Você já se perguntou quantos anúncios você ignorou ao assistir vídeos no YouTube? Ou quantas vezes você teve que pular os anúncios no Instagram?
A verdade é que ler ou assistir o conteúdo de seu interesse é muito melhor do que fazer de forma “forçada”, não é ? E este é justamente um dos principais conceitos do inbound marketing.
Esta estratégia não atrai este tipo de interferência, mas atrai potenciais clientes da melhor forma.
Portanto, se você está pensando em investir em uma estratégia decisiva, verifique os principais motivos pelos quais você deve optar por investir em inbound marketing.
O que é Inbound Marketing?
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, tem exatamente essa função: atrair os possíveis clientes de acordo com o seu momento de compra.
Por meio da produção de conteúdo relevante, a estratégia é capaz de trazer possíveis clientes, sem interromper a jornada de compras de cada um deles.
Mas como isso acontece?
Educando o usuário e oferecendo soluções para os seus problemas no decorrer dos conteúdos, é possível estabelecer um vínculo de confiança, à medida que o lead demonstra mais interesse por seu produto ou serviço.
Vamos começar dando o exemplo de uma empresa que recolhe lixos eletrônicos.
No momento de aprendizado e descoberta, o ideal é criar um conteúdo educativo sobre lixo eletrônico, pode ser escrito um conteúdo sobre onde descartar microondas quebrado, por exemplo.
Pensando que a jornada de compra raramente é linear, ela aconteceria da seguinte forma: o potencial cliente tem contato com o conteúdo sobre lixo eletrônico.
Em seguida, percebe que não sabe o que fazer com os objetos eletrônicos que estão parados em casa sem uso e sem funcionar.
Então, a partir daí, ele passa a considerar formas do que fazer com esse material.
É nesse momento que a propaganda da empresa que faz a coleta de lixos eletrônicos pode ser feita com a ideia de oferecer uma solução para o problema da pessoa e com valores que cabem no orçamento de quem está buscando.
Agora, vamos entender por quais razões você deve escolher o Inbound Marketing como estratégia para o seu negócio.
Estratégia Mensurável
Mensurar resultados ao investir em marketing é uma ótima maneira de trazer resultados assertivos e garantir economia de tempo e dinheiro para você e seu negócio.
Imagine que você divulgue sua loja espalhando panfletos pela cidade. Você sabe quantas pessoas visualizaram o panfleto? Quantas estavam interessadas em seus produtos? Ou até mesmo se algum dos clientes foi influenciado por essa propaganda?
É difícil mensurar o impacto e o retorno das ações aplicando estratégias que não te mostre números.
Nesse caso, uma das melhores estratégias é o inbound marketing. Com ele você contará com dados importantes para saber se sua estratégia está trazendo os resultados esperados e otimizá-la quando e se achar necessário.
Baixo Custo
De acordo com a Hubspot, empresa referência na área, o inbound marketing oferece um custo 61% menor que as estratégias de Outbound Marketing e Marketing Tradicional.
Além disso, a estratégia é desenvolvida em ambiente online, local onde as pessoas costumam pesquisar por um produto como praguinha adesivo, por exemplo.
As pessoas também costumam pesquisar sobre como funciona algum produto ou serviço específico, antes de garantir a compra, um exemplo disso é uma pessoa que pesquisa pelo termo “como funciona o purificador de agua” antes de decidir onde e com quem comprá-lo.
Você vai precisar de um site, um blog e redes sociais. Com uma boa estratégia, os custos para colocar a estratégia em prática ficam baixíssimos.
Assertividade
O inbound marketing só fala com quem está interessado a ouvir e aprender. Ele é totalmente o oposto de uma estratégia intrusiva, pois, nesse caso, quem vai atrás da empresa é o possível cliente.
Então, oferecendo conteúdos voltados para o segmento do seu produto ou serviço específico como perito de transito, por exemplo, fica muito mais fácil de atingir a sua persona.
Com isso, o próximo passo é nutrir o lead, ajudando no reconhecimento de uma dor ou problema e, aos poucos, ir conquistando a sua confiança.
Posicionamento no Google
Quem investe em inbound marketing deve utilizar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization -, que significa otimização para mecanismos de busca.
Com o SEO as chances de ranqueamento são altas e, com isso, fica ainda mais fácil de aparecer nas primeiras páginas de forma orgânica, ou seja, sem pagar.
Quando uma pessoa deseja fazer um contrato de locação coworking, por exemplo e já está na fase final de decisão, além de buscar recomendações de pessoas conhecidas, ela também procura por opções na internet para garantir que está escolhendo certo.
Um outro exemplo também pode ser quando uma pessoa busca pelo termo “hotel para cachorro preço” no Google, ela encontrará diversos resultados sobre o assunto.
Caso você ofereça esse serviço e não esteja entre os primeiros e, principalmente, na primeira página, as chances de a pessoa clicar e escolher você são mínimas.
As pessoas tendem a clicar nos primeiros resultados e quase nunca vão para a segunda página justamente pelo fato de acreditarem que os primeiros resultados são os melhores.
Então, se você quer estar entre eles e ser um dos mais clicados, não pode esquecer de pensar no SEO.
Coloque em prática!
Neste conteúdo você conferiu a importância de investir na estratégia de inbound marketing para alavancar os resultados do seu negócio.
Entre outros pontos, também foi compartilhado como essa estratégia pode ser assertiva e como você pode implementá-la com um investimento baixo e garantir o posicionamento de marca no meio digital para que se torne autoridade entre muitas outras concorrentes.
Coloque essas dicas em prática e veja os melhore resultados surgindo para você em breve!