A cerâmica é um material especial, feito inicialmente de barro fresco e que passa pelo processo de cozimento ou queima posterior. Muito apreciada no mundo todo, pode estar presente tanto em objetos de decoração como em aplicações diretamente na alvenaria de sua casa.
Não é arriscado dizer que esse é um dos materiais mais antigos da decoração. A tendência de seu uso atravessou muitas gerações até chegar no uso que conhecemos hoje. Estudos recentes revelam que as cerâmicas mais antigas já encontradas datam de 5.000 a.C. na região da península de Anatólia, também conhecida como Ásia Menor, na Turquia.
Sua história acompanha a história das civilizações em torno do mundo, especialmente a partir da descoberta do fogo por diversos povos do planeta. De lá para cá, muitas outras técnicas foram incorporadas ao fazer ancestral da cerâmica, mas algo continua sendo verdade: a presença dos itens de cerâmica em casa deixa o ambiente mais elegante e luxuoso.
A cerâmica, vale pontuar, é encontrada dentro de categorias distintas e com diversas classificações, especialmente considerando o material utilizado em sua confecção. A terracota, por exemplo, é feita de argila cozida no forno. Existe também a cerâmica vidrada, cuja forma mais presente em nossas casas é o azulejo.
Menos comuns, temos ainda o grés, feito de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia, sendo também uma cerâmica vidrada. Há também a faiança, uma louça fina produzida a partir do cozimento de uma pasta porosa em altas temperaturas.
Vasos
A maneira mais utilizada da cerâmica em itens de decoração são os vasos. Vale a pena investir em diferentes tamanhos, cores e funcionalidades. Para os que gostam de decoração mais minimalista, por exemplo, uma boa dica é comprar vasos de diversos tamanhos, mas todos na mesma cor.
Já quem prefere trazer um pouco mais de cor para dentro de casa, poderá apostar na combinação de cores diferentes e mesmo naqueles que recebem diferentes texturas e estampas em suas superfícies. No quesito funcionalidade, os vasos são bastante versáteis: existem modelos desenhados para plantas ou aqueles que são exclusivamente para decoração.
Pratos, xícaras, e copos
Os itens de decoração de cerâmica podem ser ainda mais utilitários se você decidir incorporá-los às atividades do dia-a-dia. Ter pratos, xícaras e copos de cerâmica é uma maneira bastante efetiva de fazer isso. Para as três categorias de objetos, existe uma grande variedade, nos dias de hoje, de cores, formatos e tamanhos.
A dica, porém, é tentar combinar o estilo dos três itens, mesmo que os formatos e cores sejam variados. Pode-se, por exemplo, adotar um estilo geométrico para eles e, a partir disso, investir nas variações possíveis dentro dessa estética.
Pequenos objetos
Se você prefere que a cerâmica apareça de maneira mais discreta, uma boa dica é investir em pequenos objetos que utilizam o material. As opções, vale dizer, são as mais variadas, sendo interessante que você busque por aqueles que mais farão sentido para sua casa.
Porta-lápis e candelabros são bons exemplos. É possível também apostar em suporte de abajur e mesmo puxadores de seus armários poderão incorporar o material. Na cozinha, compartimentos de ingredientes como arroz e sal feitos de cerâmica deixarão o espaço mais sofisticado, além de serem extremamente funcionais.
Quem gosta de arte, pode ainda investir em pequenas esculturas feitas de cerâmica para decorar os cômodos da casa. Se você conhece um artista ou artesão local que trabalhe com o material, poderá mesmo fazer encomendas e deixar a experiência ainda mais personalizada.