Escolher um carro é uma tarefa que requer bastante cuidado e merece atenção especial para evitar arrependimentos. As caminhonetes e picapes sempre foram veículos mais robustos e perfeitos para serem usados para trabalho.
Porém, existem pessoas que têm uma paixão antiga por seminovos Chevrolet, Volkswagen, Fiat e outras montadoras do país. Compradores que têm um certo apreço por marcas e modelos precisam se atentar a alguns detalhes.
Neste conteúdo, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a escolher uma picape em perfeito estado. Quando se está atento aos detalhes, é possível encontrar ótimos veículos com preços ainda melhores. Confira!
Analise suas necessidades
Antes mesmo de escolher por um modelo, faça uma lista de atividades para as quais a picape será usada. Por exemplo, um modelo 4×4 que nunca vai sair da área urbana talvez não seja a melhor escolha, por conta do consumo.
Outro fator é a capacidade. Por exemplo, comprar um veículo com capacidade para carregar 600 kg e você carregar 800 kg durante o uso. Isso vai acabar acarretando uma série de prejuízos por conta de manutenção e troca de peças.
Portanto, certifique-se de como você vai usar a picape no dia a dia, para que não tenha problemas futuros.
Faça uma pesquisa de custo-benefício
Um veículo com um valor mais baixo é sempre o ideal? Se você estiver pensando assim, talvez seja bom repensar. Ao escolher uma picape, considere tudo o que o veículo inclui, não apenas o motor e o espaço da carroceria.
Existem alguns acessórios que podem ser bem úteis durante o dia a dia, como, por exemplo, o ar-condicionado, a direção hidráulica e a transmissão manual ou automática. Alguns desses detalhes podem ser pontos chave para a escolha da picape.
Antes de efetivar a compra, analise os benefícios que o veículo oferece e faça um test drive. Por muitas vezes, um veículo de valor maior pode trazer uma economia futura para você.
O motor flex diminui o valor
No mercado brasileiro existem dois modelos de motores: diesel e flex ou gasolina. É bom que você saiba que o motor a diesel tem uma diferença de até R$ 20 mil a mais que os outros motores.
Isso porque os gastos com combustível e a depreciação com o tempo são menores em motores a diesel. Em resumo, eles duram mais que os motores flex, causando uma diferença grande de valores.
O custo menor de um motor a gasolina dá a possibilidade de comprar um veículo com uma tração 4×2 ou sem o sistema de distribuição eletrônica de freios. Esses detalhes também devem ser observados na hora de escolher o veículo.
A escolha entre um veículo novo e um usado
Em um cenário ideal, comprar uma picape zero quilômetro é o plano perfeito, já que evita a preocupação em relação ao estado do veículo. Porém, em alguns casos, vale mais a pena encontrar um seminovo com mais modernidade e um valor inferior.
É preciso estar atento a alguns pontos na escolha do veículo, principalmente quando ele é usado. Detalhes de motor e câmbio devem ser bem avaliados, pois, caso eles tenham problemas recorrentes, a compra não vale a pena.
Faça um check-up com um mecânico de confiança para garantir que é um bom investimento. Além disso, peça sempre para fazer um test drive no veículo para ver se ele faz ou não algum barulho enquanto dirige.
Procure a opinião de quem já tem uma picape
Por fim, caso ainda existam dúvidas em relação ao funcionamento da picape que você deseja, pergunte para alguém do seu convívio ou em fóruns na internet sobre o modelo. Essa é a melhor forma de conhecer mais a fundo o veículo, incluindo problemas crônicos.
Não hesite em buscar informações caso ainda esteja com dúvidas, é justamente para isso que servem esses fóruns ou grupos em redes sociais. Essas avaliações ajudam não só você, mas muitas pessoas que têm dúvidas em relação aos veículos.