Um dos elementos mais presentes na nossa vida, a música é fundamental em diversos aspectos para a população nos dias atuais. Seja ouvindo, praticando por hobbie ou trabalhando profissionalmente com essa arte, a música pode ser explorada de inúmeras maneiras, inclusive em escolas.
Uma maneira muito usual nos dias atuais de explorar esse campo, é fazendo com que as pessoas aprendam desde cedo, aplicando aulas e ensinamentos para crianças pequenas, já nas próprias escolas.
Nesse texto abordaremos como escolas, principalmente, as particulares, têm ensinado essa arte para crianças bem novas, usando a arte musical como estudos complementares aos básicos passado para crianças de pouca idade.
O modelo escolar vem mudando com o passar do tempo. Atualmente, muitas escolas, principalmente, as particulares, oferecem um serviço de tempo integral para os alunos.
Dessa maneira, é necessário preencher a grade horária com aulas adicionais ao básico tradicional. Escolher os ensinamentos que seja de maior interesse do público é uma ótima maneira de garantir a lucratividade da instituição, já que a necessidade de se sobressair sobre os concorrentes que, naturalmente, são muitos, é fundamental.
A música é um dos aprendizados que pode ser usado nesses ensinos complementares, tanto em escolas de ensino fundamental, que são voltadas para crianças de no mínimo sete anos, como em uma creche periodo integral, que possuem alunos desde os 6 meses de idade.
A forma como é aplicado os estudos musicais para crianças
O ensino musical para crianças de pouca idade não é, exatamente, abordado como os aplicados em escolas e academias musicais.
Crianças em creches, escolas infantis ou no início do ensino fundamental, tem de conciliar diversos ensinamentos, e a música é usada como um ensino complementar nesses espaços.
Por isso, a forma como é abordado o ensinamento deve ser mais específico, aplicado por profissionais especializados que entendem o contexto em que estão lecionando.
Dessa maneira, o primeiro contato e a forma como será feita a educação para crianças de pouca idade nessas instituições deve ser feita com preceitos e ideias da musicalização infantil.
Essa é uma forma de ensinar e trabalhar a música com essas crianças, mas sem entrar em entendimentos mais específicos de instrumentos, compreendimento de notas e acordes.
A musicalização na educação infantil serve como o primeiro contato das crianças com a música, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, estimulando e fazendo com que elas criem ao menos o mínimo interesse pela música e pelas expressões artísticas que a música pode produzir.
O avanço do entendimento sobre música é gradual e natural. Após o primeiros ensinamentos, por meio da musicalização na educação infantil, a criança se torna mais habituada com essa arte.
Naturalmente, com o passar do tempo e o avanço da idade das crianças, as habilidades motoras delas vão se desenvolvendo e vai ficando mais fácil a compreensão de ensinamentos mais específicos no campo musical.
Os benefícios das aulas musicais
Algumas escolas, de acordo com a idade das crianças, oferecem aulas mais semelhantes às aplicadas em escolas e academias musicais, principalmente, em instituições a partir do ensino fundamental, por exemplo em uma escola período integral para essa geração específica.
Aplicar esses ensinamentos extracurriculares para as crianças e adolescentes podem garantir uma série de vantagens para as instituições em relação aos concorrentes que não oferecem esse serviço, tais como:
- Elimina a necessidade dos pais matricularem os filhos em academias musicais;
- Pluralidade de ensino;
- Melhor ocupação dos horários;
- Garantia de segurança para as crianças;
- Entretenimento e diversão para os alunos.
O avanço e aprimoramento dos ensinos
Conforme as formas de ensinamentos musicais vão se aprimorando, as escolas podem dispor também de aulas sobre teorias e instrumentalização.
A gama de instrumentos que podem ensinados é enorme, já que muitos dos instrumentos são de fácil compreendimento básico. Instrumentos de corda como violão, guitarra, violino, de sopro como flauta e trombone, de teclas como piano e teclado.
Por fim, a última categorização de instrumentos que não mencionamos no último parágrafo são os de percussão. Muitas escolas possuem aulas de percussão, pois instrumentos de percussão são tocados de maneira atrativas para crianças, e podem ser tocados apenas com a batida da mão em cima do instrumento.
Dessa maneira, as escolas podem especificar ainda mais essa aula, dispondo aulas de tambor, bateria ou aula pandeiro, que são instrumentos pertencente a essa categoria instrumental.