A segurança é uma das principais preocupações de todos os seres humanos. Para garantir que todos estejam a salvo de acidentes envolvendo fogo, foram estabelecidas algumas regras de prevenção e contenção de incêndios, tanto em lugares públicos como privados.
A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que orienta sobre as regras complementares de segurança do trabalho, previstas no art. 200 da CLT.
O código, diz respeito sobre a proteção contra incêndio e as medidas preventivas adequadas, com exigências em especial a revestimento, portas e paredes, construção de paredes contra-fogo, entre outros, assim como garantia de fácil circulação, corredores de acesso e saídas grandes e protegidas, com sinalização suficiente.
Quando se trata de condomínios e edifícios, o principal sistema para impedir que o prédio seja tomado por chamas é a instalação de um detector de fumaça. Ele é capaz de captar os indícios de fumaça no ambiente, disparando e avisando a todos que pode ser um início de incêndio.
Sua tecnologia ainda consegue identificar se aquilo é realmente uma fumaça proveniente de fogo, ou se é apenas um alarme falso. Além disso, ele está conectado ao corpo de bombeiros, de forma que eles serão avisados no caso de ocorrer algum incêndio.
Aliás, existem algumas outras normas que devem ser seguidas, como possuir;
-
Proteção contra incêndios;
-
Saídas eficientes para a rápida retirada de pessoas;
-
Equipamento suficiente para combater o fogo;
-
Pessoas treinadas para uso correto dos equipamentos.
No caso de emergências de incêndios, porém, existem 10 dicas que devem ser seguidas.
1 – Esteja com o laudo AVCB atualizado
A vistoria é o que garante que os instrumentos de prevenção estão em dia. Possuir um laudo AVCB dentro da validade é imprescindível, pois se houver fiscalização e a prazo estiver expirado, a vigilância poderá lacrar o local e declará-lo como irregular.
2 – Monte uma brigada de condomínio
Segundo a Norma Regulamentadora nº 23, todos os participantes da brigada devem aprender com o treinamento de bombeiro civil a manusear extintores e equipamentos de contenção de incêndio para proteger o patrimônio e as vidas que correm perigo.
Depois de finalizado o curso, cada participante recebe um certificado e o condomínio recebe um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que garante que o local está apto e preparado para eventuais acidentes envolvendo fogo.
3 – Tenha mangueira de incendio
Existem vários tipos de mangueiras de incêndio, podendo variar em tamanhos de largura e comprimento, então procure ter as mais adequadas. De qualquer forma, a mangueira de incendio tipo 1 é a mais utilizada em todas as instalações.
A mangueira de combate a incendio também não pode ter nenhum tipo de dano, pois isso pode prejudicar o seu funcionamento
4 – Cuidado com o hidrante
A sua bomba de regulação deve estar funcionando perfeitamente para garantir que o fluxo de água seja adequado. Sem a regulação, a mangueira pode acabar soltando muita água ou pouca água, o que não ajuda em nada no combate a incêndio.
5 – Os extintores devem estar cheios
Ele pode ser de água, produto químico seco ou especial e gás carbônico, apresentando diferentes classificações, de modo que ele deve ser aplicado ao tipo de incêndio indicado. Precisa estar em um ponto estratégico e visível, fixado à parede.
6 – Tenha saídas de emergência
É importante que exista mais de uma forma de se retirar do local, pois se uma saída estiver bloqueada pelo incêndio, é possível usar a outra. Se possível, use portas no estilo corta-fogo para garantir a liberação dessas saídas.
7 – Invista em uma sirene para evacuação de área
Usar uma sirene de emergencia é importante para que todas as pessoas possam avisadas de que está ocorrendo um incêndio. Geralmente essas sirenes estão atreladas a sensores de fumaça, que também devem estar instalados.
8 – Faça uma simulação
Invista em um treinamento de evacuação em caso de incêndio, pois a simulação pode ajudar as pessoas a entenderem quais são as medidas corretas a serem tomadas.
9 – Chame um bombeiro
Mesmo que acionem os alarmes, ligue para os serviços da polícia e dos bombeiros para garantir que os profissionais chegarão
10 – Não entre em pânico
É difícil dentro dessa situação, mas tente ao máximo não entrar em pânico. Manter a calma pode te ajudar a sair do incêndio de maneira mais eficaz.