Entenda o que é a pesquisa de marketing e faça seu projeto em 7 passos

A pesquisa de marketing é algo fundamental para a elaboração de uma boa estratégia para o negócio. Para isso, há vários tipos de metodologias que podem ser aplicadas, a fim de a empresa obter os indicadores que precisa para elaborar um projeto adequado para sua marca.

Porém, saber a diferença entre elas e identificar a que melhor atende às necessidades da sua companhia neste momento é  essencial para obter sucesso em seu marketing.

Por isso, neste conteúdo iremos explicar o que é pesquisa de marketing, os métodos, etapas e principais pontos para fazer um bom projeto de pesquisa, que ampare suas ações e seja capaz de trazer resultados para a sua empresa.

Continue a leitura!

Entenda o que é pesquisa de marketing  

Primeiro, é importante entender o conceito de pesquisa de marketing. Trata-se de uma forma de coletar dados sobre o mercado que interessa à empresa e conhecê-la. 

Na realidade, ela é feita para sondar determinado nicho em que uma companhia irá atuar, trazendo informações e insights relevantes para o trabalho.

Por meio da pesquisa de marketing a empresa atua de forma orientada e consegue estabelecer melhores processos de gestão. A tomada de decisões também é apoiada e é possível definir objetivos, metas e estratégias específicas para cada momento que ela vivencia.

Abaixo você conhecerá melhor as diferenças entre os tipos de pesquisa e como escolher e montar aquela que for mais adequada para o negócio. 

Pesquisa de marketing x mercadológica: entenda as diferenças 

Quando falamos em pesquisa de marketing é comum que as pessoas confundam esse termo com a pesquisa mercadológica. Mas você sabe as diferenças? Vamos explicar!

Ainda que a pesquisa de marketing sirva para conhecer o mercado, é preciso entender muito bem o sentido dessa palavra. 

Sendo assim, as duas pesquisas, embora tenham muita relação, não são iguais. E a seguir traremos melhor o porquê. 

Pesquisa mercadológica

Em uma pesquisa mercadológica, a tendência é que se observe muito mais os fatores gerais de determinado setor. 

Ela pode focar em número de concorrentes, produtos oferecidos, volume de vendas, procura, porcentagem de uso das soluções e assim por diante. 

Desse modo, ela conseguirá ter um overview sobre a situação que um novo produto a ser lançado vai encontrar e quais as chances que ele tem de competir com as ofertas.

Também é possível fazer a partir disso uma projeção de vendas, de crescimento e de lucro, organizando e planejando melhor quais as camadas de mercado que se quer atingir.

Pesquisa de marketing 

Já uma pesquisa de marketing poderá ter um olhar maior. Ela tem condições de avaliar também características inerentes ao público que a empresa tem intenção de atender. Assim, auxilia no ajuste de estratégias que contribuirão para geração, nutrição e conversão de leads.

Pode buscar avaliar a preferência, o perfil, as dores do consumidor e posteriormente também a satisfação do cliente e a experiência dele como um todo. Os levantamentos obtidos neste trabalho servem de base para desenvolver melhores produtos, propostas de valor, canais de relacionamento e políticas de atendimento.

Como a aplicação de pesquisas impacta meu negócio? 

A aplicação de pesquisa de marketing impacta o negócio positivamente, quando feita de forma estruturada. Isso porque ela traz mais conhecimento para a empresa do território que está explorando.

Sem isso, não é possível adequar o produto, inovar o portfólio, ter novas ideias de negócios, de abordagem do público-alvo e de como melhor atender.

Entre os benefícios estão a maior compreensão do mercado consumidor, a avaliação de tendências de consumo e comportamentos que podem influenciar as estratégias e a identificação de oportunidades de negócio.

A importância de fazê-la

Lançar um produto sem fazer uma pesquisa de marketing é muito arriscado. Nessa situação a empresa pode empregar dinheiro e esforço em algo que não dará retorno e assim comprometer sua saúde financeira e até sua imagem no mercado.

Com a pesquisa de marketing fica mais claro o que ela deve esperar desses consumidores e como pode calibrar suas soluções para corresponder a eles.

Outro ponto que merece atenção é a própria mudança nos formatos de comunicação hoje em dia, devido à transformação digital. Tanto para posicionar uma marca e seus produtos, quanto para gerar engajamento, o marketing digital representou uma verdadeira disrupção nos modelos de marketing em negócios.

Com pesquisa adequada, a empresa consegue elaborar o melhor planejamento para o online também. 

