Desde o início de 2020, com a necessidade de manter a segurança através do distanciamento social, as empresas precisaram se reinventar e atuar remotamente.
Para isso, foi preciso se adaptar à gestão de jornada de trabalho em home office e encontrar alternativas para manter o engajamento dos colaboradores mesmo à distância.
Até pouco tempo atrás, muitas organizações nem consideravam adotar o home office como modalidade de trabalho predominante.
No entanto, se viram diante de uma realidade que não deixava outra alternativa. Nesse novo cenário corporativo, a única opção foi a adaptação.
Adaptação ao mundo tecnológico!
Com a equipe trabalhando de forma remota, as empresas encontraram novas formas de trabalho, precisaram de ferramentas que antes eram opcionais e enfrentaram desafios diferentes dos quais estavam acostumados.
Por outro lado, os profissionais também descobriram novas possibilidades de manter o alinhamento de demandas, criaram novos rituais entre a equipe e desenvolveram novas habilidades.
Para os líderes especificamente, o desafio da gestão de jornada de trabalho em home office chegou com força. Como realizar reuniões produtivas e enriquecedoras sem reunir o time em uma sala do escritório?
As atividades que demandam entregas de diferentes profissionais vão fluir com facilidade? Como manter o engajamento dos colaboradores nesse contexto?
Como fazer a gestão de pessoas em home office?
O primeiro passo, sem dúvidas, é fazer o controle do trabalho em home office.
E isso quer dizer o trabalho em conceito amplo, desde as demandas, o horário de expediente e as reuniões da equipe, até o bem-estar dos colaboradores, seus obstáculos e até seu ambiente de trabalho.
Um bom gestor precisa estar atento a tudo o que está acontecendo para enxergar os problemas em estágio inicial e saber como lidar com eles.
Para isso, comece por essas dicas:
- Crie processos claros e bem estabelecidos, mas saiba reconhecer a hora de mudar se algum deles não estiver funcionando;
- Introduza as ferramentas estratégicas para comunicação e gestão de projetos;
- Faça um acompanhamento próximo e recorrente da equipe;
- Seja flexível e empático, saiba quando e como dar um feedback;
- Esteja sempre aberto para receber feedbacks também.
Além dessas dicas, identifique as principais dificuldades encontradas na transição entre o presencial e o remoto e entenda qual é a raiz desses problemas.
Assim, você poderá agir sobre ela e encontrar, de fato, uma forma de resolvê-los.
A gestão de pessoas é muito sobre empatia, escuta ativa e comunicação. Saiba colocar isso em prática.
Qual o papel da gestão de jornada de trabalho no engajamento dos colaboradores?
A gestão de jornada de trabalho no home office tem grande influência sobre o bem-estar dos colaboradores que, automaticamente, tem efeito sobre o engajamento dos mesmos.
E para estarem engajados, os profissionais precisam estar bem, satisfeitos e motivados, estados que só podem ser alcançados com uma rotina de trabalho saudável.
Para isso, o principal fator que o gestor pode ficar de olho são os registros de ponto dos funcionários.
Com um sistema de controle de ponto online, a equipe pode marcar os horários de entrada, almoço e saída remotamente, enquanto o gestor pode fazer o acompanhamento desses registros e tirar insights a partir deles.
Por exemplo, é possível gerar relatórios de horas extras para garantir que os colaboradores não estejam cumprindo jornadas de trabalho longas demais, que poderiam prejudicar sua saúde.
Além disso, acompanhar a jornada dos colaboradores com sistemas modernos de controle de ponto, evita prejuízos como:
- Queda na produtividade da equipe;
- Imprecisão no controle de ponto dos colaboradores;
- Processos trabalhistas;
- Aumento nos custos para a empresa.
Ferramentas para trabalhar em home office:
O sistema de gestão de ponto online é apenas uma das ferramentas que facilitam o controle do trabalho em home office. Existem ainda alternativas que ajudam na comunicação, gestão de projetos e a colaboração entre a equipe. Conheça algumas delas:
1. Slack
O primeiro grande impacto na transição do trabalho presencial para o remoto é a mudança na comunicação. O que antes podia ser resolvido com uma parada na mesa do colega de equipe, agora parece dar mais trabalho.
Pensando nisso, o Slack é um software de comunicação para equipes que permite a criação de canais compartilhados e também o envio de mensagens privadas.
Ele atende a necessidade dessas conversas mais rápidas, sendo uma opção mais corporativa do que o Whatsapp e menos formal do que o e-mail.
2. Trello
Para quem já possui um processo de gestão de projetos bem estruturado, provavelmente já ouviu falar do Trello.
Ao mesmo tempo em que gerenciar as demandas de maneira colaborativa já era uma necessidade no escritório, ela se torna ainda mais importante com a equipe trabalhando à distância.
O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas para esse propósito e utiliza o método Kanban para gestão das atividades. Além de ter uma interface amigável e de fácil manuseio, sua forma de organização beneficia a produtividade dos colaboradores.
3. Zoom Meetings
O Zoom Meetings é uma plataforma de comunicação em vídeo que, já na versão gratuita, possibilita reuniões individuais ilimitadas, reuniões em grupo com até 100 pessoas, compartilhamento de tela em tempo real, além de outras funcionalidades.
Agora que as reuniões não podem mais acontecer nas salas do escritório, as empresas tiveram a necessidade de buscar alternativas que promovessem discussões mais dinâmicas e que não fossem limitadas às mensagens de texto.
Para isso, a melhor opção encontrada foram as videoconferências.
Coloque essas dicas em prática!
Com os primeiros passos e as dicas de ferramentas em mãos, agora é a hora de colocar tudo em prática para realizar uma gestão de jornada eficiente e garantir o engajamento dos colaboradores em home office.
Esse artigo foi produzido pela equipe da Pontomais, empresa líder na gestão de controle de pontos online no Brasil. Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo, gestão de empresas, gestão de pessoas e segurança jurídica empresarial em nosso blog.