Há muitos anos, que uma marca ter site não é mais um diferencial no meio digital. Existem diversas aplicações que permitem que você crie seu próprio site em poucos passos, de forma fácil. Porém será que isso é o suficiente para que seus clientes consigam encontrar o seu negócio na Internet?
Pois é… Hoje queremos te contar que para destacar a sua marca no meio digital e conseguir ranquear bem nos motores de busca (como o Google, Bing, Ask! e muitos outros), não basta apenas ter um site, é preciso ter um site com boa performance.
Afinal, de que adianta ter um site se ele não aparecer nas primeiras páginas de pesquisa? Se ao procurarem pelos seus produtos/serviços na Internet, seus consumidores acabam por encontrar seus concorrentes primeiro?
Antes de continuarmos no foco do conteúdo, é importante ressaltar que a performance do site está relacionada com a experiência de navegação do usuário como um todo, envolve aspectos técnicos e funcionais da página.
Como avaliar a performance do seu site
Como dissemos, uma boa performance tem grande influência no momento do ranqueamento de um site. Devido a essa importância, existem no mercado diferentes ferramentas de diagnóstico, que analisam o site e geram relatórios completos.
Em qualquer negócio, o objetivo das marcas tem sido fugir do Oceano Vermelho, e encontrar novas águas, ou seja, um oceano azul cheio de oportunidades sem a concorrência predatória.
Um site com boa performance pode te ajudar nisso, pois com um bom ranqueamento, seu site aparecerá entre as primeiras opções, e será acessado por mais clientes.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre performance, pode estar se perguntando, então como consigo descobrir como está a performance do meu site?
Continue nos acompanhando, que além das ferramentas, veremos dicas de como tornar a performance do seu site ainda melhor.
Ferramentas de avaliação
Para ajudar no diagnóstico da performance, trouxemos algumas das ferramentas de diagnóstico mais utilizadas no mercado, que fornecem relatórios de como está a performance do seu site, e apresentam quais os pontos estão e quais precisam de mais melhorias.
– Page Speed Insights: é uma ferramenta do próprio Google, que avalia com uma pontuação de 0 a 100, características técnicas do site como velocidade e otimização. Mostra ainda o que é preciso ajustar, para ter uma melhor performance.
– GT Metrix: é baseado nos resultados do Page Speed Insight e Yahoo Yslow. Oferece o diagnóstico com pontuação para a velocidade, detalhes de carregamento e apresenta recomendações, que auxiliam na hora de fazer melhorias para que você consiga atingir a nota A.
– Google Lighthouse: pode ser utilizado de duas formas, através de uma extensão instalada no navegador Chrome, ou no próprio navegador com o modo de desenvolvedor. Assim como as outras opções, ele mostra a performance, acessibilidade e muitos outros indicadores mais.
Como melhorar a performance do site
Após testar seu site em algumas dessas ferramentas, você pode estar precisando de uma ajuda para saber como melhorar a performance do seu site. Por isso reunimos aqui algumas soluções.
A principal delas é utilizar um bom serviço de hospedagem cloud, que ofereça suporte técnico especializado e servidores robustos, que irão proporcionar maior estabilidade, velocidade e segurança para o site.
Outros fatores ligados à hospedagem podem impactar os seus resultados de performance de um site, como utilizar CDN (Rede de Distribuição de Conteúdos), banco de dados, servidor Web, e manter configurações e aplicações sempre atualizadas. A atenção e cuidados, precisam ser contínuos.
A combinação de todas essas otimizações aplicadas em seu site, poderão aumentar a velocidade de carregamento da página, e irão aumentar a sua nota e classificação nas ferramentas de avaliação de performance.
Mais que isso, a utilização de tecnologia Cloud pode impactar ainda no crescimento do negócio. Ao ter seu site em uma hospedagem na nuvem, além de alcançar ótimos resultados no diagnóstico das ferramentas de performance, poderá gerar um maior volume de vistas no site, ou seja, mais clientes vendo sua marca e podendo comprar o que você tiver para oferecer lá.
Ainda, é importante lembrar que aliado a esses aspectos técnicos, outras características impactam na decisão do consumidor de optar por um site, como ter um texto bem escrito e uma chamada atrativa desde o meta title da página e da meta description, que irão aparecer nos mecanismos de busca.
E claro, é necessário também somar a tudo que já foi mencionado o design da página, a escolha das melhores imagens e localização de cada coisa dentro do site, para assim converter o maior número possível de visitantes em leads, e leads em consumidores reais.
Esse conteúdo foi produzido pela Cloudez, um Programa de Parceria onde organizamos e automatizamos atividades operacionais de empresas digitais, especialmente agências, desde a hospedagem cloud até cobranças, para que tenham eficiência e possam dedicar mais tempo a gerar receita, resultados e diferencial para seus clientes.