O mercado está em constante modificação e novas tendências surgem a cada ano. Gestores e empreendedores dos mais diversos tipos de negócios precisam ficar sempre antenados às movimentações da economia. Esse ano, em função da pandemia de Covid-19 e o isolamento social iniciado em março, o e-commerce ganhou ainda mais força no cenário brasileiro.
Como milhares de lojas físicas ficaram fechadas em todo o país por alguns meses e com restrições de circulação pelas grandes cidades, as vendas online dispararam. E vale ressaltar que o comércio eletrônico já era uma realidade, com números bastante expressivos de crescimento nos últimos anos.
Os efeitos da mudança de comportamento dos consumidores por conta da pandemia se refletem nos números do e-commerce. Quem já vendia produtos online, seja por meio de uma loja própria, marketplaces ou de maneira mais informal nas redes sociais, acabou se beneficiando desse boom.
E quem ainda não estava preparado para vender pela Internet acabou perdendo espaço e faturamento. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena ter um negócio na Internet, vamos mostrar neste artigo 4 ótimos motivos para você investir nas vendas online.
1 – Números expressivos em e-commerce
A 5ª edição do relatório Neotrust, lançado no fim de outubro/20, revelam que somente no 3º trimestre deste ano o e-commerce conquistou 5,8 milhões de novos usuários. Foram registrados mais de 79 milhões de pedidos em apenas 3 meses.
Os dados de apenas um trimestre deixam clara a força que o e-commerce possui atualmente. São milhões de consumidores priorizando comprar produtos pela Internet, seja pelo comodismo de receber a entrega em casa, pela praticidade nas pesquisas, pelos preços melhores, pela variedade de produtos e por aí vai.
Em termos de faturamento, de julho a setembro foram gerados mais de R$33 bilhões. As pessoas estão cada vez mais se acostumando a comprar online. Se antes ainda existia um grande público com restrições ao e-commerce, esse número diminuiu bastante nos últimos meses.
Em suma, as vendas online tendem a permanecer em alta. O comércio de rua nas grandes cidades já voltou, o isolamento social diminuiu, e ainda assim o comércio eletrônico segue com números expressivos. Todos os estudos e pesquisas realizados recentemente indicam que o crescimento do e-commerce é um caminho sem volta.
Para você que está decidindo se investe ou não em ter um negócio online, essas informações são bem importantes para sua tomada de decisão.
2 – Venda sem limitação de horário e localidade
Para quem possui apenas uma loja física, você fica restrito a vender apenas durante horário comercial, além de limitar o público para pessoas que moram na região ou no máximo na mesma cidade. Com um negócio virtual você amplia e muito suas possibilidades.
Uma loja virtual, por exemplo, não tem limitação de horário. O site fica disponível para ser acessado 24 horas por dia ao longo dos 7 dias da semana. Você pode estar viajando, dormindo ou curtindo um dia com a família, e enquanto isso seu site continua atraindo público e gerando vendas.
E tem mais, você não precisa ficar limitado a um público local. Você pode divulgar sua loja para pessoas de outras cidades e estados. Basta você preparar uma estrutura logística adequada e assim você conseguirá atender até mesmo pessoas de todo o Brasil.
São ótimos benefícios, não é mesmo?
Se você já tem uma loja física, deixe ambos os negócios bem integrados, você só tem a ganhar. Para você que não possui loja hoje, avalie as vantagens de priorizar o meio online.
3 – Custos mais acessíveis em e-commerce
Sempre antes de iniciar um novo negócio, é comum que o empreendedor avalie todas as possibilidades, realize um planejamento e defina os investimentos que é capaz de fazer no momento. Se você opta pelo e-commerce, um grande benefício que você passa a ter é pelos custos mais reduzidos para iniciar sua loja.
Enquanto para ter uma loja física você precisa se preocupar com uma série de documentações, adequações, aluguel ou compra de imóvel, reformas e por aí vai, com uma loja virtual você concentra seus esforços em situações com custos bem mais acessíveis.
