Se você adora café, mas a ideia de abrir a sua própria cafeteria parece um desafio impossível, então a franquia pode ser a melhor opção para você.
Pode ser que você não entenda muito sobre o ramo de franquias, mas basicamente, é fazer parte de uma marca já bem consolidada e experiente.
Aqui estão algumas ideias bem básicas para entender sobre como abrir uma franquia de café:
Tipos de franquia de cafeteria
As franquias de cafeteria permitem abrir um quiosque em um shopping, por exemplo, para vender os principais cafés e outros produtos como sanduíches e bolos.
Também podem oferecer o modelo de cafeteria independente. Muitas vezes, a franquia exige o aluguel do espaço, sendo mais caro do que os outros tipos.
O planejamento é um dos principais requisitos, pois escolher o local e projetar a aparência são fundamentais para ganhar a visibilidade necessária.
Assim, os modelos de lojas menores podem ter um investimento menor, enquanto as cafeterias de rua ou em shoppings precisam de maior investimento, mas trazem mais rendimento.
Vantagens de abrir uma franquia de cafeteria
A franquia é realmente uma opção bem popular quando alguém pensa em abrir a sua própria cafeteria.
Existem diversas redes que permitem a abertura de franquia, por isso, vale a pena dar uma boa pesquisada para descobrir quais valem mais a pena.
Em relação a sua área, é importante verificar o que tem ao seu redor. Ver se já existem franquias de cafeteria no bairro e quais são as opções.
Estabilidade
Há menos liberdade em abrir uma franquia, mas também oferece muito mais estabilidade.
Existe um risco bem menor do negócio falhar, ao contrário do que pode acontecer ao abrir a sua marca própria.
A marca de qualquer cafeteria que você escolher já é bem conhecida, por isso, as suas tarefas de marketing serão bem menores nesse quesito.
Além disso, já existe um modelo de negócios estabelecido para você e sua equipe seguirem, tornando tudo menos estressante.
Treinamento
Outro ponto é que o treinamento geralmente é realizado junto com o suporte ao cliente e ao funcionário e para muitas dúvidas que você encontrar, é bem provável que tenha uma resposta.
E por falar em treinamento, você realmente não vai precisar de nenhuma experiência anterior em cafeteria para entrar em uma franquia.
A franqueadora define todo o treinamento necessário para que você assuma a sua posição. Eles também já têm uma base de clientes estabelecidas.
Alguns clientes podem vir por já ser uma marca bem popular e bem conhecida e outros dependem da marca especificamente, por isso, é confiável.
Quanto custa uma franquia de cafeteria?
De acordo com o portal Franquia de Cafeteria, a franquia de cafeteria pode ter um valor a partir de R$ 40 mil e chegar a valores bem mais altos, conforme a popularidade da marca.
Com diferentes tipos de modelos, os valores de investimento variam. Mesmo assim, apresentam um ótimo prazo para o retorno do capital investido.
Por fim, abrir uma franquia de cafeteria pode ser um investimento que oferece muito mais lucro, com condições favoráveis de crescimento!