A especialização em determinados setores de serviços terceirizados promovem as empresas a serem verdadeiras referências no mundo dos negócios. A possibilidade de enxergar uma oportunidade que não está clara para muitos, pois há a necessidade de criação de um empreendimento que renda muitos frutos.
Uma das áreas que sempre passam por novidades e transformações constantes, é a da aviação civil. Os aeroportos espalhados pelo mundo são importantes locais em que os serviços empregados podem ser disponibilizados para companhias aéreas e passageiros.
São públicos distintos, cada qual com suas características e peculiaridades que envolvem diversos serviços que podem ser aplicados para a segurança e conforto dos passageiros, assim como para as companhias aéreas, tripulação e aeronaves.
Atenção aos mínimos detalhes durante limpeza
As empresas que disponibilizam serviços para o setor da aviação civil trabalham em diferentes segmentos, garantindo a segurança da tripulação e dos passageiros. A higienização de aeronaves também é algo que envolve a proteção de todas as pessoas envolvidas em uma viagem, seja em um trecho curto, ou em uma longa distância, com centenas de pessoas dentro do avião.
Dessa forma, as empresas que trabalham de forma terceirizada devem priorizar a remoção de lixo dos vãos das poltronas, em toda a cabine, incluindo os banheiros.
Como é um ambiente fechado, a equipe de manutenção deve realizar a troca dos filtros de ar, para manter um nível de pureza apropriado e de acordo com os padrões internacionais.
O filtro de ar utilizado para a limpeza de aeronaves segue o padrão HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance, ou Alta Eficiência na Retenção de Partículas), removendo impurezas há cada três minutos.
O mecanismo desse filtro tem um funcionamento eficiente, desde que esteja instalado de maneira correta, bloqueando partículas impuras e contagiosas. A passagem pelo filtro permite a saída de ar limpo, o que é imprescindível para um avião que está em uma viagem longa.
As empresas que cuidam desses detalhes promovem uma faxina excepcional, utilizando diferentes equipamentos para a higienização correta.
As medidas de segurança adotadas pelas companhias aéreas para a segurança dos passageiros exige que a limpeza interna de aeronaves ocorra imediatamente após o pouso, com atenção a pontos distintos, entre eles:
- Remoção de resíduos;
- Limpeza de superfícies com desinfetante hospitalar;
- Passagem de aspirador de pó;
- Troca de filtros de ar regular.
Os profissionais que trabalham nesse setor devem receber treinamento específico quanto à higienização interna de uma aeronave, pois muitos equipamentos eletrônicos estão ligados à cabine, como telas de vídeo e sistemas de som.
Esse processo é muito importante para garantir a segurança dos profissionais durante a limpeza, bem como preservar os eletrônicos que agregam mais bem-estar, conforto e qualidade de experiência durante o voo dos passageiros.
Mais ainda, o pleno funcionamento das telas também pode atuar como uma ferramenta importante durante as viagens, visto que vários tipos de vídeos podem ser acessados pelos passageiros, por exemplo.
Assim, comunicados, materiais institucionais e de segurança, bem como filmes para entretenimento podem ser disponibilizados nos aparelhos, agregando ainda mais valor ao passeio.
Neste caso, outras empresas parceiras ou terceirizadas podem ser contatadas para a produção do material de audiovisual e outras ações de comunicação.
Serviços atendem turistas nacionais e estrangeiros
Antes ou depois de uma viagem em uma aeronave devidamente higienizada, os passageiros e tripulantes podem precisar de serviços distintos que podem ser encontrados dentro dos aeroportos.
A troca de moeda estrangeira por moeda local em casas de câmbio é realizada constantemente, tanto por estrangeiros quanto por residentes. Lojas especializadas fazem a recuperação de prata de joias, que também envolve a transação monetária.
Esse é um serviço que pode ser oferecido em contextos específicos, pois há outros modelos de negócios que tratam de metais preciosos e não precisam, especificamente, estarem presentes em locais como os aeroportos.
Os estabelecimentos comerciais que funcionam em um aeroporto precisam empregar uma comunicação visual universal, utilizando imagens com significados distintos. Restaurantes e lanchonetes, por exemplo, precisam traduzir pagina do cardápio para facilitar a vida dos turistas e passageiros.
Veículos próprios para atendimento a passageiros
A chegada ou partida de um aeroporto pode ser facilitada com o uso de veículos especiais para o transporte de malas e grupos que viajam juntos. As empresas que oferecem esse tipo de serviço possuem uma frota de veículos apropriados, com espaço suficiente para acomodar a bagagem e os passageiros.
A locação de vans para aeroporto possui custos variados, pois depende da distância entre o ponto de partida e o destino final. Ainda assim, o valor pode ser muito benéfico em relação à cobrança de estacionamento, dependendo do tempo de viagem.
Por fim, é importante ressaltar que a frota aérea nacional tem crescido ano após ano, atendendo cada vez mais passageiros tanto em voos comerciais, quanto em voos fretados. São aviões e helicópteros à disposição de um público que inclui diversos clientes.
Os empreendedores que investem nesse setor entram em um mercado que exige eficiência, mão de obra qualificada e prioridades quanto ao atendimento sobre as normas que regulam a aviação civil e as necessidades dos clientes.