Para ter uma empresa é necessário fazer não apenas investimentos em seus negócios, mas também em toda a questão de segurança e infraestrutura. É importante ter em mente que este é um termo abrangente que pode servir para a segurança do trabalho, patrimonial, da informação, eletrônica, vigilância, entre outras coisas.
Esses conceitos servem para proteger todos os seus ativos empresariais, ou seja, qualquer pessoa, material e informação que você considere valiosos para o negócio. Esses ativos podem ser divididos em tangíveis (bens físicos, pessoas, imóveis) e intangíveis (marca, informações, princípios).
Desta forma, a segurança empresarial serve para evitar que algo mal possa acontecer a seus ativos, sejam eles os tangíveis ou os intangíveis. Os principais riscos que o seu negócio podem sofrer são:
-
Furtos de material e de propriedade intelectual;
-
Espionagem interna ou externa;
-
Chantagem;
-
Incêndios;
-
Acidentes;
-
Contaminações;
-
Assaltos;
-
Sequestros.
Pensando nessas ameaças aos ativos tangíveis e intangíveis da sua empresa, alguns elementos básicos de segurança são essenciais para garantir o bem estar de todos, a integridade do espaço físico e a proteção de sua propriedade intelectual.
Conheça 5 medidas que podem ser úteis para sua empresa! Algumas delas podem ajudar a manter todos os seus bens seguros.
1 – Controle da catraca de acesso
O ideal é que existam catracas eletronicas, pois elas irão manter um registro dos dados de quem entra e sai. Assim, mesmo que sejam visitantes, será necessário que eles forneçam seus documentos originais com foto para que o porteiro possa fazer um registro.
Depois de cadastrar seus dados no sistema, será tirada uma foto na hora, que ficará registrada. Desta forma, na próxima vez que ele comparecer ao local, basta mostrar o RG.
2 – Cadastro biométrico
As catracas biometricas são boas alternativas para controlar quem entra ou sai, pois elas funcionam com o cadastro de digital. Desta forma, só consegue passar pela catraca com biometria os funcionários autorizados.
Esta técnica é interessante para os ambientes mais internos da empresa. No caso de uma sala comercial em um edifício, é bem provável que a portaria conte com o cadastro eletrônico. Para a entrada em sua sala, porém, a biometria pode oferecer uma segurança a mais para seus ambientes de trabalho.
3 – Batendo ponto
A maquina de cartão ponto mudou bastante ao longo dos anos. Nos dias de hoje ela é digitalizada, facilitando o registro de horários de todos os seus funcionários.
Mais que controlar se eles estão cumprindo suas horas de trabalho, este também é um dispositivo de segurança para evitar espionagens internas, uma vez que ela registra quem está presente.
O relogio ponto biometrico é interessante porque ele não permite que ninguém bata o ponto no lugar de outra pessoa, sendo possível apenas registrar os horários a partir da digital de cada um dos colaboradores.
4 – Tenha um alarme
Não existe uma empresa que não tenha um alarme de segurança. Ele é um dos requisitos básicos para garantir que tudo esteja sob controle e, caso alguém entre no seu estabelecimento fora do horário de seu funcionamento, você tem a garantia de que ele irá funcionar.
O alarme monitorado funciona com uma série de câmeras que são vigiadas 24 horas por dia. No caso de alguma invasão, a empresa responsável por sua instalação te ligará avisando do ocorrido, além de acionar a polícia para que ela possa mandar uma equipe para capturar os invasores.
O serviço de monitoramento ainda é útil para o caso de fuga dos criminosos, uma vez que as imagens com seus rostos estarão registradas no sistema, podendo ajudar na investigação e, futuramente, capturá-los e prendê-los.
O bom desse tipo de sistema é que você pode combinar com a empresa alguns horários. Todas as vezes que alguém entra, o alarme dispara, obviamente. Porém, se for você ou um funcionário não há como saber.
Por conta disso, você informa à empresa que em determinados dias e horários haverá uma entrada que irá desbloquear o alarme com senha.
5 – Detector de fumaça
Outro item de segurança extremamente importante para garantir que tanto as pessoas quanto os materiais da sua empresa estejam sempre a salvo é o detector de fumaças.
Ele se torna imprescindível no caso de incêndios, uma vez que ele irá ser acionado no caso de haver uma forte presença de fumaça. Eles ainda podem ser automáticos, de forma que o corpo de bombeiros pode ser contatado no caso de haver fogo.