Ao passar dos anos, a tecnologia vem se reinventando cada vez mais. Antes da computação em nuvem, as pessoas executavam aplicativos ou programas a partir da programação baixada em um PC ou servidor físico em seu prédio.
Naquela época, muitas empresas estavam lutando para criar seus próprios data centers e as que os possuíam, geralmente, colocam um número significativo de profissionais e recursos de TI.
No entanto, com a crescente complexidade dos data centers e o número de profissionais de TI necessários para gerenciá-los, a manutenção da produtividade certamente se tornou um novo desafio.
Alternativas práticas surgiram para facilitar a administração das empresas e seus negócios, desde a hospedagem do site até mesmo aos processos diários, devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia.
Por esse motivo, as empresas começaram a planejar seus negócios com a integração do Cloud Computing.
No entanto, a computação em nuvem não é apenas uma solução moderna e inovadora, mas também um modelo de negócios relativamente novo, aplicável a qualquer tipo de empresa.
Atualmente, ainda existem muitas pessoas que pensam que o Cloud Computing é usado apenas como backup do sistema em execução, mas, na verdade, tem mais funções para as empresas.
Aqui estão 7 grandes motivos para a implementação da computação em nuvem para empresas.
1. Controle de documento
Quanto mais representantes e parceiros trabalharem juntos em documentos, maior será a necessidade de um controle mais rápido dos documentos.
Antes da Cloud Computing, os funcionários tinham que enviar e receber arquivos como anexos de email, para serem trabalhados por um cliente de cada vez.
Em algum momento, você acaba com uma confusão de conteúdo, formatos e títulos de arquivos em colisão. Aprenda como criar um email profissional.
2. Flexibilidade
Nos últimos anos, muitas empresas estão percebendo como a computação em nuvem é tão importante para ser aplicada ao ambiente de trabalho atual.
Mesmo em uma pesquisa recente realizada pela KPMG para 500 executivos, verificou-se que 42% deles pensam que o trabalho flexível é o principal fator para o uso da computação em nuvem.
Oferece maior flexibilidade aos seus funcionários em suas práticas de trabalho. Se você precisar acessar seus documentos e dados enquanto estiver fora ou em casa, poderá interagir com seu escritório virtual, de maneira rápida e sem esforço, sempre que precisar.
3. Redução de custos e investimento
Talvez um dos benefícios mais notáveis da computação em nuvem seja certamente uma economia considerável nos custos de TI da empresa. Você não precisa gastar na compra de inventário, como infraestrutura e disco rígido.
Você pagará apenas um baixo custo pela compensação regular por mês ou uma vez pago, de acordo com o pacote de serviços acordado com o provedor de serviços de Cloud Computing.
Assim, as taxas de royalties das licenças de software automatizadas são reduzidas, uma vez que todas são executadas com a computação baseada em nuvem.
4. Recuperação de desastre
Independentemente do tamanho, todas as empresas devem investir em recuperação duradoura de desastres, mas para empresas menores que não possuem o orçamento e as habilidades necessárias, isso geralmente é mais um ideal do que a realidade.
Atualmente, a nuvem está ajudando mais empresas a evitar esse padrão.
De acordo com um estudo, as pequenas empresas têm duas vezes mais chances de ter implementado soluções de backup e recuperação baseadas na nuvem que economizam tempo.
Assim, evitam grandes investimentos iniciais e acumulam conhecimentos de terceiros como parte do acordo.
5. Eficiência de colaboração
O modelo de computação em nuvem possibilita que sua empresa se comunique e compartilhe mais facilmente fora dos métodos tradicionais.
Permite uma melhor colaboração entre os funcionários, possibilitando que vários usuários compartilhem e trabalhem com dados e arquivos ao mesmo tempo.
O Cloud simplifica para os especialistas em projeto e construção da empresa, que investem grande parte do tempo em locais de trabalho no exterior ou em várias áreas, para obter informações, documentos e registros relacionados ao trabalho de maneira rápida e segura.
6. Escalabilidade
Outro grande benefício da computação em nuvem é sua escalabilidade. Os serviços baseados em nuvem são ideais para organizações com demandas crescentes ou flutuantes de largura de banda.
Sua empresa pode aumentar ou diminuir a operação, e as necessidades de armazenamento de recursos da sua empresa podem precisar de um ajuste rápido para se adequar a essas variações, permitindo flexibilidade, conforme as necessidades mudam.
Se as necessidades aumentarem, é fácil aumentar a capacidade da nuvem, utilizando os servidores remotos do serviço. Da mesma forma, se você precisar reduzir novamente o tamanho, a flexibilidade será incorporada ao serviço.
A melhor maneira de expandir seus negócios é usar o Cloud ERP. É um sistema mais fácil e completo.
7. Competitividade
A concorrência industrial cada vez mais forte obrigou as empresas a serem mais práticas e mais rápidas ao responder a mudanças no mercado.
A solução de computação em nuvem flexível e personalizável pode fornecer muitas vantagens úteis para ajudar as empresas a serem mais ágeis na administração de seus negócios.
A escolha do provedor de serviços de Cloud Computing adequado à empresa comercial não se baseia apenas em fatores de localização, na escolha de um nome na lista de provedores ou na comparação de várias especificações de parâmetros no folheto.
A implementação bem-sucedida desse serviço dependerá de como o provedor fornece o serviço certo para as necessidades da empresa, com risco mínimo, mas sem sacrificar sua implementação.
As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que sempre foram a espinha dorsal da economia, ainda carecem de investimento em TI.
No Brasil está sendo aberto possibilidades para as PME começarem a investir em TI, especialmente em mobilidade para aumentar a eficiência, competitividade e diferenciação.
Bem como através das mídias sociais, uma vez que agora é o mecanismo de maior crescimento para o setor de TI.