Dicas de como escrever uma notícia

noticia

É preciso prática e nem todos serão especialistas, mas se você seguir as diretrizes abaixo, poderá criar notícia efetiva sem muito estresse.

Os cinco “W” e o “H”

Este é o cerne de todas as notícias – você precisa saber cinco coisas:

Who? O que? Onde? Quando? Por quê? Quão?

Qualquer boa notícia fornece respostas para cada uma dessas perguntas.

Você deve perfurar isso em seu cérebro e eles devem se tornar uma segunda natureza.

Por exemplo, se você deseja cobrir uma história sobre um time de esportes local participando de uma competição, precisará responder a estas perguntas:

  • Quem é o time? Quem é o treinador? Quem são os jogadores de destaque? Quem são os apoiadores?
  • Que esporte eles praticam? Qual é a competição?
  • Onde está a competição? Onde a equipe está normalmente sediada?
  • Quando é a competição? Há quanto tempo eles estão se preparando? Existem outros fatores importantes no tempo?
  • Por que eles estão participando dessa competição em particular? Se é relevante, por que a equipe existe?
  • Como eles vão entrar na competição? Eles precisam arrecadar fundos? Quanto treinamento e preparação são necessários? O que eles precisam fazer para vencer?

A pirâmide invertida para notícia

Isso se refere ao estilo de jornalismo que coloca os fatos mais importantes no início e funciona “a partir daí”. 

Idealmente, o primeiro parágrafo deve conter informações suficientes para fornecer ao leitor uma boa visão geral de toda a história.

O restante deste artigo explica e expande no início.

Uma boa abordagem é supor que a história possa ser cortada a qualquer momento devido a limitações de espaço. 

A história funciona se o editor decidir apenas incluir os dois primeiros parágrafos?

Caso contrário, reorganize-o para que funcione.

O mesmo princípio pode ser aplicado a qualquer tipo de mídia.

Mais dicas para notícia

É sobre pessoas

As histórias de notícias são sobre como as pessoas são afetadas.

Na sua história esportiva, você pode dedicar algum tempo a se concentrar em um ou mais indivíduos, ou como está o moral da equipe ou como os torcedores estão se sentindo.

Tenha um ângulo de notícia

A maioria das histórias pode ser apresentada usando um ângulo específico ou “inclinação”. 

Essa é uma técnica padrão e não é necessariamente ruim – ela pode ajudar a esclarecer o objetivo da história e a focá-la.

Exemplos de ângulos que você pode usar para a sua história esportiva:

  • “A equipe enfrenta a competição nacional”
  • “O grande candidato a treinador do primeiro ano”
  • “A equipe local precisa de fundos”

Mantenha o objetivo da notícia

Você é completamente imparcial. Se houver mais de um lado na história, cubra-os todos.

Não use “eu” e “eu”, a menos que esteja citando alguém. Falando em citar…

Cite as pessoas

Por exemplo: “Estamos realmente empolgados com esta competição”, diz o técnico Bob Dobalina, “É a meta mais alta que já estabelecemos”.

Não fique florido

Mantenha suas frases e parágrafos curtos. Não use muita linguagem descritiva.

Quando terminar, analise a história inteira e tente remover quaisquer palavras que não sejam completamente necessárias.

Texto por WNWeb