Poderá saber melhor como investir em inbound, como mesclar ferramentas e recursos, como monitorar e ganhar a atenção do consumidor em um espaço cada vez mais competitivo e em um meio no qual disputa a atenção com muitas outras fontes.

Quais os métodos de pesquisa? 

Como você pôde perceber, a pesquisa é um trabalho importantíssimo para a empresa. Mas não pode ser realizado de qualquer maneira.

Para isso, existem métodos que ajudam a organizar a coleta de informações e que podem ser aplicados a diferentes situações, conforme a possibilidade e intenção em cada caso.

Qualitativa 

A pesquisa qualitativa é um método que prioriza uma investigação mais aberta. E não se preocupa exatamente com número de participantes. O ideal é que ela tente mesclar, pelo menos, perfis que sejam considerados estratégicos para a empresa e o estudo.

Normalmente se baseia em perguntas de maior profundidade, com abertura para que as pessoas respondam discorrendo sobre suas opiniões ou trazendo fatos e relatos importantes para a compreensão de determinado cenário.

Com isso, pode permitir maior riqueza de detalhes e informações, contribuindo para insights que poderiam não ser notados caso as perguntas fossem fechadas. Isso porque determinada visão do participante pode não ser contemplada pela empresa. E é exatamente aí que a pesquisa qualitativa contribui para a expansão.

Mas, embora tenha essa característica importante, nem sempre é fácil mensurar tais respostas ou trabalhar com dados estatísticos a partir delas. O detalhamento, por outro lado, pode ser extremamente útil para áreas de desenvolvimento.

Quantitativa 

A pesquisa quantitativa, como o próprio nome sugere, é quantificável, possível de mensurar com facilidade as respostas. 

Por trabalhar com números estatisticamente significativos, permite elaborar índices que baseiam também decisões, mostrando qual o potencial de preferência ou características em comum de determinados grupos.

O formato de perguntas costuma ser no modelo múltipla-escolha ou checklist. Portanto, a pesquisa pode ser mais rápida e oferecer opções pré-definidas para que as pessoas selecionem. Desse modo, elas não têm tanto espaço para falar a respeito de outras ideias.

Uma possibilidade é ter o campo “outros”, quando a resposta que o participante desejar não estiver na lista. 

Mas mesmo assim, essa abertura não é tão grande quanto na qualitativa. De certo modo, o limite da pesquisa estará definido desde o começo. Não é possível fugir muito daquele espectro.

Contudo, uma possível vantagem, além da quantificação, que dá um cenário bem amplo de visão, é a possibilidade de ser mais fácil conseguir consumidores predispostos a respondê-la, por terem um formato bem prático. 

No meio online pode ser feita por formulários pré-prontos. E é muito útil para a gestão. 

Conheça os tipos de pesquisa de marketing

Agora que você já conhece os métodos de pesquisa, veja os tipos de pesquisa de marketing que você pode usar.

Exploratória

A pesquisa exploratória pode gerar dados tanto quantitativos como qualitativos e sua intenção é trazer uma visão mais generalizada sobre um assunto.

Exemplos de pesquisa exploratória são estudos de caso, análises de trajetória de produtos ou histórico e observações de campo.

Conclusiva

A pesquisa conclusiva é aquela que permite chegar a um ponto específico, comprovadamente real, por meio de dados estatísticos que mostrem tendências ou resultados expressos no todo. 

É por isso que esse tipo explora o método quantitativo, já que na qualitativa, com opiniões e visões de apenas alguns consumidores não se pode afirmar que todas as opiniões e variáveis da maioria estão representadas.

Descritiva

A pesquisa descritiva, quando feita com objetivo de analisar relações de consumo, pode ser feita por meio de amostragem. Dessa forma, seleciona-se uma quantidade x de consumidores de determinado perfil.

Desse modo, a estatística é aplicada para estimar ou mensurar a propensão à preferência e os níveis de consumo em certas regiões, circunstâncias, classes ou de determinadas camadas de consumidores.

Casual

Por último, o tipo de pesquisa casual é parecido com a pesquisa conclusiva, mas é mais pontual. Ela busca entender a motivação de um consumidor diante de alguma escolha ou fenômeno.

É o caso de um teste de preferência, de uma degustação ou, quando falamos em marketing digital, de layout. É possível fazer experimentos para ver com qual modelo oferecido pela empresa o consumidor mais se identifica.

