Quem é que nunca parou em uma cafeteria para lanchar com a família, com os amigos ou sozinho, apenas para tomar um café antes do trabalho? É uma das coisas mais simples, porém consideradas indispensáveis no cotidiano.
Talvez seja por este motivo que o mercado de cafeterias tem aumentado cada vez mais.
De acordo com um recente estudo feito pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo da bebida fora de casa aumentou 307% nos últimos anos.
Dessa maneira, o negócio de cafeterias tem crescido bastante em todo o país.
Mas, para atender a toda essa demanda de cafezinhos e demais quitutes, é preciso colocar ordem na casa, seja com a aquisição de insumos para máquina de café, limpeza ou coordenação do local.
Por conta disso, preparamos este conteúdo especial, para que você coloque ordem na sua cafeteria. Continue com a leitura logo abaixo.
Reposição de insumos
Cabe ressaltar sobre a importância de contar com os melhores insumos para o café.
Isso porque os itens são fundamentais para manter uma boa bebida, com sabor característico, aroma marcante e tudo o que o há de bom em uma xícara de café.
Neste sentido, os principais produtos para maquina de café são:
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Grão de café;
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Leite;
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Adoçante;
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Açúcar;
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Cafés especiais (com sabores diversos);
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Dentre outros produtos.
Na hora de adquirir esses insumos, o ideal é realizar uma breve pesquisa na cafeteria para saber o que mais vende. Neste caso, é possível descobrir se os clientes preferem café puro, expresso, com leite ou especial.
Sendo assim, o local terá mais assertividade na hora das vendas, diminuindo gastos adicionais com produtos que têm pouca saída na cafeteria.
Além disso, os insumos são os responsáveis pela produção local.
Sem insumos é a mesma coisa que não ter café, fazendo com que os clientes fiquem insatisfeitos.
Afinal, qual cafeteria no mundo não serve café?
Ainda, o recomendado é que o gestor do empreendimento mantenha contato com uma empresa especializada na entrega dos insumos, para assim não ocorrer atrasos ou falta de café.
Cartão de ponto dos funcionários
Não adianta ter café para servir, se os funcionários não estão devidamente aptos para o trabalho.
Com isto em vista, é importante salientar a usabilidade de alguns itens fundamentais, como a chapeira para cartão de ponto.
Por sua vez, o relógio de ponto é um equipamento que permite o registro de horário de entrada e saída dos colaboradores de uma empresa, incluindo a cafeteria, de maneira a controlar a jornada de trabalho de cada um.
Este tipo de controle é obrigatórios para todas as organizações que possuam 10 ou mais empregados, e pode ser feito de forma eletrônica, mecânica ou pelo cartão de ponto.
Assim sendo, para a cafeteria que opta pelo registro da carga horária com relógio de ponto manual, a instalação de uma chapeira para cartão de ponto pode ser a melhor alternativa.
O item é um dispositivo que armazena o cartão de ponto, bem como o crachá do funcionário, conferindo organização e minimizando as chances de perda em outro local.
Sendo assim, o gestor da cafeteria poderá ficar mais tranquilo, uma vez que todos os funcionários estarão devidamente prontos para servir os clientes sedentos por café.
Quadro organizador
O quadro branco personalizado é a melhor opção para quem deseja ordenar e coordenador o local. Ou seja, o item promove organização, pois garante um planejamento total das semanas seguintes da cafeteria.
Sendo assim, o quadro branco é ideal para gestores que gostam de ter todos os detalhes da empresa disponíveis para análise, incluindo cada produto que entra e sai da cafeteria.
Em outras palavras, pode-se dizer que o quadro auxilia diretamente no controle de produção da cafeteria, proporcionando mais rigidez na tomada de decisão, bem como mais assertividade em cada ação.
Esta forma de gestão, tida como item fundamental para a comunicação interna, promove o engajamento de toda a equipe..
Pois reduz as chances de algumas atividades serem esquecidas ou mal acabadas e, assim, permite que qualquer membro do grupo possa cobrar as ações pertinentes a cada função.
Portanto, esses são alguns dos itens capazes de colocar uma cafeteria completa em ordem.
Ao aderir a essas práticas, a empresa assegura o alto índice de produção, ótimo atendimento ao cliente e, sobretudo, economia nos processos produtivos.