A lavagem de carros é um dos passos importantes para quem deseja ter um veículo em bom estado e funcionando adequadamente. Isso porque, a higienização contribui para a manutenção do carro.
Dessa forma, no momento de manter o carro limpo, você pode optar por vários tipos de processos, e ainda adotar métodos que são úteis para cuidar de partes específicas do automóvel.
Mas claro que, para conseguir bons resultados e evitar danos, é preciso tomar certos cuidados. Por isso, nesse conteúdo reunimos dicas interessantes que vão ajudar você a cuidar do carro com segurança.
Saiba como fazer a lavagem de carros com nossas dicas!
Para ter um carro sempre bonito e com um ambiente agradável em seu interior, é fundamental cuidar da limpeza e da manutenção de peças.
Por isso, ao adquirir um veículo, a pessoa precisa ter em mente que aquele objeto irá exigir dedicação e atenção. Afinal de contas, a falta de cuidados pode ir muito além da aparência e causar sérios danos no automóvel, prejudicando o seu desempenho.
Sendo assim, indo além da parte higiênica, ao manter a lavagem de carros em dia você está contribuindo para aumentar seu tempo de vida útil. E saiba que não faltam opções de técnicas para limpar o carro e mantê-lo em boas condições.
Então, para conhecer boas dicas, acompanhe a leitura a seguir.
1. Limpeza a seco do carro
A limpeza a seco é uma forma de lavagem de carros que vem se popularizando cada vez mais no mercado. Essa é uma alternativa ecologicamente correta e cheia de benefícios que oferece bons resultados.
Isso porque, na limpeza a seco não ocorre o desperdício de água, que é muito comum em um lava jato tradicional. Ou seja, você não vai usar uma mangueira e vários baldes de água, tudo pode ser feito com um borrifador e pouca água.
Além disso, você deve usar um produto específico para lavagem a seco, que possui propriedades específicas. Ele consegue amolecer as sujeiras que estão presentes na lataria, o que evita arranhões e outros danos.
Sendo assim, com a ajuda do borrifador, você deve aplicar a mistura aos poucos, por regiões. Em seguida, é só retirar as sujidades e produtos com a ajuda de uma toalha de microfibra.
Repita o processo por todo o carro, e troque as toalhas sempre que necessário. Você irá notar que a limpeza é bem simples e não há bagunça, já que tudo é controlado e não há litros de água se misturando com as sujidades no ambiente.
Do mesmo modo, vale ressaltar que o processo é bem mais seguro, uma vez que o produto é específico para isso e não causa danos na pintura.
Na lavagem normal, as pessoas podem lavar com produtos que não são indicados e que a longo prazo podem causar manchas na lataria. E claro, você irá notar que essa lavagem é bem econômica.
No vídeo abaixo você pode entender melhor como funciona a lavagem.
2. Limpeza técnica de motor na lavagem de carros
Outra etapa importante da lavagem de carros é a limpeza técnica de motor. Isso porque, para manter o bom desempenho e evitar falhas, toda a estrutura e peças precisam estar limpas.
Dessa forma, o acúmulo de sujidades, pequenos detritos e poeiras podem atrapalhar no funcionamento das partes envolvidas.
Sendo assim, você deve se manter atento ao estado do motor e recorrer a limpeza sempre que necessário. Nesse sentido, saiba que o processo também é bem simples e você pode fazer tudo de forma segura.
Lembre-se que o motor é delicado e você não deve usar jatos de água e produtos inadequados, pois isso é prejudicial. A dica para não causar danos é usar um pulverizador com produtos específicos para a limpeza automotiva, como um limpador multiuso.
Assim, dilua o produto na água, seguindo instruções do fabricante. Aplique a mistura por regiões e use um pincel de cerdas macias para fazer o detalhamento.
Ao finalizar, é só usar uma toalha de microfibra para secar o local. A ideia é fazer um trabalho delicado, tomando cuidado com as partes elétricas, sem exagerar na aplicação de produtos.
3. Limpar e proteger plásticos do carro na lavagem de carros
Se você tem carro, já deve ter percebido que várias partes e peças são feitas de plástico. Por isso, no momento da lavagem de carros também é preciso cuidar especialmente deste material.