Os testes A/B são exemplos quando aplicados a e-mails ou sites. Por meio deles, os consumidores escolhem a versão que mais lhes agradou.

Assim, essa pesquisa ajuda a mostrar a aceitação dos consumidores diante de algum produto ou ação da empresa.

Etapas da pesquisa de marketing 

Entendendo as possibilidades para se fazer uma pesquisa, é importante também compreender o caminho pelo qual ela passa. Veja a seguir as etapas: 

Reconhecimento

A primeira fase para a elaboração de uma pesquisa de marketing é o reconhecimento de um problema, necessidade ou curiosidade a ser pesquisada e melhor compreendida. 

Só a partir dessa determinação é que a empresa conseguirá destrinchar os aspectos que quer sondar e decidir qual o modelo e as melhores condições de pesquisa.

Planejamento

O planejamento é a etapa seguinte. Sabendo o que quer conhecer, a empresa vai definir que instrumentos de coleta vai usar. Também definirá  os canais pelos quais vai disponibilizar e aplicar essa pesquisa.

Não só as perguntas são pensadas nesse momento, como também a verba envolvida, a equipe, canais, os meios de sistematização dos dados e a disponibilização.

Execução

A execução é a aplicação da pesquisa. Nesse ponto, tempo, número de participantes e formas de aplicar já devem estar previstos.

É  o momento em que a empresa dispara os questionários e conclui o recebimento das respostas, para que possa analisar tais informações depois. O meio online, como citado, facilita a aplicação e a abrangência da pesquisa, podendo ter um alcance muito maior de público.

Comunicação dos resultados

Nesta etapa, a empresa analisa os resultados e os comunica às diferentes áreas que podem precisar deles para pautar suas ações.

Assim, a informação concedida de forma consentida é distribuída estrategicamente para as áreas de negócio.

Faça um projeto de pesquisa online em 7 passos

Por fim, veja como você pode fazer o seu projeto de pesquisa online em 7 passos que preparamos:

1- Defina seu “problema de pesquisa”

Tenha claro o que você quer pesquisar.

É um hábito de consumo do seu público-alvo ou é a opinião dele sobre um produto já em uso? Essas são as primeiras definições que você deve fazer. O objetivo é desvendar qual a necessidade de fazer a pesquisa.

2- Saiba quais os objetivos da pesquisa de marketing 

Entenda os objetivos de sua pesquisa.

É preciso compreender se a pesquisa vai só apontar estatísticas e validar ações ou se vai permitir explorar mais o perfil do público, à procura de novas possibilidades para criar produtos.

3- Determine o método

Analise a realidade da empresa, o problema que ela tem e qual método, qualitativo ou quantitativo, tem mais potencial de ajudá-la a descobrir o que precisa.

4-Estabeleça o universo e o perfil dos respondentes

Depois disso, você deve prever qual o universo de pesquisa, o perfil das pessoas que deverão participar e assim poder convidá-las a responder.

Com isso, saberá  onde encontrá-las e como abordá-las. 

5-Entenda como serão coletadas as respostas

Pense em como vai coletar as respostas.

No online, analise essa questão tanto no sentido de formato quanto de canal. E isso parte do conhecimento do perfil dos respondentes, onde eles estão e como mais se sentiriam confortáveis ou achariam fácil  e intuitivo responder.

Veja se será pelo site ou se serão utilizadas plataformas ou redes sociais, como Facebook e Instagram, se é possível utilizar ferramentas de enquetes ou se formulários via Google são a melhor opção.

6-Veja quais serão as perguntas do questionário

No próximo passo, você deve pensar nas perguntas do questionário. Procure alinhá-las com clareza aos principais pontos que a empresa espera estudar.

Fique atento também à redação delas, para que não ensejem erros de interpretação ou dificultem o entendimento de quem vai responder. Afinal, isso pode comprometer a qualidade de sua análise e não trazer as respostas que precisa.

7-Estruture a análise de dados

Além da coleta, a pesquisa de marketing deve pensar em trabalhar a organização e sistematização dos dados, para que eles possam se tornar úteis em diferentes situações nas quais a empresa tenha que agir. 

Isso pode acontecer em forma de relatórios, dashboards e banco de dados para consulta, que podem ser processados e estar disponíveis em análises integradas, recursos de automação ou de gestão ou com auxílio de sistemas de informação de marketing.

Conseguiu compreender melhor o que é pesquisa de marketing, sua importância e os passos para estruturá-la? Que tal aproveitar para conhecer também o kit da performance e gerar mais leads com essas estratégias?