Organizações de saúde estão adotando ferramentas de análise e gestão de relatórios para gerar insights baseados em dados e melhorar o atendimento ao paciente. Essa abordagem tem sido chamada de Business Intelligence para clínicas ou BI para saúde.
Clínicas de saúde têm usado Business Intelligence para armazenar informações em um banco de dados centralizado.
Assim é possível manter dados do paciente, realizar análises precisas e compartilhar relatórios entre departamentos para uma abordagem moderna e integrada.
O Business Intelligence para clínicas é importante para controlar organizações de saúde, já que elas geram muitos dados.
Aqui estão alguns exemplos de como clínicas de saúde usam essa tecnologia para melhorar o atendimento e as operações internas.
Qual a função de Business Intelligence para clínicas?
Análises de Business Intelligence para clínicas são usadas para descobrir insights e ter uma visão unificada do atendimento ao paciente. Ou seja, tarefas que não são possíveis em sistemas antigos e relatórios tradicionais.
Aqui estão alguns exemplos de Business Intelligence em ambientes clínicos. As clínicas de saúde usam essa tecnologia em muitas fases de suas operações e processos de atendimento ao paciente, incluindo:
- planejamento de tratamento baseado em sintomas;
- coordenação e escala de membros da equipe com base na quantidade de pacientes;
- gestão da cadeia de fornecimento de instalações;
- alertas para informar aos médicos quais serviços os pacientes precisam, eliminando a necessidade de visitas desnecessárias;
- identificação de pacientes que precisam de acompanhamento e cuidados posteriores;
- criação e acompanhamento do quadro de resultados para taxas de readmissão.
Administradores conseguem monitorar os principais indicadores de desempenho, como taxas de readmissão e taxas de infecção hospitalar.
Tudo isso é atualizado quase em tempo real.
Assim, toda a equipe de gestão da clínica economiza tempo.
Além de permitir que administradores compartilhem visões gerais instantâneas com profissionais da área para alinhar metas e aprimorar métricas.
A minha clínica precisa de uma ferramenta analítica integrada?
Pode ser que sua clínica já tenha uma ou várias ferramentas que realizam partes das tarefas feitas pelo Business Intelligence.
Por exemplo, todas as organizações de saúde precisam de um sistema de controle de dados para proteger a privacidade dos registros de saúde dos pacientes.
Isso é feito seguindo regulamentações federais e para validar a qualidade dos dados.
Dessa forma, sua clínica de saúde também pode ter uma ferramenta analítica e de visualização integrada compartilhada com colegas de trabalho.
Sistemas modernos de Business Intelligence para organizações de saúde integram todas essas ferramentas em uma plataforma completa e fácil de usar.
No passado, era comum que clínicas de saúde armazenassem seus dados em locais separados.
Organizando dados financeiros separados dos dados do paciente e informações operacionais.
O benefício do banco de dados é poder combinar todas essas fontes de dados em um local exclusivo.
Tudo isso para que ferramentas analíticas usem todos os dados relevantes para encontrar correlações e padrões entre eles.
Esta compilação de fontes de dados impacta diretamente o atendimento ao paciente.
Ou seja, é aprimorada assim quando médicos têm uma visão unificada de todo o histórico do paciente.
Qual o diferencial de Business Intelligence?
Business Intelligence pode ajudar médicos a determinarem o tratamento apropriado no tempo certo.
Por exemplo, integrar o histórico médico ao plano de tratamento do paciente pode ser útil para alertar médicos e enfermeiros se um medicamento recém-prescrito vai interagir com outro medicamento.
Sistemas de Business Intelligence para clínicas também servem para capacitar os pacientes a se envolverem mais em seus próprios cuidados.
As organizações de saúde podem criar portais online e painéis para agendamento de consultas, preenchimento de formulários e visualização de faturamento.
Os pacientes conseguem garantir a privacidade de dados, pois essas plataformas são projetadas para manter dados seguros e acessíveis.
Quando o atendimento à saúde é conveniente aos pacientes, eles têm experiências positivas, cumprem suas consultas e apresentam melhores resultados.
Todo esse esforço é feito para garantir a saúde, conforto e satisfação do cliente da sua clínica.
Como Business Intelligence coopera com o trabalho de médicos e enfermeiros?
O Business Intelligence para clínicas ajuda profissionais de saúde porque automatiza tarefas de rotina.
Por exemplo, programar acompanhamentos e padronizar questionários do histórico do paciente.
Sistemas de análises conseguem armazenar essas informações, recuperá-las quando necessário e atribuir tarefas como horários de medicamentos aos pacientes.
As plataformas de Business Intelligence servem para ajudar na visualização de resultados dos pacientes em tabelas e gráficos.
E tudo isso pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet. Podendo ser compartilhado com todos os departamentos da clínica.
Com dados compartilhados, o cuidado torna-se abrangente e colaborativo.
Qual o futuro da tecnologia fornecida por Business Intelligence?
O setor de saúde continua integrando ferramentas de análises digitais em operações médicas e atendimentos ao paciente.
Essa é uma das principais tendências em serviços inteligentes de gestão de clínicas.
Médicos e coordenadores vão usar sistemas de Business Intelligence para encontrar correlações entre pacientes. Ou seja, descobrir quais precisam de atenção especial e rapidamente agendar consultas com esses pacientes antes que eles saiam do hospital.
Eles estão sempre à procura de atendimento personalizado. Não somente isso, mas desejam um planejamento de tratamento que envolva seu histórico e eles querem profissionais que entendam suas necessidades.
Administradores de gestão conseguem usar sistemas de Business Intelligence para criar painéis online para portais e aplicativos móveis.
Desse modo, pacientes vão se sentir mais envolvidos em seus cuidados de saúde e exames de rotina.
Eles também vão poder preencher formulários rapidamente, recuperando informações automaticamente do banco de dados para futuras consultas.
Tudo isso é possível com sistemas de Business Intelligence.
Inteligência Artificial e tecnologias modernas estão ganhando mais relevância na gestão de clínicas de saúde.
No caso de Business Intelligence para clínicas, recursos como processamento de linguagem natural ajudam a reduzir tempo de buscas, análises e descobrir insights de dados de pacientes mais rapidamente.
Por isso, é muito importante investir em um sistema de qualidade para sua empresa.
Registros eletrônicos de saúde, feedback do paciente, dados operacionais e financeiros.
Tudo isso é gerenciado pelo Business Intelligence para clínicas. Essas operações clínicas não precisam de tecnologias distintas para armazenamento e análise de informações.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Clínica nas Nuvens, software médico para simplificar a gestão de clínicas e consultórios.