O varejo de alimentos, assim como todas as demais áreas do comércio, enfrentaram diversas mudanças no último ano. A necessidade de adaptar-se à digitalização de maneira ágil e a importância de passar a compreender os novos hábitos e comportamentos dos consumidores pegou todos de surpresa.
Ainda assim, enquanto grandes players do mercado viram suas vendas aumentarem de maneira exponencial – como a Amazon e a Magalu, por exemplo, – os supermercados e demais comércios regionais tiveram que desenvolver novas estratégias para atenderem os seus consumidores. Afinal, (ainda) não é possível encomendar um pão fresquinho pela Amazon ou “andar” pelo hortifruti de forma virtual.
Essas são apenas algumas características que fazem com que o varejo de alimentos seja tão especial e diferente dos demais. Confira abaixo quais são os principais atributos que distinguem esse formato de negócio e, mais do que isso, compreenda a importância de os supermercados entrarem de vez no mundo digital.
4 características que fazem o varejo de alimentos ser diferente dos outros
1. Regionalidade
Conforme já citamos brevemente no começo do texto, apesar de grandes empresas já terem alguns alimentos e demais produtos comuns aos mix de supermercados em seus sites, a regionalidade ainda é algo que faz toda a diferença no varejo de alimentos.
São principalmente nos produtos expostos na padaria, açougue e no hortifruti, cujo frescor estão ligados à qualidade, que o varejo de alimentos se distingue dos demais comércios e ganha força. E é por isso que a regionalidade, uma característica que muitas vezes não é importantes nos demais tipos de comércio, é tão importante para o varejo alimentício.
É comum que os clientes do supermercado morem próximo a loja ou passem por ela na sua rota de transporte. Além disso, tanto os consumidores quanto funcionários e, por vezes, até o proprietário, estão inseridos na comunidade local.
É por isso que, mesmo com toda a tecnologia existente, os supermercados pequenos ainda estão fortes.
Ps: porém, isso não significa que eles não devam adaptar-se à novidades e tendências tecnológicas. Falaremos mais disso ao final do texto.
2. Alto giro de produtos
Outra característica que faz com que o varejo de alimentos seja completamente diferente dos demais é o alto giro de produtos e de pessoas na loja. Mesmo em horários mais “alternativos”, é altamente provável que pelo menos algum cliente esteja “passeando” pela loja ou passando no caixa.
Isso significa que é essencial ter uma uma excelente gestão do supermercado. Afinal, os produtos estão sempre sendo vendidos e o varejista não pode deixar que eles encalhem ou que faltem. Isso afeta em toda a negociação com fornecedores, movimentações financeiras, declarações fiscais, etc. E essa gestão deve ser feita com o auxílio da tecnologia, através de sistemas de automação e controle.
Ainda, além desta preocupação, outro ponto importante para garantir que o alto giro de produtos da loja não seja prejudicado é contar com uma plataforma de gestão de clientes completa, que trará informações valiosas sobre o seu público.
Afinal, somente com uma ferramenta potente dessas é que será possível conhecer muito bem os clientes da loja e compreender, por meio de números e de dados comportamentais, quais são os produtos que são os “queridinhos” dos seus fregueses. Dessa forma, poderá organizar sua gestão para que essas mercadorias nunca estejam em falta.
3. Disponibilidade de horário
Outra grande diferença do varejo de alimento para os demais é a importância de o supermercado e/ou mercearia estarem abertos por muito mais horas e, se possível, em todos os dias da semana.
O varejo de alimentos é considerado “essencial”, e, por isso, os clientes esperam encontrar a loja sempre aberta.
4. Inúmeras possibilidades nas lojas
O supermercado não é como uma loja de roupas, por exemplo. Ele permite um mix de produtos muito mais variado e, também, oferece uma possibilidade infinita de promoções, campanhas, ofertas casadas, cross selling, possibilidades de montar kits, entre outros.
Além disso, por ser um comércio essencial, também traz a possibilidade da criação de um clube de descontos, também chamado de clube de fidelidade, que pode trazer resultados expressivos para a loja e, além disso, ser um ótimo aliado na atração, fidelização, retenção e reativação de clientes.
Ou seja, o varejo de alimentos é um universo extremamente vasto. E para ter sucesso na hora de aproveitá-lo com maestria é muito importante que haja dedicação, conhecimento e, também, o interesse nas novas tendências e novidades de mercado. E é por isso que não podíamos terminar este texto sem citar a tecnologia e a digitalização do varejo.
A digitalização no varejo de alimentos
Pois bem, agora você já compreendeu um pouco mais sobre o que faz o varejo de alimentos ser diferente dos demais, certo?
Ainda assim, existem semelhanças entre ele e as demais atividades relacionadas ao comércio, como a importância de adaptar-se às novidades e tendências. Aqui, destacamos alguns destes tópicos:
- Oferecer um atendimento eficaz e personalizado aos clientes;
- Disponibilizar diversas formas de pagamento;
- Buscar formas de facilitar a vida do cliente, por exemplo, pensando em ações que envolvam entrega grátis;
- Desenvolver uma comunicação assertiva e interessante para o cliente. Ou seja, enviar para ele ofertas e campanhas que sejam relevantes e relacionadas com o seu histórico de compra, entre outros.
É essencial lembrar-se de que os supermercados continuarão existindo nas versões físicas, mas que isso não os isenta de implementar soluções tecnológicas e automações em suas operações. Muito pelo contrário! Os PDVs devem acompanhar essas tendências e sempre buscar formas de surpreender os seus clientes e gerar a melhor experiência possível para eles.
E então, o seu supermercado tem feito a sua parte para acompanhar essas mudanças?
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