A principal característica da indústria é a produção em massa e padronizada de todos os produtos, a partir dessa característica o mercado, para ter um diferencial criou também a lógica da exclusividade, por meio de produtos em edições limitadas ou personalizadas.
Integrando os dois conceitos, da exclusividade com a produção em massa as empresas impulsionam as vendas, fidelizam os clientes e atraem novos consumidores, por isso o investimento na personalização é crescente em todos os setores produtivos.
Aplicada em diferentes segmentos e estratégias de comunicação e marketing para promoção da marca e seus respectivos produtos e serviços, a customização, além do conceito de exclusividade, há também o de valorização do consumidor, por isso é importante compreender quando aplicar a personalização e seus possíveis resultados e mercado produtivo.
Tipos de produtos personalizados
Uma demanda desenvolvida pela lógica empresarial foram as empresas que confeccionassem os produtos personalizados que são utilizados como brindes e recordações aos clientes.
Uma das mercadorias que vem sendo produzidas com mais frequência são as almofadas sob encomenda.
As lojas responsáveis por essa produção desenvolvem produtos personalizados que são utilizados pelas pessoas com propósitos decorativos tanto nos ambientes residenciais quanto empresariais.
Dessa forma tudo é possível de ser escolhido pelo cliente:
- Quantidade;
- Medidas;
- Cores;
- Tipos de estampas;
- Tipos de tecidos.
Fazendo que a mercadoria atenda todas as demandas e necessidades do cliente com precisão e autenticidade, pois são modelos únicos.
Outro produto comercializado com frequência, a camisa masculina estampada bem como a feminina são facilmente moldadas e produzidas sob medida.
Podendo ser aplicadas para atender demandas profissionais ou pessoais, esse produtos são únicos, divertidos e diferenciados.
Além desses, há também copos, chinelos, canecas, canetas,agendas, chaveiros e demais produtos que são confeccionados por meio da personalização que podem ser aproveitados como estratégias de comunicação e promoção da marca ao mercado.
Construindo o espaço físico do empreendimento
Para produção e construção das lojas é preciso considerar dois espaços, o da exposição e da montagem, assim há alguns elementos essenciais, como a máquina de estampar tecido instalada na parte da montagem, otimizando os processo e conferindo mais qualidade aos processos de execução.
Além das máquinas, é necessário pensar na mão de obra e um ambiente que estimule a produção.
Já para os espaços reservados a exposição das mercadorias e serviços ofertados um item fundamental, que protege e aos mesmo tempo permite a visualização, captando a atenção dos clientes.
A vitrine de loja precisa ser montada estrategicamente e ser atualizada e renovada periodicamente para que sempre os consumidores sejam atraídos e incentivados a desejar e consumir os produtos.
Ainda na produção da loja física a inclusão de alguns elementos fundamentais, como os detalhes nos acabamentos do projeto de construção.
A identidade visual precisa ser explorada nesse processo, assim enfatizar a marca em todos os locais estratégicos faz com a memorização seja agilizada.
A porta de vidro com sensor preço precisa, obrigatoriamente, de uma identificação para evitar acidentes, com isso o uso de adesivo personalizado contendo marca, cores e tipografia da identidade visual é um diferencial positivo no mercado.
Além disso, o modelo com sensor, comunica sempre quando há entrada e saída de pessoas ao local.
Por fim, dependendo do modelo de loja alguns acessórios e suportes precisam ser instalados, no caso das lojas de camisetas a arara de roupas de parede e de chão servem para que os produtos sejam expostos com mais facilidade, promovendo mais autonomia aos clientes na escolha dos produtos.
No caso da loja de almofadas o ideal são balcões, um modelo de suporte melhor para a exposição dos produtos.
Com isso a personalização pode ser aplicada no mercado com objetivo diferentes. O primeiro de construir um empreendimento que produza e atenda a essa demanda do mercado, oferecendo uma variedade de produtos e confecções.
Outra opção é investir na personalização dos produtos para a empresa já existente, usando essa estratégia para atrair mais clientes e aumentar as vendas e o lucro da empresa.
Independente do modelo adotado o mercado e o consumidor são beneficiados pelo processo, no caso dos clientes há a conquista dos produtos ideais aos seus projetos, atendendo todas as necessidade e demandas de forma autentica e única e ao mercado é a promoção de uma nova estratégia e segmento de mercado.