Afinal de contas, o plástico pode se desgastar facilmente. O plástico interno pode sofrer com o sol e calor, principalmente se o carro costuma ficar estacionado em um local que não é coberto.
Inclusive, em acidentes com bebidas e comidas, também podemos deixar essas partes bem sujas. Sem falar que, ao fazer uma limpeza de forma errada, podemos usar produtos que acabam ressecando essas peças.
Portanto, ao cuidar do veículo, é interessante dar uma atenção extra para os plásticos, com produtos de limpeza adequados. Para isso, você encontra no mercado produtos próprios para a proteção do plástico.
Desse modo, comece o processo usando uma esponja umedecida e faça movimentos leves para limpar a área desejada. Repita quantas vezes for necessário, de acordo com o nível de sujeira do lugar.
Em seguida, é só secar a região com uma toalha de microfibra e usar um aplicador de espuma para espalhar o produto protetor de plásticos. Com movimentos circulares você estará condicionando o plástico e notará diferenças no seu aspecto.
Vale ressaltar que, de acordo com o produto, você já pode utilizá-lo diretamente na limpeza. Mas em casos de sujeiras em excesso, siga os passos que recomendamos. Eles são válidos para limpar o painel e a parte interna das portas.
4. Matar germes dentro do carro
A lavagem de carros é um processo que precisa envolver não só a parte externa do carro, como também a parte interna. Afinal, um ambiente sujo e com mau cheiro pode ser desconfortável e até prejudicial para a saúde.
Portanto, é preciso fazer também a limpeza interna, cuidando do ar-condicionado, fazendo a hidratação dos bancos de couro ou limpeza dos bancos de tecido. Do mesmo modo, é preciso aspirar o carpete e manter os tapetes limpos.
Mas claro, na parte interna do carro é preciso ficar atento não só a sujeira aparente, como também a possíveis microrganismos. Isso porque, é normal que vírus, bactérias e até ácaros se acumulem nesses espaços.
O problema é que esses micróbios podem causar uma série de alergias nos olhos, pele e problemas respiratórios. Logo, você também deve buscar processos capazes de eliminar germes.
Sendo assim, saiba que para limpar e manter seu carro livre de microrganismos, você pode fazer um processo super fácil. É só adquirir um limpador germicida para automóveis e pulverizar a substâncias nas superfícies que deseja higienizar.
Ou se preferir, é só aplicar o produto em uma toalha e aplicar na região. Em seguida, deixe o produto agir e finalize com a toalha de microfibra para retirar os excessos e possíveis sujeiras.
Esse processo pode ser feito em várias partes, como nas portas, painel, bancos e até nos cintos de segurança.
5. Cuidados com os pneus na lavagem de carros
Sabia que os pneus também precisam de cuidados no momento da lavagem de carros? Com o uso dos revitalizadores, você pode trazer mais proteção para os pneus, além de mantê-los com boa aparência.
Assim, você pode optar por diferentes tipos de produtos. No caso dos famosos “pretinhos”, você terá o resultado menos duradouro. Já com os revitalizadores mais profissionais, e com os selantes, você consegue ter bons resultados por mais tempo.
Então, para aplicar o processo é bem simples. Você pode usar um aplicador de espuma com um pouco do produto e ir espalhando pela superfície do pneu. Espalhe de forma uniforme e espere a substância ancorar. O resultado será um pneu mais protegido.
Pronto! Agora você já conhece várias práticas para adotar na lavagem de carros. Mas lembre-se que, por mais que os cuidados caseiros sejam úteis, você não pode abrir mão dos cuidados profissionais.
Isso porque, profissionais treinados conseguem enxergar possíveis problemas e entender quais são os métodos adequados para cada situação. Além disso, eles trabalham com produtos de alta qualidade e que possuem resultados ainda melhores.
Logo, por meio de cuidados profissionais, você pode ter mais comodidade e garantir os processos certos que o seu carro precisa. E claro, com equipamentos que ajudam a evitar falhas e melhoram os resultados.
Logo, é possível cuidar do carro em casa, mantendo sempre em bom estado, e de forma periódica, recorrer aos processos profissionais