Estrutura
No caso das vendas online, você precisa de uma estrutura muito mais simples. Existem hoje diversas plataformas de e-commerce que você pode pesquisar e analisar, algumas delas trazem planos com valores baixos e ainda a possibilidade de experimentar gratuitamente.
Talvez você precise registrar um domínio, que também não tem um custo tão elevado. Mas pode ser que a plataforma escolhida e o plano contratado já ofereçam essa opção. Enfim, os gastos poderão variar de acordo com o que você mesmo optar por contratar, mas a verdade é que é possível iniciar seu e-commerce com investimentos bem reduzidos.
Divulgação
O mesmo se aplica para a divulgação do seu negócio através do marketing digital. Muitos gestores acham que para fazer um bom trabalho de marketing é necessário investimentos elevados, e na verdade não é bem assim.
As redes sociais e outras ferramentas online essenciais para fazer sua loja aparecer podem gerar ótimos resultados mesmo com valores baixos de orçamento. Basta você fazer um trabalho prévio de segmentação, definição do seu público-alvo e conhecimento do mercado, pois dessa forma você adotará estratégias bem assertivas no marketing.
4 – Praticidade e acompanhamento de dados em e-commerce
Por fim, vamos falar sobre a praticidade que um e-commerce oferece tanto para os consumidores quanto para os empreendedores.
Quando falamos em praticidade para os consumidores, estamos nos referindo à comodidade que existe em poder realizar todo o processo online, sem sair de casa. Desde uma ampla pesquisa de preços, opções e avaliações, até a efetivação da compra e o recebimento do produto em casa.
Essa praticidade e a comodidade geradas em uma compra online estão chamando cada vez mais a atenção das pessoas. Portanto, se você tem uma loja virtual ou vende seus produtos online de alguma forma, ponto para você.
Enquanto empreendedor, dono do negócio, quando falamos em praticidade estamos nos referindo ao fato de você ter a possibilidade de ter uma loja toda preparada para vender sem que você precise ficar participando ativamente do processo.
Não é ótimo seu cliente entrar no seu site, escolher o produto, realizar o pagamento com uma das opções que você oferece a ele e você já receber o pedido concluído, somente para realizar os trâmites finais e despachar a mercadoria?
Dependendo da plataforma que você utiliza, você é notificado ao receber um pedido e assim não precisa ficar o dia inteiro por conta. Você já fica ciente sobre seus compromissos e organiza seus horários para não ficar refém do trabalho.
Dados e métricas
Sabe qual é outro aspecto muito importante nas vendas online, principalmente se você possui uma loja virtual? Você consegue medir e monitorar diversos dados e informações essenciais para o seu negócio.
Quem acessou o carrinho e acabou desistindo? Quantos acessos diários sua loja tem? Quais são os produtos mais procurados e mais vendidos?
Com tantas informações você consegue tomar decisões, sejam elas diárias, semanais ou mensais. Você pode mudar estratégias ou repensar algumas iniciativas de marketing.
Conclusão
Para quem deseja ganhar uma renda extra, empreender e ter um negócio sustentável e de sucesso, um dos melhores caminhos da atualidade são as vendas online. E dentro desse universo do e-commerce, ter uma loja virtual própria oferece as melhores condições para emplacar no meio digital.
Trouxemos ao longo do artigo 4 motivos de peso para você investir nas vendas online. Se você ainda está estudando o mercado e tem algum receio, os números do e-commerce em 2020, as vantagens das vendas em tempo integral e sem limitação geográfica, os custos mais acessíveis e a praticidade somada com a facilidade na obtenção de dados podem ser decisivos na sua decisão.
Avalie todas as informações que abordamos, estude bastante o mercado e invista na criação da sua própria loja virtual para se tornar mais um empreendedor de sucesso no e-commerce brasileiro!