14 cursos interessantes para quem quer empreender

empreender

Abrir o próprio negócio exige bastante cuidado e conhecimento do que está sendo feito. Grandes empresas não surgem de um dia para o outro, e o processo de empreender em uma companhia começa mesmo muito antes do CNPJ ser formalizado.

Todo esse processo gira em torno de aprender a empreender, e isso também não vem de forma simples.

No dia a dia de uma jornada de negócios é quando o empreendedor de fato vai entender esse mundo de negócios.

Mas ter uma boa base antes de começar por esse caminho pode ser o diferencial entre as frustrações do fechamento e o sucesso de uma ideia.

Para construir esse caminho, nada como ter ao lado pessoas que são referência no assunto, dando instruções que mostram por onde seguir e como aprender tentando.

Fazer uma graduação em um curso que envolva gestão de negócios é uma forma de criar um repertório e ampliar os conhecimentos na área.

Há algumas faculdades específicas que em boa parte da grade curricular terão disciplinas que envolvem todas as etapas da gestão de um empreendimento.

São cursos de áreas diversas, que vão da Gestão e da Engenharia, até Gastronomia e Moda.

Listamos alguns cursos que vão fazer você entender por que cursar uma faculdade faz diferença no seu negócio, desde a criação dele, passando por momentos de crise, até o sucesso de uma empresa. Confira a lista

Administração para empreender

O curso de Administração é um dos mais populares por quem já tem ou quer criar um próprio negócio.

Ele vai passar por todas as etapas de gestão de uma empresa, como o setor financeiro, de marketing, de recursos humanos e, principalmente, na parte de gestão e criação de uma companhia.

Essa graduação é muito popular no Brasil. Ela costuma aparecer a cada ano na lista de cursos com mais matriculados em universidades públicas e privadas em todo o país.

Com o desenvolvimento do ensino a distância (EaD), Administração também é uma das carreiras preferidas entre as faculdades remotas.

Ciências Econômicas para empreender

Outro curso muito popular entre os brasileiros é o curso de Ciências Econômicas. Esse bacharelado é um prato cheio para aqueles que adoram economia e finanças e estão sempre de olho nos andamentos do mercado financeiro.

Ele pode formar empreendedores, já que a graduação traz muitas noções práticas de como os pequenos, médios e grandes negócios rodam desde a economia local até a economia de um país.

Sabendo captar informações valiosas sobre negócios durante a faculdade, economistas podem se tornar grandes empreendedores.

Empreendedorismo

O curso de Empreendedorismo é de nível superior tecnológico. Ele forma profissionais tecnólogos, tipo de formação que é diferente dos bacharéis principalmente pela especificidade do curso, que costuma ser totalmente focado em uma área.

Nesse caso, essa graduação é voltada para conceitos e técnicas dos negócios.

O tecnólogo em Empreendedorismo vai dar o conhecimento para aqueles que acham que é rasa a ideia de que para empreender basta abrir um CNPJ e começar uma empresa.

Com as ideias discutidas durante a formação, o empreendedor poderá entender muito melhor os caminhos que podem levar ao sucesso de uma empresa.

Engenharia de Produção

Essa engenharia é perfeita para quem já é bom com os números e quer conhecer os processos de uma companhia como um todo para entender como esse mecanismo funciona.

Um engenheiro de produção conhece sobre as principais ferramentas da engenharia e ainda tem um pé no conhecimento de administração de empresas.

Por ser uma engenharia, é o curso com maior duração dessa lista: leva, em média, cinco anos para ser concluído. Mas o tempo pode fazer a diferença lá na frente, depois de formado.

É um curso mais profundo, que pode expandir a cabeça dos estudantes para, assim que se tornarem engenheiros, serem capazes de criar e dirigir negócios.

Cursos de Gestão e Negócios

Aqui existe um conjunto de cursos de nível superior tecnológicos que são classificados pelo Ministério da Educação (MEC) dentro de um eixo chamado Gestão e Negócios.

Ele destrincha em cursos específicos aquilo que é visto em graduações mais amplas da área, como Administração, Ciências Econômicas e Contábeis, todos esses bacharelados.

No total, são 13 cursos de Gestão e Negócios. Como principais exemplos, podemos citar esses:

  • Comércio Exterior;
  • Gestão Comercial;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Logística;
  • Marketing.

Cursos para negócios específicos

Depois de selecionarmos alguns dos principais cursos da área de Gestão e Negócios, vamos especificar algumas graduações para quem atua em alguma área específica e quer empreender ou melhorar os seus negócios dentro dela. Confira as opções:

Gastronomia

Um curso ideal para quem quer aprender o mundo da Gastronomia além da frente do fogão e de dentro da cozinha. Essa graduação tecnológica não só ensina as técnicas de cozinha aos estudantes, mas também oferece noções de empreendedorismo no setor para capacitar as pessoas a gerirem os próprios negócios.

Turismo para empreender

Seguindo a mesma linha do curso de Gastronomia, o curso de Turismo vai engajar profissionais para atuarem nesse setor de forma estratégica, pensando nas tendências da área para organizar negócios. Pessoas que se formam nessa área

Moda

O curso de Moda pode ser o ponto de partida do crescimento de uma marca pequena para a ampliação de seus negócios. Ele vai mostrar a dinâmica do mercado da moda e do design de moda para que empreendedores dessa área possam crescer no setor.

Estética e Cosmética

Assim como o curso de Moda, a graduação em Estética e Cosmética pode ser o transformador de pequenos negócios, como vendas de cosméticos naturais pelo Instagram, em empresas de referência na área.