentos e é uma das principais peças da cozinha. Há modelos, como o balcão refrigerado que é multiuso e pode ser usado como bancada inox cozinha industrial para apoio dos alimentos.
Além do balcão refrigerado é nessa categoria os freezers, que congelam os alimentos abaixo de zero, a câmara fria, para restaurantes grandes e geladeira comercial, usado para armazenamento de bebidas e alimentos no geral.
Segurança na cozinha industrial
Uma cozinha além de ser bem equipada com fornos, refrigeradores e estante de inox precisa atender as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para que todos os procedimentos sejam seguros.
Uma cozinha industrial apresenta muitos riscos, pois envolvem o uso de acas, panelas quentes, e a possibilidade do piso ser escorregadio. Por conta disso, é necessário seguir as normas de segurança para uma cozinha eficiente e segura.
1. Arrume o espaço
Construa um bom layout que permita a circulação correta dos profissionais e que atenda as normas. O espaço precisa permitir além da circulação um espaço de segurança de lugares quentes.
Coloque em locais seguros os utensílios cortantes, e invista também na contenção dos resíduos, como a instalação de caixa de gordura aço inox, latas de lixo e trituradores de resíduos.
2. Tenha ferramentas de qualidade
Como tratamos no tópico sobre equipamentos, ter equipamentos e ferramentas de qualidade permite que a cozinha seja mais segura. Também invista em pisos antiderrapantes, e facas e utensílios com cabos ergonômicos, assim como quaisquer outros objetos.
3. Forneça equipamentos de proteção individual – EPI
Forneça EPI’s como luvas, aventais, sapatos e toucas para evitar queimaduras, cortes e escorregões.
Desse modo, tendo equipamentos de qualidade e atendendo as normas de segurança, a cozinha industrial será o grande trunfo de seu restaurante.