Todo médico que abre um consultório próprio precisa ter em mente uma coisa: não basta ser tecnicamente bom, é preciso ter uma visão empreendedora para encontrar, atrair e reter pacientes. É assim que pensam os doutores proprietários de grandes consultórios médicos do Brasil, com uma visão macro e empresária de um todo.
Pois bem …
Em meio ao cenário de saúde em constante mudança atualmente, os médicos que se destacam da concorrência são aqueles que reconhecem que a medicina é uma profissão, mas o consultório de saúde é um negócio – com a ética que lhe exige, mas é um negócio.
Quem trabalha para consultórios, hospitais e até startups em Marketing Médico, sabe que existe uma lista de “segredos” essenciais de sucesso na área de saúde em marketing para consultórios médicos. Trata-se de sete conceitos que distinguem os líderes de alto desempenho (mas não conte a ninguém, tá?).
Então, a partir de hoje, resolvemos revelar este segredo. Bora lá?
Segredo 1: a visão e comportamento para aplicar o marketing médico com sucesso.
Pode parecer duro aos olhos e pensamentos de quem não tem uma visão médico-empreendedora de um consultório médico, mas os pacientes são o negócio. Assim como um cliente é um negócio para uma empresa de investimentos, ou um sapato para um é, eles são o negócio. Eles precisam de você e você precisa deles. Ponto.
Criar e manter uma prática centrada com o paciente não é nenhum conceito novo. Há mais de 90 anos, o renomado Dr. William Lower, fundador da o fundador da Cleveland Clinic, forneceu uma visão excepcional do médico-empreendedor reconhecendo que “um paciente é a pessoa mais importante na instituição” e “não dependem de nós, nós dependemos deles” e, finalmente, “é nosso trabalho satisfazê-los”.
- Os profissionais de primeira linha entendem que “centrado no paciente” tem interpretações de marketing contemporâneas que ajudam no relacionamento.
- Ter uma compreensão profunda das necessidades e desejos do público-alvo e fornecer respostas oportunas e adequadas a essas necessidades;
- Reconhecer os pacientes como consumidores informados que participam ativamente de seus cuidados de saúde; e
- Compreender que um relacionamento conectado é parte integrante da experiência e satisfação do paciente.
Segredo 2: Médicos de sucesso não dão espaço para a zona de conforto.
Médicos experientes em marketing e negócios costumam falar sobre lições pessoais de coragem e determinação. São corajosos o suficiente a ponto de correr riscos para fazer o negócio ser diferente dos outros – sem riscos, sem diferença. O medo de arriscar é o fator número um que impede a maioria dos médicos de ter sucesso.
É difícil buscar esta coragem interna de aceitar riscos para colher frutos nos negócios. O sucesso – e as recompensas pessoais e profissionais que ele acarreta – é alcançado quando o desejo de sucesso é maior do que o medo do fracasso. E isso no mundo médico é muito claro tanto tecnicamente quanto de forma empreendedora.
Segredo 3: O que ajuda as pessoas ajuda os negócios.
A maioria dos consultórios médicos se apressa em anunciar o que mais deseja vender, e promove esta ansiedade sem levar em conta as necessidades e expectativas os pacientes consumidores. A verdade fundamental aqui é que ninguém vai às compras para comprar “uma cirurgia” ou um tratamento médico. Seja em urgência, acompanhamento ou estética, as pessoas estão buscando um bem-estar maior para si mesmas. O marketing médico que entende e comunica uma solução para um problema ou uma resposta a uma necessidade é essencial para ajudar as pessoas e atrair receitas com os pacientes.
Segredo 4: Marketing é um investimento gerador de receitas.
Os consultórios médicos contabilizam erroneamente o marketing como se fosse uma despesa. Na verdade, é o principal combustível para novos pacientes e novas receitas, e, no Marketing Médico, dificilmente o retorno sobre o investimento (ROI) é negativo, pois é algo que as pessoas querem ou precisam. Os médicos de sucesso entendem e reconhecem que não têm oportunidade melhor ou mais gratificante do que investir no crescimento de seu próprio negócio.
Aposte muito em Google Ads, redes sociais e tudo aquilo que possa para atrair, mas nunca se esqueça de ter um um bom branding do seu site e uma boa apresentação criativa para o seu consultório. Os vídeos animados corporativos para consultórios médicos estão em alta.
Segredo 5: As ideias sem ação não têm o menor valor.
Os consultórios médicos que mais estão crescendo e vão crescer na próxima década são aqueles que agem e não se preocupam em errar, pois errar é apenas parte do processo para ter sucesso. Pensar demais e agir de menos é a receita para o fracasso.
Claro que um consultório médico começa com um plano de negócio bem detalhado e cheio de estratégias de marketing médico, mas hoje se você não jogar o jogo você não tem dados para saber se isso está dando certo ou não. Sem dados não tem como saber se o caminho está correto, portanto, vá para o jogo que muitas ideias vem pelo caminho e mudam a direção para melhor. Além disso, quando você começa a jogar descobre que os planos são derradeiros, que tudo pode mudar a qualquer momento, como está mudando agora de acordo com a economia e a nova realidade das pessoas.
Segredo 6: O marketing de sucesso é um esforço e equilíbrio em equipe.
Um consultório médico – mesmo um consultório de grupo maior e cheio de franquias – raramente é composto por um talento amplo e profundo em marketing solitário. O médico, sozinho, não aguenta. Um especialista em marketing médico, sozinho, também não. É preciso união entre o que é técnico da medicina e o que é atrativo aos olhos do público com a visão publicitária, seja do profissional, equipe própria ou até uma agência de marketing médico.
Segredo 7: Nunca está bom o suficiente.
Ninguém quer ser o “segundo melhor” médico, o segundo melhor consultório médico. Os consultórios de sucesso querem ser os primeiros e é esta mentalidade que os fazem crescer e atingir outro patamar. O negócio cresce a partir da excelência em atendimento clínico e resultados, experiência do paciente, satisfação pessoal e entendimento dos dados para tomar novas decisões. Assim se faz um consultório de sucesso.