Muitos profissionais já utilizavam o regime home office para trabalhar. Mesmo antes da pandemia.
Empresas inteiras já tinham equipes remotas e se organizavam de forma virtual, mas com isolamento social, novas medidas preventivas e boas práticas contra o Covid-19 trabalhos remotos tornaram-se mais comuns.
Mesmo o trabalho sendo feito em casa, é preciso dedicar um espaço e uma rotina a ele. Assim você aumenta a produtividade, melhora seu bem-estar e evita misturar o tempo de lazer com o tempo de trabalho.
Essa é uma das dicas de trabalho remoto mais importantes: tenha em mente o que é trabalho. Com algumas medidas você pode tornar o seu home office muito mais confortável, estável e organizado para ter uma rotina de trabalho melhor para o seu dia a dia.
Para ajudar no seu trabalho, apresentamos 5 dicas de produtividade. Acompanhe a leitura!
-
Espaço dedicado ao trabalho no home office
Uma das primeiras dicas de home office é ter um espaço que representa o trabalho.
Ninguém consegue produtividade no home office se o ambiente não está propício para uma rotina.
Isto é, você precisa separar uma área de sua casa para trabalhar – seja no quarto, na sala ou mesmo em uma mesa confortável. Nada de trabalhar em sua cama ou sofá, isso pode fazer com que você misture os momentos de lazer com os momentos de trabalho.
Escolha um ambiente bem iluminado, onde você possa pegar tudo que precisa para o dia de trabalho, evitando distrações. Se mais pessoas trabalham de casa na sua residência, utilize fones de ouvido e evite falar muito alto.
-
Equipamentos em ordem no home office
Verifique também se todo seu equipamento está de acordo com a sua necessidade. Desde computadores e softwares que precisam estar atualizados, até materiais de escritório que ficam à mão para tudo que você precisar anotar para mais tarde.
Se seu trabalho exige reuniões ao vivo, não deixe de checar se seus equipamentos possuem captação de áudio e vídeo com qualidade o suficiente para que você participe. Além de observar se sua internet residencial está conectada.
-
Contrate internet de qualidade
Outra dica de home office muito importante para qualquer área de trabalho é: tenha uma boa conexão de internet.
Para fazer ligações em vídeo, conversar com colegas de trabalho e manter-se atualizado em chats profissionais você precisa que sua internet seja estável e rápida. Principalmente se mais pessoas em sua casa também utilizam internet para trabalhar.
Você sabia que é possível checar a velocidade e estabilidade de sua internet? É uma ferramenta simples! Com o teste de velocidade do Minha Conexão você descobre se a sua é suficiente e/ou se há falhas na conexão.
Caso sua conectividade não seja tão estável ou você precise de uma velocidade maior é essencial pesquisar diferentes planos entre as operadoras como Vivo Internet, Oi, Claro e TIM.
Dessa forma, você descobre qual deles funciona melhor para suas demandas. O Minha Conexão desenvolveu também um comparador de planos de internet banda larga que ajuda você escolher qual é o melhor para suas necessidades.
-
Mantenha uma rotina
Mesmo durante o trabalho remoto é importante ter uma rotina.
Os horários podem até ser mais flexíveis em seu ambiente de trabalho, mas uma dica de produtividade no trabalho home office é: tenha seu dia planejado.
Se você é uma pessoa mais produtiva pelas manhãs, por exemplo, seu horário pode permitir trabalhar mais intensamente nesse período.
Assim você aproveita as horas em que tem mais dedicação aos negócios. Outras pessoas podem preferir trabalhar mais intensamente no final do dia, o que também pode funcionar dependendo do seu ambiente de trabalho.
Saber que horas são dedicadas em sua agenda aos assuntos profissionais ajuda a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e descanso. Entre outros fatores ajuda também a evitar distrações e aumentar a produtividade no trabalho.
-
Respeite as novas formas de trabalhar
Ainda que a dinâmica de escritório continue existindo, é importante lembrar que ela sofreu transformações com o novo regime de trabalho.
Claro que ainda há necessidade de comunicação, reuniões, envolvimento e colaboração entre colegas de trabalho, mas as formas são diferentes.
Entender as mudanças sugeridas pela nova realidade é respeitar o tempo de adaptação e os limites. Ou seja, não há necessidade de tentar recriar o ambiente profissional de forma virtual, já que é um ambiente completamente diferente.
Que tal ao invés disso aproveitar as ferramentas virtuais para tornar a comunicação mais acessível e mais produtiva no home office?
Reuniões mais curtas ajudam a otimizar o tempo, ferramentas de organização como Trello e Google Drive podem tornar os fluxos visíveis e acessíveis e recursos digitais ajudam a gestão a ter sucesso.
Ideias como flexibilidade de horários, chats de descontração e até encontros online entre colegas podem ajudar a trazer o clima de colaboração para a empresa em trabalho remoto.
Com essas dicas em prática você vai tornar o trabalho home office muito mais inserido em sua rotina e aumentar sua produtividade no trabalho.
Assim, você aproveita essa realidade para desenvolver uma nova forma de trabalhar que pode ser muito útil em sua carreira para oportunidades agora e no futuro.
Quer saber mais sobre o lado online do trabalho? Leia mais em nosso blog!