A venda de produtos usados é uma ótima forma de desafogar o guarda-roupa e ainda ganhar um dinheiro extra. De fato, essa ideia ajuda muito em momentos em que se está precisando juntar dinheiro para algo específico, mas é preciso ter planejamento para as vendas darem certo.
Não importa se é um produto mais popular ou uma bolsa Chanel: de toda forma, é necessário ter em mente que o preço tem que ser mais baixo do que o praticado nas lojas. Caso contrário, a venda não acontecerá. Se você quer saber mais dicas sobre como vender produtos usados online, acompanhe o texto até o final.
Separar os produtos que estão em boas condições
Quem já fez compra em um brechó, por exemplo, percebeu que os produtos usados ali estão em boas condições, na maioria das vezes. Por isso, é necessário ser criterioso com relação às peças que serão anunciadas.
Não adianta tentar vender uma blusa que está desbotada ou um sapato todo descascado: os clientes não comprarão. É importante ter em mente: mesmo que se trate de um produto usado, ele deve estar em boas condições para o seu novo dono aproveitá-lo.
Para quem prefere criar um site
Hoje em dia, é bem simples criar um site do zero: basta usar plataformas como o Wix, por exemplo. Será preciso escolher o layout do site, criar um nome para ele e começar a colocar as fotos das roupas, acessórios e sapatos que serão vendidos.
Para quem está interessado em fazer vendas, é interessante escolher um site que se enquadre na categoria “e-commerce” ou “loja”. Outra opção legal é separar os produtos que serão vendidos e caprichar bem nas descrições.
Para divulgar o site de vendas, vale a pena pagar pelo serviço de anúncios do Google: a cobrança é calculada de acordo com o número de dias que se deseja contratar.
Se você quer anunciar o seu site de graça, opte pelos grupos do Facebook que são dedicados a vendas e anúncios. Deixe claro que se trata de um site próprio e que nele estão diversas peças usadas, mas em bom estado, que você gostaria de vender. É possível comercializar produtos simples ou de luxo, tais como bolsas Chanel ou de outras marcas.
Para quem prefere apps e sites de vendas coletivas
Se você não quiser criar um site próprio, pode se valer dos aplicativos e sites de vendas coletivas. Fazendo um cadastro (que costuma ser de graça), você poderá anunciar diversas peças usadas, lembrando que uma parte do valor da venda fica como comissão para o app ou site.
Um dos serviços mais conhecidos é o Enjoei: os usuários criam a sua própria lojinha, com o nome que desejam, e podem postar todo tipo de coisa para vender (há quem anuncie brincos, livros, saias, itens de decoração e muito mais). Os anúncios são sempre analisados pelo suporte do Enjoei antes de serem liberados.
Há um chat para que os clientes tirem dúvidas com os anunciantes e façam propostas. No entanto, o envio do produto pelos Correios precisa ter sempre a etiqueta da Enjoei, que é enviada pelo suporte por e-mail sempre que uma compra é fechada.
A OLX também é uma boa opção para quem deseja vender qualquer coisa, até itens caros como bolsa Chanel: o cadastro é de graça, também existe um chat e os anunciantes podem combinar de entregar as peças pessoalmente aos clientes que estão mais perto.
Para que o anúncio da OLX tenha mais visibilidade, você poderá escolher entre alguns planos pagos. Se não quiser, é só manter seu anúncio gratuito, mas com a consciência de que ele será visto por menos pessoas.
Outras plataformas muito interessantes de venda de usados online são o Mercado Livre e o Cansei Vendi.
Como tirar boas fotos dos produtos usados
Uma foto bem tirada pode ajudar muito a vender os produtos usados online. Inclusive, como os clientes não têm a opção de analisar esses produtos em mãos antes de comprar, é muito importante que as fotos sejam de qualidade e nítidas.
O ideal é colocar o produto em uma superfície plana e com a cor neutra: pode ser uma mesa de madeira, por exemplo. Atenção: é importante que o produto usado se destaque para que o cliente o enxergue bem. No caso de bolsas Chanel, será necessário apresentar os detalhes principais que demonstram a originalidade da peça.
Dessa forma, se a mesa é de madeira e o produto a ser vendido é um sapato marrom, vale a pena colocar uma toalha branca nessa mesa para que o contraste de cores destaque bem as características e detalhes do sapato.
A iluminação também faz a diferença para tirar boas fotos dos produtos: se possível, dê preferência por fotografá-los durante o dia, o mais perto possível das janelas. Isso porque a iluminação natural favorece a qualidade das fotos.
Não se esqueça de fotografar os produtos em vários ângulos para que o consumidor tenha uma ideia bem clara de como ele é.